Ele veio do passado, está conseguindo se modernizar e assumindo o posto de nome tendência entre os brasileiros. Está pronto para ser redescoberto pelos portugueses. Bento, um nome bonito e elegante em sua simplicidade, aos poucos vem perdendo sua antiga conotação religiosa e se transforma em uma das mais interessantes opções entre os nomes masculinos que estão sendo revividos. Um encantador representante do estilo vintage!
Bento é a forma reduzida de Benedito, nome que vem do latim Benedictus e significa abençoado. Bento tem, portanto, o mesmo significado que Benedito. E que belo significado! Um nome que é uma bênção!
Como dito no início do texto, Bento já foi um nome com contornos religiosos e no passado teve seu uso impulsionado por famílias católicas. São Bento, provavelmente, foi o responsável por essa popularização dentro dessa vertente. Nascido em uma família nobre romana, no interior da Itália, no ano de 480, São Bento foi o monge que fundou a Ordem Beneditina, uma das maiores ordens monásticas do mundo. Foi também o fundador da Regra de São Bento, que descreve como deve ser a vida nos mosteiros, baseando-se no princípio Reza e Trabalho. São Bento é venerado por católicos e ortodoxos. É comemorado em 11 de julho. Por sua conotação religiosa, Bento foi um nome usado por muitos papas (16 no total).
Bento tem grande profundidade, foi também o nome de homens valentes e impetuosos como Bento Gonçalves (1788-1824), um revolucionário brasileiro que liderou a Guerra dos Farrapos e até hoje é considerado uma das figuras mais importantes do estado do Rio Grande do Sul. Em sua homenagem, nesse mesmo estado, a cidade de Bento Gonçalves recebeu seu nome. Bento Manuel Ribeiro (1788-1847), foi mais um militar brasileiro de destaque; seu neto Bento Ribeiro foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro de 1910 a 1914 (o bairro da zona norte carioca tem o nome Bento Ribeiro em sua homenagem). Em Portugal Bento de Góis foi um importante explorador e jesuíta, Bento António Gonçalves um político e Bento Teixeira um poeta luso-brasileiro.
Não posso deixar de mencionar o personagem Bento Santiago, o atormentado marido de Capitu, presente no clássico Dom Casmurro, obra de Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos.
Bento teve apenas 7 registros em Portugal em 2015, mas ele já foi um nome com certo destaque, como nos informam os dados do SPIE: de 1920 a 1980 foi registrado constantemente em todos os anos, com números que giravam em torno de 30 a 60 (em 1944 teve a maior alta, com 66 registros), mas a partir do início dos anos 70 foi caindo e, hoje em dia, levando em conta seus poucos registros, talvez seja considerado antiquado. Mas esse não é caminho que percorreram tantos nomes do passado que voltaram à moda? Acredito que Bento ainda pode voltar à cativar os corações portugueses!
No Brasil ele está começando a ganhar terreno e em 2015 já está presente no top 100 ocupando a posição #60 no ranking nacional. No mesmo ano foi registrado 265 vezes no estado de São Paulo. Segundo o IBGE, a frequência do nome Bento entre os brasileiros é de 20 274 homens assim chamados. Seu auge foi nos anos 40, quando atingiu 4 263 registros. Foi sendo esquecido com o passar do tempo, mas nos anos 2000 tomou novo fôlego e atingiu a marca de 1 197 registros. Como o IBGE só cobre até o ano de 2010, é provável que Bento tenha subido ainda mais nos anos posteriores.
Muitos artistas escolheram Bento para nomear seus filhos, como Glória Pires, Caio Blat, Fernanda Rodrigues e a modelo Carol Trentini.
Em mais uma referência cito o ator, comediante e apresentador Bento Ribeiro (Bento Manuel Batella Ribeiro). Filho do grande escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, Bento nasceu em Lisboa, mas veio para o Brasil com 1 ano de idade.
Além de nome próprio, Bento também é usado como sobrenome/apelido e como exemplos temos os jogadores de futebol portugueses Manuel Bento, Paulo Bento e Rui Bento. Vendo por esse ângulo percebemos que Bento pode se sair muito bem em compostos.
Termino dizendo que acho Bento um lindo nome, muito terno, acolhedor e seu apelo vintage é um charme à mais!
Gostam de Bento?
Fontes Consultadas:
ARPEN, Baby Center Brasil, Behind The Name, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.
Acho ok mas prefiro mil vezes Benedito, adoro <3 E adoro o diminutivo Tito!
ResponderExcluirÉ bem Ok. Sua popularidade vem crescendo e o nome está perdendo seu brilho. Também prefiro Benedito, Benito e Tito.
ResponderExcluirComo portuguesa ainda vejo Bento como um nome muito pesado e muito associado à religião. Benedito, por muito que mantenha a conotação religiosa, acho bem mais interessante e leve, talvez até divertido. :)
ResponderExcluirAdoro!
ResponderExcluirPq as pessoas vêem a conotação religiosa como algo negativo? Não entendo...
ResponderExcluiralém disso, "abençoado" não se liga só ao catolicismo, pois segundo o dicionário abençoado é:
1 Que recebeu bênção; que se tornou feliz, próspero, venturoso
2. Que tem fertilidade; fecundo, fértil, produtivo
Verdade concordo. Sou católica e esse nome é o primeiríssimo na minha lista.
ExcluirConcordo plenamente.
ExcluirO meu neto vai se chamar Bento
ResponderExcluirAcho lindo Bento
ResponderExcluirEu tenho o meu piá Bento
ResponderExcluirNome que foi escolhido a dedo pelo significado que carrega "abençoado"