Eu adoro um bom desafio e encaro a escrita como isso mesmo, especialmente quando escrevo sobre nomes que não conheço, como é o caso de Merab. Recentemente um leitor do nosso blog pediu para este nome ser abordado e eu não hesitei em abraçar esta proposta e ir descobrir mais sobre este nome.
Segundo a minha pesquisa, Merab é um nome unissexo, visto como nome feminino de origem hebraica e como nome masculino oriundo da Pérsia e da Geórgia. Atendendo à possível origem hebraica, este nome foi utilizado no Antigo Testamento. Merab ou Merabe era a filha de Saul dada a casamento para Davi e o significado do nome é abundante.
Se formos procurar sobre as presumíveis origens masculinas encontramos duas vertentes que no final se fundem. Merab é utilizado na língua georgiana como nome masculino e é uma versão do nome Mehrab que curiosamente nos leva à pressuposta origem persa deste nome. Na Pérsia este nome foi utilizado numa personagem do século XI na Épica dos Reis, Shahnameh. Mehrab origina-se através das palavras مهر (Mehr) que significa aliança, amigo e آب (Ab) que significa água.
Aparentemente este nome está esquecido pois nem em Portugal nem no Brasil encontrei registos atuais do nome Merabe. No site IBGE aparece um gráfico que mostra os nascimentos por década desde 1980 a 1990 e Merabe tem a frequência de 74 pessoas.
Portanto, encontramo-nos na presença de um nome unissexo, bíblico, com história e bastante raro que dispõe de duas variações que me pareceram igualmente agradáveis, Merob e Merav.
Deixo-vos com uma pergunta: Se não soubessem que este nome é unissexo achavam que era feminino ou masculino?
Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, IBGE, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia
Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, IBGE, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia