segunda-feira, 6 de junho de 2016

Vinicius


Cada vez que este nome soa no interior da minha mente, afloram-se-me pensamentos e sensações que em tudo se prendem à arte, à poesia, à música. E há uma musicalidade muito doce, muito terna e deliciosa na pronúncia de Vinicius. Para além destas características sonoras, existe, claro, a figura incontornável do poeta brasileiro (Marcus) Vinicius de Moraes, que tantas vezes foi declamado entre as paredes de casa durante a minha infância/adolescência. O Operário em Construção, dizia a minha mãe, era das visões mais puras que se poderiam encontrar sobre a alma do trabalhador, sobre a seda do trabalho. E partindo desse pequeno (grande) livrinho fui encontrando Vinicius noutras paragens, com outro deleite e romantismo, com mais musicalidade. Um Vinicius entregue à música, letrista de tantos clássicos atemporais/intemporais que hoje completam os nossos repertórios culturais como a famosa Garota de Ipanema.

Naturalmente, quando um nome assume contornos culturais e artísticos tão demarcados, para mim, é digno de admiração pois é na cultura que se constrói a identidade de um povo e nada melhor para nos recordar das nossas raízes do que um nome que se encontra enraizado na nossa cultura. Colocando-me na posição de portuguesa devo confessar que Vinicius é lido como um nome tipicamente brasileiro, sendo que nem é aceite em Portugal senão na grafia Vinício (que me soa mais incompleto e sem tanta magia). ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Vinicius e também Vinícius), passaram a ser autorizados em Portugal ***

Decerto, esta perspetiva não estará errada dado que a informação estatística do IBGE nos devolve que a partir da década de 70 até ao presente Vinicius tem sido um nome progressivamente mais popular, sendo que em 2010 os censos estimavam que mais de 300 mil brasileiros fossem assim chamados. De acordo com os dados do BabyCenter Brasil, expostos aqui no Blog, em 2015 Vinicius foi o 35º nome masculino mais utilizado no país, tendo caído 4 posições em relação a 2014! É, portanto, possível que após tantos anos de carinho, Vinícius deixe de ser uma novidade e comece a diminuir a sua popularidade. Ainda assim, em 2015 no estado de São Paulo, a ARPEN dá-nos conta de 1279 registos de meninos com este primeiro nome.

No que concerne a origem do nome, é particularmente consensual que Vinicius derive do latim vinum, que significa vinho e tenha sido, num passado distante que remonta à época do Império Romano, um nome de família muito conhecido! Ainda neste enquadramento histórico, em 1895, Henryk Sienkiewicz, escreveu a sua obra literária Quo Vadis, que conta a história de um general romano (Marcus Vinicius) que se apaixona por uma cristã perseguida (Lígia). A história, de tom romântico, atribui um cunho amoroso ao nome Vinicius que não passa ao lado das famílias que o escolhem para as suas crianças.

Vendo e enquadrando o nome de uma perspetiva de quem não é brasileira, olho para Cícero & Vinícius como um par maravilhosamente bem equilibrado. Estou ciente de que a popularidade de um e de outro é distinta, mas em termos melódicos e históricos (remete à Antiga Roma) parecem-me realmente perfeitos um para o outro!

Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, BabyCenter Brasil, Behind The Name, IBGE, O Blog dos Nomes.

11 comentários:

  1. Acho Vinícius um nome lindíssimo, tem muita presença, é marcante! Pena ser tão usado.

    ResponderExcluir
  2. Este nome lembra-me "vícios", não gosto por isso.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito. Mas não acho muito mau.

    ResponderExcluir
  4. acho daqueles nomes tipicamente brasileiros e simpatizo com ele por isso.

    ResponderExcluir
  5. Só pelo Vinicius de Moraes o nome já ganha pontos.

    ResponderExcluir
  6. Amo!!!!! Um dos nomes masculinos mais lindos, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  7. Acho um nome elegante, sempre associo ele à uvas, minha fruta favorita. Mas infelizmente nao posso usar, pois na minha familia tenho um primo proximo com esse nome.

    ResponderExcluir
  8. Estou feliz por meu nome ser tão elogiado, obrigado :).

    ResponderExcluir
  9. Sou portuguesa e o meu filho chama-se Mateus Vinicius de Moraes. 😃

    ResponderExcluir