quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Florentim


Se olharmos de forma geral para as tendências de nomeação de meninos e meninas, rapidamente percebemos que é largamente bem aceite que uma menina tenha nome de flor, existindo também um amplo leque de possibilidades de nomes começados pelo prefixo flor, como, por exemplo, Flora, Florença ou Florentina. Por sua vez, quando falamos de rapazes, a tendência parece oposta. Existem muito poucas famílias a utilizarem nomes de flor para menino e existem muito poucos nomes para rapaz com este mesmo prefixo que sejam aceites socialmente. É verdade, porque os nomes existem! Existem, por exemplo, Florentino, Floriano ou até Florival.

Florentim também existe! E é precisamente a este nome que damos destaque hoje. Um nome que na língua portuguesa marca a sua existência como adjetivo, sendo sinónimo de Florentino, alguém que é natural de Florença. Até certa medida, quase que o poderíamos considerar um nome geográfico, remetendo-nos para a bonita cidade italiana, no apogeu do renascimento! Uma visão maravilhosa e uma associação ainda melhor para se fazer a este nome.

Claro está que, por estar associado a Florença, Florentim apresenta a mesma origem no latim em Florentius que, por sua vez, deriva do termo florens que significa prosperar, florescer, florir! Tal como dissemos em Florentina, um significado que extrapola as flores e lança-se nos campos concetuais do crescimento, da expansão e do desenvolvimento!

No entanto, Florentim caiu em desuso. Outrora foi muito utilizado na Idade Média e no Renascimento em Portugal, como nos reportam Naidea Nunes (1996) e os documentos que se referem a António Florentim, grande pintor português do século XV. Na Base de Dados da SPIE não existem registos deste nome em Portugal entre 1920 e 1980.  O nome também não consta na lista do IRN atualmente e escusado será dizer que nos últimos anos não foi utilizado (se bem que existe o registo de um Florentino em 2014 e um Forentin em 2015). No Brasil, o IBGE também nos diz que o nome não foi registado entre 1930 e 2000, nem em São Paulo em 2015.

É sempre um ato de coragem resgatar um nome do passado, ainda mais quando este nome parece esquecido há décadas e ainda tem o grande encargo de ser um nome que combate estereótipos. A quem olhar para Florentim e gostar e ponderar usar, eu tiro o chapéu, sinceramente, e reconheço a ousadia! Até porque Florentim é uma escolha diferente mas enquadra-se no estilo moderno que cada vez mais aprecia esta terminação e nomes meigos! Já agora deixo a nota literária de que Florentino era o protagonista do romance ímpar de Gabriel Garcia Marquez, Amor em Tempos de Cólera, e Florentim poderia surgir aqui como um tributo à obra!

Que acham sobre Florentim?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Diário de Notícias, IBGE, IRN, Naidea Nunes (1996) Antroponímia Primitiva da Madeira (Séculos XV e XVI), O Blog dos Nomes (Florentina), SPIE, Wikipedia.

7 comentários:

  1. Não conhecia Florentim, achei muito interessante! É um nome antigo que pode ser resgatado, a terminação é a mesma de nomes em alta nos dias de hoje(Benjamim e Martim). Ele tb me passa a impressão de sobrenome, por esse motivo acho que pode formar bons compostos. Dentro desse estilo tb gosto de Florim e Florian.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto. Aprovo apenas a versão feminina, Flora. As outras considero muito datadas e sem brilho para os dias atuais.

    ResponderExcluir
  3. Tenho simpatia pelo nome somente pela personagem do livro 😊

    ResponderExcluir