sábado, 21 de janeiro de 2017

Nyota - Atendendo a Pedidos


Nyota, um nome bastante diferente, isso é fato!  Não o conhecia até nos chegar o pedido para abordagem, e o que tenho a dizer é que achei a pesquisa muito interessante. Por trás desse nome incomum existe uma história de quebra de barreiras e avanços sociais. Podemos dizer que Nyota tem algo de desbravador e até revolucionário!

Nyota é um nome de origem africana e significa estrela nas línguas suaíli e lingala (faladas na República do Congo, Angola, entre outros países da África). Uma outra possibilidade é que signifique guerreira. Qualquer um dos significados é bonito e inspirador e acrescenta pontos ao nome!

Até então um nome regional praticamente desconhecido fora das fronteiras africanas, Nyota ganhou destaque através da franquia Jornada nas Estrelas (no original Star Trek). A partir da série exibida nos anos 60 nos Estados Unidos, surge Nyota Uhura a oficial de origem africana responsável pelo setor de comunicações da Enterprise. Interpretada pela linda atriz Nichelle Nichols, a personagem da tenente Uhura representou um marco histórico para a sociedade americana: a presença de uma mulher negra em uma posição de comando e com a patente de tenente representou uma possibilidade de um futuro de desenvolvimento para toda uma geração de jovens negros. Nyota Uhura era um modelo para a comunidade. A personagem também ficou conhecida por participar do primeiro beijo inter-racial transmitido no país (com o capitão James Kirk). Após o seriado Nichelle Nichols chegou a trabalhar para a Nasa auxiliando no recrutamento de minorias. A partir de 2009 a igualmente bela Zoë Saldaña assume a personagem. Uma curiosidade: o sobrenome Uhura foi inventado pelos criadores da série a partir da palavra em suaíli uhuru, que significa liberdade. Nyota Uhura seria então estrela da liberdade.

Em nossos países é um nome raríssimo: não obteve registros em anos recentes e nem em décadas passadas (de 1920 a 1980 nunca foi registrado em Portugal e de 1930 aos anos 2000 também nunca foi registrado no Brasil ou seus registros foram menos de 20, segundo o IBGE). Sem dúvida Nyota seria uma ótima opção para quem gosta de nomes exclusivos!

Referência:
  • Nyota Ndogo - cantora queniana

Com todo seu exotismo, bonito significado e a associação à quebra de preconceitos, acredito que Nyota possa conquistar novos admiradores. Apesar de diferente, tem uma sonoridade parecida com a de Carlota, nome que todos conhecemos. Além disso, ainda pode agradar aqueles que gostam de nomes que tenham a letra y, pois essa é sua grafia correta.

Dariam uma chance para Nyota?


Fontes consultadas:

ARPEN, Behind the Name, Geledés, IRN, IBGE, SPIE, Terra e Wikipédia.

5 comentários:

  1. Muito obrigada Patricia por atender meu pedido, muito feliz com a riqueza de detalhes. E os significados são muito bons! Esse nome fez meus olhos brilharem desde a primeira vez que ouvi. E a foto da menina que representa o nome foi muito bem escolhida, é exatamente como imagino uma Nyota.

    ResponderExcluir
  2. Também não conhecia mas achei bastante agradável e os significados são bonitos :)

    ResponderExcluir
  3. Só o significado já faz dele um nome lindo, eu daria se tivesse uma menina.

    ResponderExcluir
  4. O problema está em como se pronuncia o nome...o ruim que lembra para nós "nota" (só acrescentar o "y"/"i") e o final "yota" rima com idiota...mas os significados são legais! No Brasil, eu não acho muito viável, mas vai muito do gosto pessoal dos pais.

    ResponderExcluir