terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Kaia & Kaya - Atendendo a Pedidos


Kaia & Kaya, nomes internacionais de estilo moderno e apelo alternativo, começam a despertar atenção em terras lusófonas, a ponto de serem pedidos por nossos leitores. Com grafias muito parecidas, a primeira impressão que passam é a de serem o mesmo nome, mas a história não é bem assim. Uma letra muda tudo!  Cada um deles possui origens próprias e diferentes e posso assegurar que são surpreendentes, principalmente Kaya, que por suas várias nuances e inúmeros significados, considero um dos nomes mais complexos que já conheci.

Vamos começar falando sobre Kaia, nome feminino usado na Noruega e na Estônia que surgiu como um diminutivo escandinavo de Katarina, o cognato de Katherine usual em países como Alemanha, Suécia, Noruega, Dinamarca, entre outros. Uma referência é Kaia Kanepi, tenista profissional estoniana.  Catarina é um nome que fez muito sucesso pelo mundo e está presente em vários países em diferentes versões. Gerou inúmeras derivações e diminutivos como Kátia, Karen, Karina e Kaia vem se juntar ao grupo. Nesse caso, Kaia tem a mesma origem e significado de Catarina: vem do grego Katharos e significa pura, casta. Além disso,  Kaia também é considerado por muitos uma variante de Kai, nome unissex havaiano que significa mar. Inclusive no Havaí, Kaia desfruta de uma boa popularidade, já que ficou na posição #35 do ranking feminino havaiano em 2015. Com exceção do Havaí, em geral nos Estados Unidos Kaia não é uma escolha tão popular: no mesmo ano de 2015 ficou na posição #446. É uma entrada recente no ranking americano, antes dos anos 2000 não havia registros, mas quando a famosa top model Cindy Crawford escolheu Kaia para sua filha em 2001, o interesse dos americanos foi despertado. Desde então tem feito parte do top 1000. Em nossos países é muito raro: não obteve nenhum registro em 2015, tanto no Brasil como em Portugal. Segundo os dados do IBGE, a frequência de Kaia entre a população brasileira é de 215 pessoas, sendo curiosamente a maioria composta pelo sexo masculino: 155 homens e 60 mulheres. Começou a ser registrado nos anos 90 e seus portadores se encontram nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Portugal é praticamente inexistente.

Agora abordaremos Kaya e a quantidade de origens é tão diversificada que impressiona!
  • Em países africanos Kaya é um nome unissex e entre seus significados estão morada, lar, casa. No Quênia Kaya refere-se  à floresta sagrada do antigo povo Mijikenda. Os kayas eram as vilas fortificadas construídas pelos mijikendas dentro das florestas do Quênia. Foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco. São consideradas domicílios de antepassados e veneradas como locais sagrados;
  • Nos Estados Unidos foi lançada nos anos 80 a franquia American Girl, uma linha de bonecas destinada ao público infantil. Cada boneca representava um período da História norte-americana e Kaya foi o nome escolhido para a representante indígena. Não se sabe exatamente se Kaya é mesmo um nome nativo-americano(pode ter sido inspirado pela expressão indígena Kaka-Hoya), mas entre seus possíveis significados estão pequena, mas sábia; aquela que organiza rochas e minha irmã mais velha;
  • É um nome masculino turco literal que signfica rocha. Também usado como sobrenome;
  • No budismo Kaya significa literalmente corpo. Representa um modo de manifestação da verdade ou de manifestação numa esfera da verdade, principalmente os três kayas, ou trikaya. Os três kayas contêm uma doutrina de como se dá a manifestação do Buda;
  • Kaya é um outro nome da árvore nucífera torreya, nativa do Japão e Coréia do Sul. No budismo a folha da kaya e o óleo de suas sementes são usados em rituais de meditação. Há quem diga que Kaya é também um nome feminino japonês com inúmeros significados e um deles é cada vez mais bonita;
  • Dentro do vocábulário rastafári Kaya é uma palavra que significa erva. Os rastas costumam chamá-la de Santa Kaya ou Santa Erva. Também referida como ganja.

Kaya é também um nome geográfico. Está presente em algumas localidades em diferentes países:
  • Kaya - nome de duas cidades na África (em Burkina Faso e no Sudão);
  • Kaya - uma cidade no Japão;
  • Duas vilas na Turquia receberam o nome Kaya;
  • Skiu-Kaya - conjunto de vilas na Índia.

Assim como Kaia, o nome Kaya também é raro entre nossas populações, mas conseguiu ser mais notado: foi registrado 2 vezes em Portugal no ano de 2015 e 1 vez em 2014; no estado de São Paulo obteve 1 registro em 2015. Segundo o IBGE existem 100 pessoas chamadas Kaya na totalidade do território brasileiro (71 homens e 29 mulheres); seus registros só ganharam expressão a partir dos anos 2000, ou seja, é um nome jovial no Brasil. Em Portugal não consta nos dados da SPIE (de 1920 a 1980 nunca foi registrado). Nos Estados Unidos é menos requisitado que Kaia: ocupou a posição #856 em 2015 e, assim como no Brasil, começou a ser registrado a partir dos anos 2000, também é um nome novo entre os americanos.

Uma das referências mais conhecidas é Kaya Scodelario, atriz britânica de ascendência brasileira, mas também podemos citar Kaya Christian (modelo americana) e Kaya Matsutani (atriz japonesa). Por ser um nome masculino na Turquia existem referências entre os homens: Kaya Erdem (político turco); Kaya Peker (jogador de basquete turco) e Kaya Yanar (comediante alemão). Kaya é ainda o título de um álbum de Bob Marley lançado em 1978. Um dos grandes sucessos do disco foi a música Is This Love.

Acredito que Kaia, por sua conexão com o Havaí e o mar, possa agradar pais que tenham ligação com praias (talvez os surfistas); Kaya também deve conquistar os admiradores da natureza e pessoas ligadas à espiritualidade. Confesso que achei Kaya um nome incrível por sua complexidade e sua presença em diversas culturas o transforma em um nome do mundo. Considero Kaya um nome de estilo hippie e espírito livre. Talvez algumas pessoas tenham receio de usá-los por lembrarem o verbo cair, mas Caio está aí pra provar que essa barreira pode ser vencida. Kaia & Kaya, nomes perfeitos para pais modernos e descolados!

Eu acho que Kaia & Kaya são nomes com atitude! E vocês, o que acham?


Fontes consultadas:
ARPEN, Babynamespedia, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes,  Sabedoria Rasta, Social Security, SPIE, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Adorei!! Realmente acho um nome bem original e gostei da diversidade e história do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Bem fiquei muito surpreendida pelo fato de serem nomes distintos! Gosto tanto de um quanto de outro e qualquer das origens são interessantes por isso não consigo sequer escolher. :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber que Kaia vem de Catarina! Adorei o post! Muito bom! O nome é bem original e moderno

    ResponderExcluir
  4. Adoro Kaya, acho super original e bonito! Não usaria, maaas admiro quem usaria. É possível escrever sobre o nome Daphne? é um nome que eu acho muito bonito, mitológico, elegante e levemente único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim Pedro, mas como tivemos um grande número de pedidos nas últimas semanas provavelmente Daphne vai demorar um pouco mais para ir ao ar, porque há outros pedidos na frente. Assim que surgir o momento mais oportuno ele será publicado. Agradecemos pelo interesse.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  5. Adorei a publicação, Patrícia! Denota-se muita pesquisa e dedicação, acho extraordinário o trabalho que aqui foi apresentado! Gosto de Kaia, acho bonito e apelativo. Sempre achei que seria a versão feminina de Caio e essa ligação ao Império Romano deixava-me ligeiramente mais interessada no nome, já percebi que Kaia tem um universo etimológico muito mais complexo! Gostei mesmo muito, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente há a ligação com Caio, mas na grafia Caia. Kaia e Caia são nomes distintos. Obrigada pelas palavras Joana :)

      Excluir
  6. Lembra do verbo cair (fonética)...mas o nome Caio é tão usado e ninguém reclama disso né...mas para uma menina, não sei se sofreria bullying (tenho dúvidas)...a pesquisa está excelente!!! Mil vezes palmas! Olha, para ser sincera eu gosto de Kailani (acho parecido a Kaya) que é havaiano e acho mais bonito e não lembra o ver cair, nesse caso prefiro o nome um pouco mais longo.

    ResponderExcluir
  7. O nome da minha filha é Caya, o pai quem escolheu. Ele é eu amamos o mar e a natureza.
    Escolhemos com C porque o nome dele começa com C tbm. É lindo demais!

    ResponderExcluir
  8. Eu amo esses nomes que tem um milhão de significados

    ResponderExcluir