quarta-feira, 23 de março de 2016

Nuno


No Brasil, os nomes classicamente associados a Portugal são Maria, Manuel e Joaquim. Isso não significa que deduzimos que alguém é português apenas por carregar algum desses nomes, pois eles também são comuns no nosso país. Por outro lado, quando vejo uma Filipa, uma Mafalda ou um Nuno (trio raro por aqui e comum em Portugal), logo imagino se tratar de um(a) português(a).

Como brasileira, acho Nuno um nome muito interessante, sendo que uma das coisas que mais me encanta nele é justamente o fato de ser incomum por aqui. No estado de São Paulo, em 2015, apenas 21 meninos receberam esse nome (mesma quantidade de registros de nomes como Cássio, Milton e Tito). Em Portugal, durante o mesmo período, Nuno foi utilizado 146 vezes, ficando, assim, com a 50ª posição da lista de nomes mais usados, 7 posições a menos em relação a 2014.

Algumas fontes apontam Nuno como um nome de origem latina que possivelmente significa nono ou avô. Há, contudo, quem diga que esse nome tem origem hebraica e que o seu significado é peixe. Seja como for, o que sabemos é que Nuno foi um nome utilizado na península ibérica durante a Idade Média que teve força para chegar aos nossos dias. Assim como outros nomes medievais, Nuno deu origem ainda a um sobrenome comum nos países de língua portuguesa: Nunes.

Como é um nome usado há muito tempo, inúmeros Nunos notáveis passaram pelo mundo lusófono. Citarei alguns:
  • Nuno Álvares Pereira, general e santo português do século XIV; 
  • Nuno Álvares Pato Moniz, escritor português; 
  • Nuno Álvares Pereira de Melo, duque do Cadaval; 
  • Nuno Bettencourt, guitarrista luso-estadunidense, de origem açoriana; 
  • Nuno da Câmara Pereira, fadista português; 
  • Nuno da Cunha, governador da Índia; 
  • Nuno Gomes, jogador de futebol português; 
  • Nuno Mendes, conde de Portucale; 
  • Nuno Lopes, ator português; 
  • Nuno Leal Maia, ator brasileiro.

Penso que Nuno poderia ser mais usado no Brasil, visto que outros nomes masculinos curtos, como Davi, Enzo, Theo, Luca, Caio, Cauã, Yuri, Ian, Gael, Igor, Levi, Noah, Raul, Luan, Cauê, Iago e Juan, juntamente com os clássicos João, Luís e José, têm garantido lugar entre os mais registrados nos últimos anos.

O que pensam sobre Nuno? Acham que tem alguma chance de se tornar mais usado no Brasil?


Fontes consultadas:
Arpen/SP, Baby Center Brasil, Behind the Name, Wikipédia (Nuno).

13 comentários:

  1. Acredito que possa se tornar mais usado aqui no Brasil. Não só Nuno, mas Nero também. São ótimos nomes.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. E Pilar tem piada??

      PILAR...me.lembra construção civil....olhamdo assim eh uma piada sim!!!

      Excluir
  3. Eu gosto mas não acho que vá se popularizar por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho maravilhoso, mas também acho que nao vai se popularizar no Brasil. Que aliás vejo isso como uma qualidade bônus ao nome.

    ResponderExcluir
  5. eu escolhi Nuno! Acho encantador. O nome mais simples e comum na língua portuguesa e ao mesmo tempo diferente e cool. <3

    ResponderExcluir
  6. Achei cool tbm...Se algum dia tiver um filho pretendo batizar de Nuno ou Tito

    ResponderExcluir
  7. Eu sou mãe de um Nuno, queria muito um nome tipicamente português para meu pequeno posto que nossas famílias são portuguesas,Nuno coube perfeitamente. Espero que ele goste do nome dele tanto quanto nós gostamos. Nosso Nuno é tão lindo quanto o nome! <3

    ResponderExcluir
  8. Por aqui também tenho um Nuno, nome lindo, forte e que nos remete a São Nuno, um homem de extrema bondade e que haverá de guiar os passos do meu pequeno!

    ResponderExcluir
  9. Nome de origem portuguesa, como meu Pai se chamava Nuno e também meu bisavô, pretendo colocar em meu filho esse nome . Mas fiquei na duvida ao sobrenome, qual colocar.

    ResponderExcluir
  10. O meu vai se chamar Nuno ,tem gente que zoa muito fico comendo

    ResponderExcluir
  11. Acho lindo por causa do ator Nuno Leal Maia e de um colega meu que possui esse nome.

    ResponderExcluir