quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Coral


Coral é mais um belo nome literal que vem do mar. Parece trazer consigo uma leve brisa marinha ao despontar em uma praia de águas mansas. Ao mesmo tempo delicado e excêntrico, seria o par ideal para Pérola, ambos preciosidades marítimas esculpidas pela natureza. Coral tem tantos encantos que até parece ser o nome perfeito para uma sereia não acham?

O nome Coral vem do latim corallium através do grego korallion. É a denominação dada ao animal coloidal, típico de mares tropicais, que pode formar recifes de corais. Trata-se de depósitos esqueletais subaquáticos. São formações de grande beleza, a imagem do paraíso no fundo do mar. Por sua bonita cor, geralmente são usados para fins ornamentais, como enfeite para aquários ou como gema orgânica para confecção de jóias (colares, pulseiras e brincos). Na Antiguidade era usado para atrair amor e na Índia como proteção contra maus espíritos. O coral vermelho é conhecido como pedra da sorte e usado como amuleto.

Os corais exibem uma variedade de cores que vão desde o rosa avermelhado ao vermelho-escuro e a palavra coral também é usada para denominar essas cores. A cor coral é mais conhecida pelo tom laranja rosado usado em roupas, acessórios e é descrita poeticamente como a "cor dos lábios das mulheres".

E a literalidade de coral vai além dos mares e das cores: um coro ou coral é o canto feito por um grupo de cantores distribuídos por naipes, segundo a tessitura de suas vozes. Não são as sereias possuidoras de lindas vozes que encantam e enfeitiçam os marinheiros? Mais uma vez podemos dizer que Coral é mesmo um nome de sereia!

Outras línguas: Coral (inglês, espanhol), Koral (bósnio, sérvio, esloveno), Corallo (italiano), Corail (francês).

Variações: Coralina, Corália, Coraline, Coralie, Koralia.

Como nome próprio feminino Coral é mais conhecido em países anglófonos e hispânicos. Teve um relativo sucesso nos Estados Unidos no início do século XX, quando nomes de pedras preciosas estavam em alta. Voltou a experimentar uma leve popularidade em 1991, quando retornou ao top 1000. É estimado que existam 9.971 norte-americanas de nome Coral. Apareceu pela última vez no ranking da Inglaterra em 1999, na 349° posição.

A moda de dar nomes de jóias a meninas não se estendeu aos países lusófonos, por isso muitos deles soam como novidades para nós. Coral é uma dessas descobertas, seu uso é recente e ainda raro em nossos países. Segundo o IBGE apenas 23 brasileiras se chamam Coral em todo território, é um nome bastante incomum. Em 2015 obteve 1 registro no estado de São Paulo e mais 1 registro como segundo elemento no composto Esther Coral (lindo significado, estrela coral!). Na antiga lista de nomes admitidos de Portugal Coral constava como não aceito, mas com a recente abertura a novos nomes acredito que agora sua inclusão seja mais fácil. Não conseguiu registros recentes no país.

Referências:
  • Coral Astrid Bistuer - atleta espanhola;
  • Coral Edith Browne - atriz australiana;
  • Coral Jeanne Smith - personalidade americana de tv;
  • Coral Rosemary Atkins - atriz inglesa.
Coral é ainda o nome da mãe do peixinho Nemo no filme Procurando Nemo.

Coral é um nome diferente, exótico e reservado como os próprios corais. Um nome de beleza oculta, assim como o mar em sua profundeza. Uma verdadeira jóia marinha. Perfeito para pais amantes do mar e da natureza.

Já tinham pensado em Coral como nome próprio?

Para mais Nomes Femininos De Pedras Preciosas clique aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Arte nas Jóias, Behind the Name, Cristais Aquarius, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

38 comentários:

  1. Nunca conheci uma Coral, mas confesso que achei lindo o Esther Coral. ♡

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  2. Nunca pensei em Coral como nome, mas confesso que achei maravilhosa a ideia! Que lindo e diferente né? Gostei muiiiito!

    ResponderEliminar
  3. Adorei saber o significado desse nome. Eu amo as variações como Coraline ou Cora, mas nunca imaginei um nome como Coral, super adorei! Além de que é bem exclusivo aqui em nosso país.

    ResponderEliminar
  4. Precisamos de um tempo para aceitar Coral como nome. Mas após esses argumentos apresentados, porque não?
    Já seus derivados são mais bonitos. Coralina e Cora.

    ResponderEliminar
  5. Os corais são de uma beleza única, adorei o artigo, amo essas cores, principalmente em esmaltes!

    ResponderEliminar
  6. Gostei do artigo e por saber o seu (coral) significa, alias tudo que tem na natureza parece Divino, ter ou dar o nome de alguém como Coral ainda soa diferente, meio estranho, porém o que significa faz a gente pensar melhor

    Bjs (•_•)

    ResponderEliminar
  7. Achei interessante o nome Coral realmente o nome Coral é diferente, exótico e bonito. Não sabia que tinha meninas que se chama Coral, é um maravilhoso nome bjs.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito do nome Coral,Acho lindo para nome próprio, Parabéns pelo post bjss :)

    ResponderEliminar
  9. Que significado lindo, quem diria que o nome Coral carregaria tantas coisas boas consigo né! Muito diferente e muito especial!

    ResponderEliminar
  10. Genteeee nunca pensei em coral como nome mas o significado é lindo 😍😍😍

    ResponderEliminar
  11. Nunca pensei em Coral e não sei se colocaria esse nome na minha filha.
    O significado é belíssimo, mas o bullying ia correr livre, leve e solto.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderEliminar
  12. Coral é lindo, ainda não vi o nome circulando, mas amei saber as referências. Beijos, linda

    ResponderEliminar
  13. Adoro Coral, está no meu top20. Infelizmente, mesmo com a nova lista, ainda não é aceite em Portugal..

    ResponderEliminar
  14. Caramba você me surpreende a cada post. Nunca pensei Coral como nome!

    ResponderEliminar
  15. Nossa, nunca tinha pensado em Coral como nome.
    Adoro a cor e gostei muito dos significados e simbologias.
    As derivações também ficam super legais, principalmente Coraline.

    ResponderEliminar
  16. Que post mais legal. Literalmente, dissecou o sentido da palavra em todos os âmbitos. Interessante quando estudamos uma palavra desde sua origem e todas as formas em que é aplicada, nossa percepção sobre ela é totalmente ampliada e ganha novos significados. Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ane! Realmente, quando sabemos mais sobre um nome ele pode ganhar uma nova luz.

      Eliminar
  17. Não há dúvida que estamos sempre a aprender e agora fiz mais uma aprendizagem. Não conheço ninguém com o nome Coral e nem sabia da semântica que rodeia esse nome. Obrigada pela partilha.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  18. Olá
    Coral é lindo por natureza, mas nuncahavia pensado como um nome.
    A cor coral acho perfeita, amo. Tanto em roupas como em esmaltes.
    Bjss

    ResponderEliminar
  19. Que interessante esse tema. Nunca conheci alguém que se chamasse Coral, mas o significado é muito lindo. E a origem da palavra é realmente muito interessante, inclusive acabei aprendendo algumas coisas com seu post.
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  20. Um nome bem praiano , bem lindo e diferente. Gostei!

    ResponderEliminar
  21. É um belo nome! Não sabia que poderia ter tanta referencia para um nome, foi uma bela pesquisa.. Nunca achei algum significado ou origem do meu nome kkk se você achar por favor ficaria feliz de ler sobre!! Amei o post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ritchelly!
      Procurei sobre seu nome mas realmente não há informações sobre ele, então é possível que seja uma livre adaptação gráfica de outros nomes já existentes. O mais próximo que encontrei foi Richelle, a forma feminina de Richard, que por sua vez é a versão estrangeira de Ricardo cujo significado é poderoso e corajoso ou príncipe corajoso. Por outro lado há tb o sobrenome italiano Ricelli, que tem a pronúncia próxima a "ritcheli". Nesse caso o significado é cabelo cacheado. Espero ter ajudado ☺

      Eliminar
  22. Oi
    Tudo bom?
    Não conheço ninguém com esse nome e confesso que acho ele meio estranho.
    Mesmo assim gostei do seu post, esta bem informativo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. eu acho esse um lindo nome, é diferente e bem a cara de estrangeiro, mas acho lindo demais

    ResponderEliminar
  24. Olá, amei conhecer mais sobre o nome Coral, é um nome lindo.

    ResponderEliminar
  25. Nunca havia pensado em Coral como nome próprio. Confesso até que ainda acho um pouco estranho, preciso de tempo para me acostumar hehehe

    ResponderEliminar
  26. Eu só tinha ouvido esse nome em um filme e eu acho super lindo! Se eu algum dia tiver uma filha eu penso em colocar esse nome. Beijos 😘

    ResponderEliminar
  27. Ja conhecia e gosto muito. Coral ja esteve no meu top 10 a uns anos atras, acho muito bonito e diferente.

    ResponderEliminar
  28. Achei lindo!!
    Dá um ar romântico também né??
    Adoro as fotos que você seleciona, acho que sempre combina com os nomes!!!

    ResponderEliminar
  29. Ai que post mais amor, amei esse nome!!!
    As fotos deram um charme a mais no post!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  30. Olá Patrícia, tudo bem?

    Confesso que jamais havia pensado em Coral como nome próprio, me parecia algo bem distante da realidade, então amei esse post. Eu amo a forma como você traz os significados e como esse nome é visto em outros países. Estou considerando colocar Coral como nome de uma filha futura.

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice! Que comentário lindo, muito obrigada pelo carinho💕 Coral é um mesmo um nome encantador, será certamente uma bela escolha❤

      Beijos!😙

      Eliminar
  31. Oiii,
    Não conheço ninguem com esse nome mas é um nome lindo sim, ''Coral'' é realmente um nome bem praiano gostei de conhecer mais dele

    ResponderEliminar
  32. Oie, tudo bem? Coral é um nome muito bonito. Impossível não lembrar do mar, de praia ao ouvir esse nome. Se tivesse uma filha seria uma boa opção de nome. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderEliminar
  33. Acho que não conheço ninguém chamado Coral :) até pq eu associo muito a palavra a cor rsrs Mas, adorei demais o texto pq eu não sabia da maior parte das informações nele contido :) E realmente faz lembrar muito mar :)

    ResponderEliminar
  34. Oi, Tudo bom?
    Na hora eu já lembrei do mar, amei o texto, não conheço pessoas com esse nome, mas achei muito belo.
    Parabéns pela postagem.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderEliminar