quinta-feira, 26 de maio de 2016

Santino


Ao me deparar com  Top 10 Argentina de 2015, um nome em especial chamou minha atenção: Santino. O nome parecia brilhar!  Imponente e doce, forte e suave, Santino mescla diferentes características que criam uma aura envolvente para este belo nome de origem italiana.

Santino é a forma italiana diminuída de Santo, proveniente do latim Sanctus. Sendo um diminutivo o significado de Santino é pequeno santo, santinho. Podemos dizer então que Santino é um nome abençoado! Surgiu como um sobrenome de origem patronímica e nomeava pessoas que eram conhecidas por serem extremamente piedosas ou que tivessem nascido em 1 de novembro, dia de Todos os Santos. Existem mais de cinquenta variantes ortográficas para Santino que incluem Santello, Sainteau, De Santi, De Santis, Santucci, e muito mais.

Ganhou notoriedade mundial como nome próprio através do personagem Santino Corleone, no filme O Poderoso Chefão, que fala sobre a máfia italiana. Santino, também conhecido como Sonny, era o mais impulsivo e violento dos filhos de Don Corleone. Não deixa de ser curioso notar a ironia na nomeação do personagem. Santino Corleone foi interpretado por James Caan em 1972 e por Roman Coppola em 1974, em O Poderoso Chefão Parte II.


Ainda na ficção, Santino é o nome de um dos personagens das Crônicas Vampirescas, série de livros no estilo gótico da escritora americana Anne Rice.


No Brasil, apesar de nunca ter sido um nome extremamente popular, Santino teve seu período de auge nos anos 50, quando conseguiu 983 registros. Desde então vem decaindo e nos anos 2000 foram apenas 38 registros. Sua maior incidência está no estado da Paraíba, em seguida vem Santa Catarina, Goiás, Paraná e Pará. Dentro da população brasileira, existem ao todo 4.342 homens chamados Santino. Confesso que esse número me surpreendeu, achei relativamente alto para um nome pouco visto.


Em Portugal não há registros de Santino na base de dados do SPIE e também não ocorreram registros em 2015. Não aparece na lista de nomes admitidos, mas pelo seu uso me passar a impressão de ser praticamente nulo entre os portugueses, creio que não seja aceito.


Ao redor do mundo o seu grande destaque atualmente é na Argentina, como já mencionado. Nos Estados Unidos ocupou a posição #608 em 2015 e está ligado, em sua maioria, à pais americanos com raízes italianas. Na Itália sua concentração está nas regiões de Puglia e Campania. Sua versão de origem, Santo, ocorre com mais frequência na Sicília e era usada por famílias religiosas.


Personalidades:
  • Santino Ciceri - jogador de futebol italiano;
  • Santino Cup - treinador de basquete italiano;
  • Santino Fontana - ator americano (é a voz do príncipe Hans no filme de animação Frozen);
  • Santino Garsi de Parma - músico e compositor italiano;
  • Santino Maestri - jogador de futebol italiano;
  • Santino Mirabella - magistrado e escritor italiano;
  • Santino Quaranta - jogador de futebol americano;
  • Santino Ricce - designer de moda americano;
  • Santino Roccheti - cantor e compositor italiano

Tenho a impressão que Santino pode agradar as pessoas que gostam dos carismáticos nomes italianos e também os que apreciam nomes como Santiago, Salvador e Sancho, pois eles têm vibração bastante parecida com a de Santino. Em compostos funciona muito bem e sugiro algumas combinações como primeiro e segundo elementos:


Santino Benjamim
Santino Felipe
Santino Luís
Santino Vitório
Joaquim Santino
Leonardo Santino
Romeu Santino
Vicente Santino


E então leitores, o que acham desse santinho italiano?


Fontes Consultadas:
Behind The Name, House Of Names, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, Surname Database, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Acho interessante mas não chego a gostar; penso sempre em "santinho" (quando alguém espirra). Preferia Santini, apesar da associação aos (melhores!) gelados :P

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante mas parece mais sobrenome do que nome próprio.

    ResponderExcluir
  3. O meu nome é Pedro Santino...
    E meu filho se chamará: Pyerre Santino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que massa, meu filho q está sendo gerado será Daniel Santino

      Excluir
  4. Interessante Patricia, parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber a origem do meu sobrenome!

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. EU ME CHAMO SANTINO , NÃO GOSTO MUITO , MAIS INFELIZMENTE NÃO SOMOS NOS QUE ESCOLHEMOS NOSSO NOME , MAIS HOJE JA ME SINTO MAIS TRANQUILO .

    ResponderExcluir
  7. Eu me chamo santino e estou contente com o meu nome ....quanta alegria este nome e abençoado

    ResponderExcluir
  8. O nome do meu avô é santino e eu pessoalmente amo esse nome...

    ResponderExcluir
  9. Bacana a pesquisa, gostei muito de saber um pouco sobre esse nome
    Ass: Pablo Santino.

    ResponderExcluir
  10. Através do filme O Poderoso Chefão eu conheci esse nome, e carinhosamente dei ao meu Cachorro .... Santino s2

    ResponderExcluir
  11. MEU NOME É SANTINO BUENO FILHO E GOSTO MUITO DO MEU NOME...

    ResponderExcluir