sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Rosângela - Atendendo a Pedidos



Um nome que pertence ao lote dos “nomes dois em um”! Muitas vezes as contrações de nomes podem ter resultados desastrosos e muito pouco elegantes ou bonitos, mas outras vezes resultam em nomes bem catitas que apaixonam a sociedade. São vários os nomes que se encaixam nesta categoria, muitos deles bastante utilizados ou, pelo menos, conhecidos dos nossos povos, ora pensemos em Maitê (Maria Teresa) Malu (Maria Luísa), Marisa (Maria Luísa) ou mesmo Marisol (Maria Soledad ou Maria Sol).

Rosângela reúne em si, de forma bastante clara e transparente, os nomes Rosa (do latim, como a flor) e Ângela (do grego significa mensageira), dois nomes que em Portugal se apresentam como bastante rústicos e que têm vindo a ser lentamente recuperados ao longo dos anos, assumido um ar cada vez mais vintage e fresco. No Brasil, bem longe do público geral, estes são nomes que escolhidos em 2017 seriam uma surpresa! Ainda para mais aglutinados num só: Rosângela! Uma escolha muitíssimo inesperada!

Em Portugal o nome não é admitido atualmente, não havendo, como tal muitos registos. Sabe-se que até 1980 foram registadas 34 pessoas com este nome no país inteiro. Em 2015 foram registadas duas meninas com este nome (uma na grafia com acento, outra sem acento), provavelmente filhas de pais estrangeiros ou de dupla nacionalidade.

No Brasil, por sua vez, o nome parece ter sido bastante mais popular, estimando-se que existam atualmente mais de 300 mil pessoas com este nome no total do território brasileiro nascidas entre 1930 e 2010. De acordo com os gráficos da IBGE, Rosângela foi um nome muito utilizado nas décadas de 60, 70 e 80, ficando associado a estas gerações o que faz com que hoje em dia possa ser visto como um nome muito pouco moderno e, digamos, ultrapassado. Ainda assim, em 2015 foram registadas 7 meninas com este nome em São Paulo e compostos como Alícia Rosangela, Rosângela Maria, Sara Rosângela, Vitória Rosângela e Yasmin Rosangela. Pessoalmente, como Rosângela já é por si próprio a junção de dois nomes próprios eu optaria por não fazer compostos com este nome, mas a fazer acho que é boa opção lança-lo para segundo lugar dos compostos precisamente por esta conotação pesada que possa ter – e é sempre boa ideia escolher um primeiro nome mais moderno e leve para conjugar.

Para mim, Rosângela tem um ar muito solarengo, muito vivo, muito apaixonado e energético. É um nome caloroso como são grande parte dos nomes hispânicos e acho que é mesmo com estes nomes que Rosângela faz pares bonitos. Com Cármen, Consuelo, Guadalupe, Iolanda/Yolanda ou até mesmo Marisol!

Que acham do nome?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN e SPIE.

13 comentários:

  1. Realmente no Brasil é um nome muito conhecido e que foi bastante usado em décadas passadas. Por ser tão comum,nunca prestei muita atenção no nome em si, mas olhando com atenção a ideia da rosa angelical é bonita e a junção dos dois nomes funciona. Ainda assim prefiro ver os nomes separadamente, principalmente Rosa, que acho muito bonito.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de nomes com junções, talvez os únicos que considere que tenha um brilho e personalidade é Maitê, Marieva e os tradicionais Mariana, Luciana, Juliana (por já estarmos familiarizados). Os restantes não acho boa escolha... até acho que ficariam interessantes invertidos hoje como Ângela Rosa, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por atender meu pedido é o nome da minha mae é homenagem a minha bisa que se chama Maria Rosa
    Este blog esta maravilhoso continue assim

    ResponderExcluir
  4. Sugiro um post sobre Maya e possíveis compostos para o nome. Pensei em Maya Rose, mas aparenta ser muito clichê americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, o post sobre Maya já está a ser escrito e será publicado assim que possível. Obrigada pela sugestão. Boas leituras!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  5. Eu particularmente acho bonito ñ só pq me chamo Rosangela, sempre gostei do meu nome,e do seu significado. Só q sem mais acréscimos, pq já é forte.

    ResponderExcluir
  6. Porquê Rosangela sem acento? Vocês tem alguma explicação? tem haver com a origem hispânica?

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Rosangela e não gosto desse nome 😭😭

    ResponderExcluir
  8. Esse é meu nome sem acento ,e não gostava muito dele ,depois que me disseram o significado comecei a aceita_lo melhor.

    ResponderExcluir
  9. Sou Maria Rosangela com muito orgulho. Meu pai escolheu este nome.

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Rosângela, nem sei se com ou sem acento, pouco importa. Destrato este nome 🤭

    ResponderExcluir
  11. Sou Rosângela com acento, amo meu nome.🥰🥰

    ResponderExcluir