quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Ariel


Ele é um anjo, ele é bíblico, ele é cinematográfico, ele é literário, ele é uma lua, ele é um leão divino. Ariel, um nome que se transforma, que se adapta, pode ser visto de diversas formas, só depende da sua percepção. Originalmente um nome masculino, acabou sendo adotado também por mulheres (principalmente em países anglófonos). Ele tem um encanto que é difícil descrever, é leve como o vento mas ao mesmo tempo é docemente intenso.  É um nome que guarda dentro de si uma força sutil, poética, etérea.

Ariel é um antigo nome de origem hebraica e seu significado é leão de Deus. Surge na Bíblia, no Livro de Isaías, como um outro nome para a cidade de Jerusalém. É um nome simbólico para Jerusalém. Levando em conta essa inspiração, foi fundada em 1978 uma cidade israelense localizada na Cisjordânia que ganhou o nome de Ariel. Em outros momentos bíblicos, Ariel é um dos sábios chefes das famílias que compunham a comitiva de Esdras no retorno do exílio babilônico. Junto com outros, foi Ariel quem recrutou os levitas que acompanharam a comitiva. Ariel é também uma outra figura masculina que tem a seguinte descrição: "nativo de Moab e pai de dois valorosos combatentes que foram mortos por Banaías, um dos heróis de Davi". Além das escrituras canônicas, Ariel é mencionado como um anjo em textos apócrificos (não oficiais). Pode ter vindo daí a inspiração para o autor inglês John Milton (1608-1674), criar o anjo Ariel em seu poema épico Paraíso Perdido. Nessa obra, Ariel é um anjo rebelde que é superado pelo serafim Abdiel no primeiro dia da Guerra Celeste. Em outras passagens literárias, Ariel é um espírito do ar em A Tempestade, de William Shakespeare e também é um silfo (criatura mitológica) em O Rapto da Madeixa, de Alexander Pope. A partir dessas obras foram escolhidos os nomes das cinco principais luas do planeta Urano (o regente do signo de Aquário)e Ariel é uma delas. As outras são Miranda, Oberon, Titânia e Umbriel. Todas essas associações podem ter contribuído para que o nome Ariel adquirisse um caráter místico, espiritual e transcendental (em 2015 o ator Michel Melamed interpretou o anjo Ariel na novela com temática espírita Além do Tempo).

Uma das grandes questões que envolvem Ariel é saber se o nome é masculino, feminino ou unissex. Em sua origem é masculino e sua forma feminina é Ariela. Como possui uma versão feminina não pode ser classificado como unissex, pois nomes unissex possuem apenas uma forma, igual para ambos os sexos, o que não é o caso de Ariel. É muito popular para meninos em Israel (ficou em sétimo lugar no ranking de 2014) e também tem destaque no Chile (posição #93 do ranking masculino de 2012). O uso por meninas desse lindo nome masculino começou a se fazer notar nos Estados Unidos a partir de 1978 e foi impulsionado pela música e pelo cinema, como veremos a seguir. A partir dessa época os registros femininos superaram os masculinos nesse país, tendo atingido seu auge entre as décadas de 80/90.
  • Em 1977 o cantor e compositor americano Dean Friedman lançou a música Ariel, que fez sucesso nos Estados Unidos e Canadá, ficando por 22 semanas nas paradas da Billboard. Na canção, Ariel é uma adorável garota de espírito livre, amante da música e da natureza(para ouvir clique aqui);
  • No filme musical Footloose, de 1984, Ariel Moore é uma adolescente rebelde filha de um pai conservador e par romântico do protagonista Ren McCormack. Foi vivida por Lori Singer e no remake de 2011 por Julianne Hough;
  • Ariel é  A Pequena Sereia do filme de animação da Disney, lançado em 1989. No conto original do dinamarquês Hans Christian Andersen ela não tem nome, é chamada apenas de "pequena sereia". A escolha da Disney fez o nome ganhar visibilidade para meninas em várias partes do mundo.

No Brasil Ariel é usado de forma muito superior pelo gênero masculino. Existem 29 883 brasileiros chamados Ariel, segundo o IBGE e desse total 27128 são homens e 2 755 são mulheres. Seus registros começaram de forma tímida nos anos 30, mas a cada década que se passava nasciam cada vez mais meninos chamados Ariel; nos anos 2000 atinge seu pico de popularidade. Em Santa Catarina encontra-se a maior concentração de rapazes com o nome Ariel. Para mulheres começou a ser registrado bem depois, nos anos 70, também de forma discreta, tendo uma alta expressiva nos anos 90 (efeito do filme da Disney) que não se manteve posteriormente, indicando uma moda passageira. O estado onde poderemos encontrar com mais facilidade uma Ariel é o Amazonas. Em 2015 foi registrado 67 vezes no estado de São Paulo, não sendo divulgada a quantidade de meninos e meninas, apenas o total. No Brasil Ariel não é um nome popular, mas seu uso foi constante ao longo do tempo, já em Portugal sua evolução é diferente: apesar de aprovado (apenas para meninos), Ariel foi registrado somente 4 vezes durante todo o período que vai de 1920 a 1980 (2 registros em 1932 e 2 em 1973). Ainda hoje continua não despertando a atenção dos portugueses: em 2015 apenas 1 menino recebeu o nome Ariel e, mesmo não admitido no feminino, 4 meninas foram registradas.***Atualização: a partir de novembro de 2017 Ariel passou a ser autorizado também como nome feminino em Portugal***

Inúmeras são as personalidades pelo mundo chamadas Ariel, escolhi algumas como destaque: Ariel Sharon (ex-primeiro ministro israelense); Ariel Coelho e Ariel Borgui (atores brasileiros); Ariel Ortega (jogador de futebol argentino); Ariel Behar (tenista uruguaio); Ariel Ramírez (compositor, pianista e diretor musical argentino); Ariel Kaplan (atriz sul-africana); Ariel Meredith (modelo americana) e Ariel Gade (atriz americana).

Termino dizendo que Ariel é um nome que conquistou minha admiração, simplesmente o adoro! Minha preferência é pelo uso como nome masculino, é assim que gosto de vê-lo e essa é sua verdadeira origem. Ele tem uma aura de mistério e sensibilidade que me cativa, acho fascinante e instigante. Para mim é um nome quase mágico!

E você, como vê o nome Ariel?


Fontes consultadas:
Appellation Mountain, ARPEN, Behind the Name, Bíblia Comentada, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Youtube, Wikipédia.

18 comentários:

  1. Eu conheci Ariel pela Pequena Sereia e sempre achei que fosse feminino. No grupo d Facebook descobri que é masculino e demorei um pouco a aceitar pois não o conseguia ver num menino. Com o passar do tempo e olhando bem para o nome fui simpatizando com Ariel para um menino e agora até acho que se fosse a usar usaria num menino mesmo. :)
    Gostei muito do texto e adorei o significado de Ariel! Ainda me fez gostar mais do nome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou homem me chamo Ariel, tenho um filho Ariel e uma filha Arielly

      Excluir
    2. Meu primeiro filho se chamava Ariel, ele faleceu tem uns 4 anos. Amo esse nome.

      Excluir
    3. Me chamo Ariel e sou mulher kkk oq eu sempre ouvi é isso nossa mais Ariel é nome de homem e é tão chato ouvir isso pq meu nome foi escolhido pelo meu pai pelo desenho da pequena sereia que ele adorava assistir com a minha mãe

      Excluir
  2. Acho Ariel um mimo de nome, acho romântico e suave, ao mesmo tempo que é distinto e original. Acho-o masculino também, embora não me surpreenda que seja usado em meninas. Achei esta publicação fantástica!

    Muitas vezes aquilo que o que mais me chama à atenção quando vejo uma publicação sobre nomes é a junção do nome a uma fotografia que me desperta certas sensações! E muitas vezes esse enquadramento é decisivo para despertar uma nova paixão! Neste caso, acho que a fotografia utilizada foi perfeita, suave em tons pasteis muito amorosos. Deu-me logo uma outra impressão de Ariel! Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curioso é que quando salvei essa foto não tinha ideia para qual nome ela iria. Vi, achei bonita e guardei(como faço com outras fotos). Quando começei a preparar o post lembrei dela e imaginei que não poderia ser outra, acho que ela consegue transmitir bem a essência do nome :)

      Excluir
    2. Eu sou homem me chamo Ariel com muito orgulho.

      Excluir
  3. Meu pai se chama Ariel e meu filho também adoro esse nome

    ResponderExcluir
  4. Me chamo Ariel, hoje amo meu nome e acho que combina tanto pra mulher quanto pra homem.

    ResponderExcluir
  5. Meu filho se chama Ariel eu amo esse nome

    ResponderExcluir
  6. Eu e meu filho chamamos Ariel, somos homem e amamos nosso nome.

    ResponderExcluir
  7. Meu neto se chama Ariel eu que escolhi foi difícil minha filha aceita por causa da sereia.mais ela procurou o segnificado do nome Ariel e amou o o que viu.meu neto é lindo graça a deus.obg por vc exclarecer o nome ariel.amei tudo que vc escreveu.😍😘

    ResponderExcluir
  8. Estoh gravida de 7 mês de 1 menino
    E o nome do meu filho será *JOSÉ ARIEL*

    ResponderExcluir
  9. Hoje ainda fico pensando porque coloquei esse nome no meu filho porque pensei que era só pra homem mais acho lindo esse nome

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Ariel e odeio esse nome! Me fez passar por muitas situações constrangedoras. Ainda hoje pergunto onde meus país estavam com a cabeça para escolher tal nome. Adoraria me chamar José, Pedro, Paulo, Epaminondoas, João, Rafael qualquer coisa menos Ariel.

    ResponderExcluir
  11. Ariel nunca foi feminino. Isso é inversão do povo. Ariel é o próprio Leão de Judá. Um nome muito forte , de pessoas bem sucedidas.

    ResponderExcluir