domingo, 3 de abril de 2016

Breno


Breno é um nome (ou título) de origem celta que possivelmente significa rei, dirigente ou corvo. Há registros de chefes tribais gauleses que eram assim chamados: um deles saqueou Roma no século IV a.c. e outro invadiu a Macedônia e a Grécia no século III a.c..

Breno é ainda o nome de duas comunas, uma na Itália e outra na Suíça.

No Brasil, é um nome comum. Em 2015, 1213 crianças receberam esse nome no estado de São Paulo, sem contar as 226 que foram registradas como Brenno. Na lista elaborada pelo site Baby Center Brasil, ficou na 78º posição dos mais usados durante o mesmo ano.

É interessante observar que a utilização de Breno como nome de pessoa parece ser um fenômeno brasileiro. Não encontrei indícios do seu uso em nenhuma outra parte do planeta.

Apenas uma letra diferencia Breno do já clássico Bruno (apesar de não existir nenhuma ligação etimológica entre os dois), o que acredito ter impulsionado o seu uso no Brasil.

Eu gosto muito da sonoridade de Breno. É um nome que tem um ar despojado e que se adéqua muito bem à realidade brasileira. Acho, inclusive, que esse nome merecia voar mais longe, conquistando outros países.

O que acham de Breno?


Fontes consultadas:
Arpen/SP, Baby Center Brasil, Behind the Name, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Gosto de Breno, é jovial e realmente despojado, acho até mais interessante que Bruno. A ligação com o corvo faz o nome ganhar um ar misterioso que me atrai. Também acho que é um nome que merecia ser mais apreciado em outros países. Adorei o menino da foto, muito lindo!

    ResponderExcluir
  2. Adoro Breno, também o acho mais interessante do que Bruno. É jovial e sonoro.

    ResponderExcluir
  3. Simpatizo muito com Breno! Há uns anos o meu segundo nome favorito era Brendo, o que me faz gostar ainda mais dele. Entre Breno e Bruno acho que prefiro Breno :)

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a origem de Breno, mas não gosto do nome.

    ResponderExcluir
  5. não gosto nada.. Nem Breno nem Bruno, acho horríveis.

    ResponderExcluir
  6. Nome do meu filho Breno ❣️
    Lindo nome adorei saber a origem .

    ResponderExcluir
  7. Também já vi esse nome na Itália. Tem até um ator italiano chamado Brenno Placido.

    ResponderExcluir