sexta-feira, 11 de março de 2016

Oberon


Oberon não é um nome familiar na nossa cultura. Provavelmente, é desconhecido da maioria das pessoas e quase aposto que é impossível conhecer um português ou brasileiro com este nome. Para compreendermos a dimensão do afastamento de Oberon à nossa realidade basta consultarmos a lista de nomes próprios autorizados em Portugal para constatar que o nome não lá está incluído, nem aparece nas bases de dados do SPIE (que nos dá uma perceção do uso dos nomes próprios ao longo do século XX), nem nas listas de registos do IRN referentes aos anos de 2013, 2014 e 2015. De igual modo, no Brasil, o nome também não é conhecido, sendo que, de acordo com os dados da ARPEN/SP, em 2015 não foi registado nenhum menino com este nome.

Pessoalmente, acho-o um imponente, com muita presença e carisma, quase obrigatoriamente um nome pertencente a um líder ou alguém com grande carisma e força. Acho-o uma escolha interessantíssima e acho que era possível que se adequasse à nossa língua e passasse a ser utilizado pelos nossos rapazes, à semelhança de outros nomes masculinos estrangeiros que se têm vindo a aproximar do panorama onomástico brasileiro e português. Também, confesso, sou fã de nomes começados por O e de nomes que tenham vínculos místicos ou literários, e Oberon preenche estes critérios na perfeição.

Em 1595, o inigualável William Shakespeare escreve a sua famosa comédia romântica, Sonho de Uma Noite de Verão (recomendo a leitura e/ou o filme)! A História passa-se em Atenas e segue a vida de 4 jovens que se encontram apaixonados uns pelos outros, sendo que o amor que sentem é sempre incorrespondido. É aqui que entra o mundo do fantástico, do místico, com a criação de um Reino das Fadas, criaturas mágicas que intercedem nesta situação para a “resolver”. Retira-se daqui que os Reis das Fadas são, precisamente Oberon & Titânia, dois nomes majestosos! Acho esta referência absolutamente incrível, e inspirados nesta obra e nestes nomes, mais tarde, os cientistas atribuíram estes nomes a duas luas de Urano!

O nome em si trata-se de uma variante de Auberon, uma variante francesa de um nome com origens germânicas, provavelmente Alberich (Albérico), que junta os elementos adal (nobre) e ric (poder), significando nobre poderoso. Nas lendas germânicas muito antigas, conhecidas por Nibelugen, existiam vários anões vulgarmente apelidados de filhos do nevoeiro, sendo que uma das personagens mais conhecidas chamava-se precisamente Alberich!

Mais recentemente, é possível observar que o nome continua a fascinar escritores, não tivesse o George Martin escolhido Oberyn Martell como nome da personagem que estaria à frente de uma das famílias mais influentes da sua obra, A Guerra dos Tronos!

O que pensam deste nome?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IRN, NameBerry e SPIE.

6 comentários:

  1. Conheci Oberon quando pesquisei sobre os Nomes ligados ao Signo de Aquário( Urano é o regente deste signo) e desde então não me esqueci dele. Realmente é bem desconhecido entre nós, mas acho bastante usável,tem fácil grafia e pronúncia e um belo significado! A inicial O confere um charme à mais.

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque associo Oberon com Álvaro.

    ResponderExcluir
  3. Meu bisavô chamava Oberon e o meu filho terá esse nome. A partir de julho de 2020 pode dar uma googlada e terá crianças registrada com esse nome no Brasil =).

    ResponderExcluir
  4. Falámos sobre a origem de Oberon - a fada, anterior a Shakespeare - recentemente: https://www.mitologia.pt/a-origem-de-puck-e-oberon-347315 ! :)

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Oberon, as pessoas sempre acharam estranho, mas meio que dá para entender o porquê, não é muito comum

    ResponderExcluir