terça-feira, 24 de julho de 2018

Nomes Turcos Masculinos



No post anterior falei-vos das curiosidades sobre os nomes turcos e como é a tradição a esse respeito. Por isso hoje vou passar logo à lista que elaborei de nomes turcos masculinos que acho muito interessantes e dignos de serem mencionados. E, claro, os seus significados ainda mais encantadores.

Uma outra curiosidade que não tinha mencionado no post anterior, é que ao fazer a pesquisa dos nomes masculinos descobri que muitos dos nomes turcos são usados nos países balcãs, como Bósnia e Herzegovina e Kosovo, o que me faz pensar que isso se deve à proximidade à Turquia, mas também por a maioria dessa zona partilhar a mesma religião.

  • Alev - chama (de fogo);
  • Alim - estudante, sabichão;
  • Altan - pôr-do-sol vermelho;
  • Aras - rio Aras;
  • Asil - nobre;
  • Aslan - leão;
  • Aylan - abertura, espaço;
  • Baki - eterno;
  • Berat - carta patente:
  • Besim - sorridente, amigo;
  • Bikem - querido, amado;
  • Birol - ser o único;
  • Cemil - belo, elogio;
  • Civan - homem jovem;
  • Demir - ferro;
  • Derviş - pobre;
  • Doğan - surgindo;
  • Dünya- planeta Terra;
  • Ediz - alto;
  • Emin - confiável;
  • Enis - amigo;
  • Erem - significado desconhecido;
  • Erhan - homem corajoso;
  • Erol - corajoso;
  • Feza - universo;
  • Fikri - intelectual;
  • Fuat - coração;
  • Gani - rico, abundante;
  • Gökay - céu e lua;
  • Gürsel - água que flui ou água que corre;
  • Hakan - imperador, governante;
  • Halis - descomplicado, puro;
  • Haydar - leão;
  • Hurşyt - sol brilhante;
  • Isa - Jesus;
  • Kerim - generoso, nobre;
  • Lemi - brilhante;
  • Lüftü - homem bondoso e bem comportado;
  • Mahir - talentoso;
  • Metin - forte;
  • Munis - sociável;
  • Naci - salvo;
  • Nuri - minha luz;
  • Okan - setas;
  • Ozan - poeta;
  • Raif - bondoso;
  • Remzi - símbolo;
  • Serkan - líder, chefe;
  • Tan - pôr-do-sol;
  • Taylan - alto;
  • Tekin - auspicioso;
  • Tümay - lua cheia;
  • Volkan - vulcão;
  • Yiğit - valente;
  • Yusuf - aquele que acrescenta.
Gostaram de algum nome? Quais acham usáveis nos nossos países?

Para Nomes Turcos Femininos clique aqui

Cláudia Barata

Fontes consultadas:
Behind the Name, Nameberry e Wikipédia.

39 comentários:

  1. Achei que Nuri e Alev não teriam grandes problemas se fossem usados nos nossos países, também achei-os lindos.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do Taylan, (alto).
    Nome forte e inspirador.
    Colocaria em um filho esse nome porque achei lindo.

    ResponderExcluir
  3. Esses nomes turcos são bem exóticos e passam até um charme especial. Gostei muito de Kerim e espero que os Lüftü seja bem comportados na escola e não deem trabalho para a professora. Ozam também é um nome bem inspirador.

    ResponderExcluir
  4. Meu filho chama-se Tuffi = bem -aventurado . No início muitos acharam estranho . É o nome do meu bisavô. Hj c/ 3 anos de idade , já associam o nome a ele ! Ele ama o nome dele . Já soletra e escreve Tb !

    ResponderExcluir
  5. amei essas ideias, super criativas
    para quem quer ter um menino vai ajudar muito
    Naci, Nuri, Lemim, adorei esses, muito legal
    http://www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esses nomes turcos masculinos, são bastante diferentes, mas bem interessantes, são nomes fortes com muita personalidade, só conheço o nome Isa, gostei muito dos nomes Isa e Raif gostei muito dos significados deles, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Isa, Alev e Tailan são bem usáveis para mim. Confesso que nunca tinha ouvido falar nesses nomes, todos novidades pra mim! Gostei dos significados.Lindos demais! Baki eu já vi na novela 10 mandamentos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o nome Taylan.
    Nomes diferentes e criativos, os significados também são lindos.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, são nomes bem diferentes e interessantes né? E uns significados também bem diferentes, achei isso muito bacana, vocês arrasam demais nos temas de nomes! Oh, desses apresentados eu acho super possíveis de serem usados Altan, Demir, Emin, Isa, Lemi, Naci e Taylan. Gostei de muitos outros como Raif, mas não sei se pegaria! Demais esse post

    ResponderExcluir
  10. Apesar de gostar muito dos significados de alguns nomes, penso que eles não pegariam aqui no Brasil. No caso de Isa, pra mim é abreviatura de Isabel. Mas, enfim, a escolha do nome é uma coisa complicada. Como sempre seu post está de parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. São nomes bastante diferentes para nós, mas achei alguns bem interessantes e bonitos, não sei se com a pronúncia correta eu gostaria. Os significados em sua maior parte são bonitos. Foi muito bom conhecer um pouco dos turcos através dos nomes.

    ResponderExcluir
  12. Oi
    muito bom conhecer esses nomes turcos,são bem diferentes e criativos e a mesmo tempo lindos,conheço o nome Isa e acho belo demais.

    ResponderExcluir
  13. São nomes bem diferentes com significados fortes, gostei de praticamente todos e não sei qual escolheria. Mas Ozan e Aslan ganharam pontos a mais, primeiro pela sonoridade e segundo pelo que significam!
    Abraços ��

    ResponderExcluir
  14. Todos os nomes são lindos Eu realmente gostei do nome "Mahir - talentoso"..Os turcos colocam muitos nomes que nas maorias vêm de uma pessoa nobre que é honrada por sua eficiência, inteligência e grandes qualidades de liderança positiva.

    ResponderExcluir
  15. Gostei de Alev, tanto que até usaria!

    ResponderExcluir
  16. Gostei de Taylan. Queria duplo com Guilherme: Taylan Guilherme. Qual é a pronúncia no português? Seria tÁylan ou taylÁn???

    ResponderExcluir
  17. Serkan, Ilkay e Görkan são os melhores

    ResponderExcluir
  18. Quem asistir "o protetor ,netflix" vai ouvir varios desses nomes

    ResponderExcluir
  19. Acho Mert lindo, pena que não está na lista

    ResponderExcluir
  20. A pronúncia é meio difícil mesmo. O filho de uma conhecida se chamava Mevlüt e se pronunciava Mêivlut

    ResponderExcluir
  21. Depois de assistir a série turca Sem Cal kapimi Serkan vai ser considerado na minha listas

    ResponderExcluir
  22. Gostei dos nomes. Significados importantes. São lindos! Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito de Aylan, que senti falta na lista.

    ResponderExcluir
  24. Faltou Yusuf, para mim um dos nomes turcos masculinos mais lindos!!!

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber qual o significado de Yiğit,pois não está na lista. Por gentileza.

    ResponderExcluir
  26. Também gosto muito de ferhat, vi em uma série turca e achei lindo

    ResponderExcluir
  27. gostaria de conhecer o significado de Artuk, nome de personagem de "Dirilis", da Netflix. Este personagem, inspirado em pessoa real.

    ResponderExcluir
  28. Amo Kerim por causa da serie turca Fatmagul.

    ResponderExcluir
  29. Se eu não me engano "erem"e escrito com "n"no final e significar aquele que e santo,me corrijam se eu estiva errado

    ResponderExcluir
  30. Meu marido é turco e o nome dele acho lindo: Aydin - mas a pronúncia aqui fica muito diferente porque lá eles em um i sem pingo que tem som de “ã”, então a pronúncia correta é Aydãn, mas aqui no Brasil só o chamam de Aydin rs. O significado também é interessante: Aydın significa “ inteligente”. Também faltou na lista um nome famoso, de um poeta (Nazım Hikmet): Nazim - mas tem o mesmo problema da pronúncia do meu marido (pronuncia-se Nazãm). Significa “organizador”. Se quiser adicionar mais dois, Güven (confiável) e Nafiz (este não sei o significado). Adorei a lista, anotei vários nomes para quando engravidar!

    ResponderExcluir
  31. Hélio Márcio Gonçalves da Silva24 de setembro de 2022 às 19:37

    Saberia dizer o significado de Turgut?

    ResponderExcluir
  32. Sabe o significado de Berent?

    ResponderExcluir