terça-feira, 19 de julho de 2016

Caetano - Atendendo a Pedidos


É um nome antigo e cheio de charme! Muito vintage, perfeitamente recuperável! Tenho a certeza que um Caetano nascido nos nossos dias será uma surpresa para todos e não temos como negar que seria uma escolha bem original!

Este é um nome que tem a grande vantagem de ser muito conhecido mas ser pouco utilizado. Como nunca foi popular no passado é impossível relacioná-lo com uma geração em particular o que não nos deixa dizer que Caetano, apesar de antigo, é um nome ultrapassado. E acho que aqui a fluidez do nome ao longos dos anos – que sempre foi registado mas não o suficiente para ser gasto – é o que mais o faz brilhar! E este cenário é verdadeiro tanto no Brasil como em Portugal. Os dados da IBGE e do SPIE dão-nos conta de um uso muito moderado de Caetano ao longo do século XX.

Recentemente, em Portugal, sabe-se que Caetano foi registado sete vezes como primeiro nome em 2013, treze vezes em 2014 e seis vezes em 2015. Entre 2013 e 2014 foram registados 20 compostos com este nome, entre os quais: Caetano Maria (3), Francisco Caetano (2) e Guilherme Caetano (2). No Brasil, em 2015, no Estado de São Paulo foram registados 85 meninos com este nome e mais de 170 compostos, sendo os cinco mais usados: Lucas Caetano (15), Miguel Caetano (15), Arthur Caetano (14), Davi Caetano (12) e Gabriel Caetano (11).

Se nomes como Augusto, Estêvão, Valentim ou Vicente estão a ser recuperados nos nossos países, Caetano parece-me ter todo o potencial para que as famílias brasileiras e portuguesas comecem a notar nele e a utilizá-lo de forma confortável! É uma escolha segura, bonita e diferente! Não é um nome popular e dificilmente vai fascinar milhares de corações nos próximos tempos. Também é um nome que faz um brilharete em compostos, sobretudo como segundo nome! Consigo perfeitamente imaginá-lo em harmonia com os nomes mais populares como Heitor Caetano, Martim Caetano, Mateus Caetano ou Tomás Caetano, ou então imaginá-lo com outros nomes menos comuns como Abel Caetano ou Elias Caetano. O ideal mesmo é que o nome que anteceda Caetano tenha apenas duas sílabas! Talvez, a evitar pela conotação ou popularidade, sobretudo em Portugal, os compostos Marcelo Caetano (nome do sucessor de Salazar) e Salvador Caetano (grande empresário português).

Caetano deriva do latim Caietanus, que significa aquele que é da Caieta, uma terra no território italiano. Como começou por ser uma designação da naturalidade, Caetano tornou-se rapidamente um apelido/sobrenome que, com o passar dos séculos, se popularizou pelos territórios italianos e ibéricos, sendo possível encontrar várias pessoas que utilizem Caetano não como nome próprio, mas como apelido/sobrenome. Se isto não for um impedimento para si, tenho a certeza de que Caetano se mostrará um nome interessante e imponente, pronto a ser utilizado!

Como grande referência não se pode deixar de mencionar o músico compositor brasileiro, Caetano Veloso, um dos rostos e das vozes mais conhecidas da música brasileira, dentro e fora das fronteiras do Brasil! Uma referência histórico-cultural sem comparação!

Que acham de Caetano?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE

15 comentários:

  1. Também acho que o fato de ser conhecido mas pouco usado seja uma qualidade, gosto muito desse estilo de nome. Caetano é, sem dúvida, uma ótima opção!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Caetano, acho que é um nome com um potencial enorme para se tornar popular!

    ResponderExcluir
  3. Caetano muito me agrada, aliás Augusto, Valentim e Vicente também me soam muitíssimo agradáveis.

    ResponderExcluir
  4. Será o nome do meu bebê.
    Amo demais esse nome.

    ResponderExcluir
  5. É o nome do meu filho, nascido em março de 2020!!! AMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho um Caetano mas é de Maio de 2020 🥰🥰

      Excluir
  6. Guilherme Caetano é o nome do meu filho ❤
    Amo esse nome! Apesar de Caetano ser o meu sobrenome mas ficou lindo no nome dele!!!

    ResponderExcluir
  7. O meu nome é caetano muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Caetano é o nome do meu filho ❤️

    ResponderExcluir
  9. Vai ser o nome do meu filho que nasce em 11/2022 ♥️

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é KAYTANO bem diferenciado não é mesmo ?

    ResponderExcluir