domingo, 13 de março de 2016

Mendo & Mem


Mendo remonta à Península Ibérica e faz-nos sempre recuar à Idade Média onde foi um nome comum entre nós, o que consegue justificar a quantidade de Mendes que existem à nossa volta. Mendes é o patronímico de Mendo, portanto havia por aí espalhados muitos filhos de Mendo's.

Mendo anda aparentemente  adormecido... se calhar para os mais cépticos não irá “ressuscitar” de todo e dão-no como “morto”. Mas eu cá não acredito nisso! Pessoalmente acho que é perfeitamente usável e bem mais engraçado do que muitos que andam para aí na berra. É uma forte alternativa, para quem gosta de um estilo mas não quer ter “mais um x”, porque, embora não seja verdade absoluta, sabemos que se temos uma maior tendência para gostar de nomes medievais, por norma, até engraçamos com este.

Existem algumas teorias quanto à sua origem: uma de que deriva do visigótico Hermengilt (sacríficio total) > Menendo Mendo;  outra que deriva do latim Menendus > Menendo  > Mendo ; e ainda encontrei  que este poderá derivar de uma figura da mitologia egípcia Mêendiz ou Menindiz. Esta última é a que menos me convence.

Uma coisa é certa, Mendo deriva, através da abreviação da forma arcaica Menendo. E a própria forma Mendo levou ao nome Mem, que surgiu da abreviação deste.

Tanto Mendo como Mem, não são de todo comuns, aliás nem conheço nenhum, velho ou novo. Mas uma coisa é certa, lembro-me sempre de lendas (por exemplo a de Sete Ais, que “explica” a origem da Serra de Seteais), de terras (Mem Martins, em Sintra, e Castelo Mendo em Almeida na Beira Interior), que estão associadas a alguém que era detentor deste nome e a personagens históricas.

Margarida Rebelo Madeira.

A minha pergunta é, quem é que tem coragem de pôr aí um Mendo no mundo?

8 comentários:

  1. Estava com muita curiosidade sobre esta publicação. Desconhecia completamente as raízes de Mendo e foi realmente nesse pormenor que concentrei a minha atenção. Acho-o bem mais giro que Menendo e Mem, até porque Mem (até onde sei) lê-se mãe e isso faz-me muita confusão, mesmo. Mendo acho amoroso e querido, mas não seria uma opção minha para um filho. Mas acho usável! :)

    ResponderExcluir
  2. Numa criança não usaria nunca, nem Mendo nem nenhum outro nome. Para um animal de estimação dificilmente, porque teria de adorar o nome a ponto de o usar, o que não é o caso. Mas gosto dos dois.

    ResponderExcluir
  3. Mendo não teria, mas talvez Mem funcione como segundo elemento em compostos. Mem é um nome familiar para muitos brasileiros, principalmente cariocas pq nomeia uma importante e movimentada avenida da cidade, a avenida Mem de Sá.

    ResponderExcluir
  4. Acho ambos terríveis, se estão lá mortinhos melhor deixar eles mortinhos. Mendo parece abreviação de um monte de verbos, como "coMENDO". Não funciona.

    ResponderExcluir
  5. Mendo lembra comendo e mem amém ou x-men! Mendes é o nome de um município do interior do RJ.

    ResponderExcluir
  6. Cheguei aqui para pesquisar sobre o nome da figura história Nem de Sá , português, um dos fundadores da Cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  7. Eu cheguei aqui pra pesquisar sobre a origem do meu nome
    Pois me chamo Mem é até agora descobri que é uma letra do alfabeto hebraico

    ResponderExcluir