quarta-feira, 13 de julho de 2016

Moroni

Moroni Cruz

Conheci o nome Moroni através de um concurso musical televisivo, era o nome de um dos candidatos (o cantor Moroni Cruz). Logo na primeira vez que ouvi gostei, achei diferente, bonito e por algum motivo Moroni é um nome que me transmite paz. Primeiramente visto como um sobrenome/apelido de origem italiana, nos Estados Unidos passou a ser usado como nome próprio de vertentes religosas. 

Sua origem é como um sobrenome italiano, um patronímico do nome pessoal Moro. Sendo Moro uma derivação de Mauro, podemos concluir que o significado de Moroni é o mesmo que o de Mauro, ou seja, o de pele escura, moreno (ou mais especificamente filho de Moro/Mauro). Devido à tradições e dialetos regionais, os sobrenomes italianos possuem muitas variações e para Moroni são estas: Moron, Morol, Moriles, Moronati, Morrone, entre outras.

Em tempos antigos apenas pessoas de posição como integrantes do clero, funcionários municipais, oficiais do exército, artistas e proprietários conseguiam ter seus nomes gravados. Ter um nome registrado nessa época era um indicativo de ascendência nobre. O sobrenome Moroni percorreu seu caminho em várias cidades italianas até chegar à Espanha e depois à América do Norte. Os primeiros imigrantes Moroni chegaram aos Estados Unidos em 1905 e foram: Angelo Moroni, Emilia Moroni, Giulia Moroni e Giuseppa Moroni. Amedeo Clemente Moroni chegou ao Canadá em 1924.

Alguns notáveis portadores do sobrenome Moroni:
  • Vittorio Moroni - diretor e roteirista italiano;
  • Dora Moroni - cantora, atriz e dançarina italiana;
  • Fabrizio Moroni - ator italiano;
  • Giovanni Battista Moroni - pintor italiano;
  • Edgardo Moroni (Dado Moroni) - pianista e compositor italiano.

Ganhou status de nome próprio através dos mórmons (como são popularmente conhecidos os integrantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). De acordo com o Livro de Mórmon, Moroni é o nome do último profeta nefita que viveu aproximadamente 400 anos depois de Cristo. Moroni escreveu alguns capítulos do Livro de Mórmon (livro de escrituras comparável à Bíblia, escrito por profetas que viveram no continente norte-americano). Os mórmons acreditam que após sua morte, Moroni tornou-se um anjo e como mensageiro celestial teria revelado ao profeta Joseph Smith Jr, restaurador de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a localização das placas de ouro que serviram de base para a composição do Livro de Mórmon. Moroni é retratado como uma estátua na forma de um anjo na pontas das torres da maioria dos templos mórmons. Acredita-se que ele seja o anjo que é mencionado no Apocalipse. Outro Moroni presente no Livro de Mórmon é o Capitão Moroni (100 a.C. - 56 a.C.), um comandante importante e líder justo para seu povo.

É também o nome de algumas localidades, se constituindo em um nome geográfico:
  • Moroni - cidade no estado norte-americano de Utah;
  • Moroni - capital de Comores e principal porto do país. Entre os comorenses Moroni ganhou o significado de cunho popular coração ardente, possivelmente em alusão à localização da cidade, que fica próxima ao Monte Karthala, um vulcão ainda ativo.

Moroni é um nome raro em nossos países: em 2015 foi registrado apenas 5 vezes no estado de São Paulo (na grafia Morôni) e 1 vez em Portugal (na grafia Moróni). Não consta da lista do IRN (não sabemos se é aceito ou não) e nem nos dados do SPIE. O IBGE informa que existem 391 brasileiros assim chamados. Seus portadores estão mais concentrados no estado do Rio Grande do Sul e seu período de maior uso é nos anos 2000 (177 registros). Mesmo no país onde é mais conhecido seu uso também é bastante discreto: somente 347 americanos têm o nome Moroni.

Referências:
  • Moroni Olsen - ator norte-americano;
  • Moroni Torgan - político brasileiro;
  • Moroni Cruz - cantor brasileiro.

Usado quase que exclusivamente pela comunidade mórmon, acredito que Moroni tem potencial para agradar pessoas de outras religiões e até por não religiosos. O seu lado italiano lhe confere força e carisma; por ser nome de anjo tem toda uma aura mística muito envolvente. Também o acho muito musical, afinal foi através da música que o conheci. Enfim, acho Moroni um nome lindo e muito distinto!

E vocês, o que acham de Moroni?


Fontes consultadas:
ARPEN, Baby Name Wizard, House of Names, IBGE, Igreja Mórmon, IRN, Names Org, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Gostei da publicação, achei-a muito esclarecedora. Denota-se um cuidado muito grande em pesquisar profundamente e com verdade, parabéns, Patrícia! Acho Moroni um nome agradável, mas não é realmente um nome que me encante. É um nome que associo imensamente ao Brasil, é engraçado :)

    ResponderExcluir
  2. Não gostei mesmo nada de Moroni, ao contrário da publicação que é bem rica!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse texto rico em diversas culturas e informações, meu filho tem esse nome e depois de ler todas essas coisas identifiquei ainda mais e pude notar que algo combina com sua personalidade. Mas tenho um desejo gostaria muito de encontrar seu significado correto. Parabenizo à Patrícia por sua pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloisa!Muito obrigada por suas palavras, fico muito feliz que tenha gostado do post, ainda mais tendo um filho chamado Moroni(parabéns pela escolha, é um nome muito bonito!). Como Moroni é originalmente um sobrenome que passou a ser utilizado também como nome próprio, seu significado está relacionado à essa origem e o que mais se aproxima da realidade é mesmo "filho daquele que tem pele morena"; "filho de Moro", como nos indica o site House of Names, uma das fontes dessa pesquisa.
      Abraços e mais uma vez obrigada :)

      Excluir
  4. Gostei muito que coloquei o nome de meu filho.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal apesar de eu nao ligar para significados gostei de saber a origem do nome,pois meu filho acabou de nascer e o nome dele é Morôni. É por incrível que pareça eu tenho a pele morena kkk. Mais já ouvi falar que o significado é guerreiro dos mares tbm, sei lá. Algo assim. Hehe

    Mais pra mim ele é um anjo e tbm foi um profeta...

    ResponderExcluir
  6. meu filho se chama Morôni, amei o artigo e muito boas as referencias e são verdadeiras, sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ultimos dias.

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Bacana matéria, conheci o nome Moroni nos anos 80,um jogador do time que eu sou torcedor e gostei, em 2006 quando soube que seria pai fui a luta para encontrar um nome para o meu herdeiro,entre tantos lembrei do Moroni, foi dificil a aceitação relutei e fui firme no desejo, familiares e amigos achava feio e estranho e falava que queria um nome diferente e forte e assim sem convencer a todos o meu nasceu e colocamos o nome EDUARDO MORONY. e foi a matéria mais completa sobre o nome em questão, vou continuar pesquisando.
    Há quanto ao significado eu sou moreno, mas pode ser anjo,coração valente ou guerreiro dos mares...

    ResponderExcluir
  8. É interessante tudo isso, algumas coisas faz sentido outras não, mas creio que esse nome seja mais antigo até antes de Cristo. Pra que anos após se tenha origem na Itália creio que seja judeu essa é a minha opinião pois esse é meu nome. Fico feliz em descobrir mais...

    ResponderExcluir
  9. Excelente artigo, muito bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Moroni Vieira de Freitas sou natural do rio grande do sul e minha família é toda mórmon achei de mais o significado do meu nome

    ResponderExcluir