terça-feira, 26 de janeiro de 2016

London


Por altura do Natal visitei a capital do Reino Unido, Londres, e foi de tanto ouvir London que a minha cabeça logo se lembrou de utilizar esta que é a versão inglesa deste topónimo como nome feminino. É claro que já alguém se tinha lembrado disto e London é, de facto, utilizado como nome feminino, mas também masculino.

London deriva do latim Londinium, cuja origem é incerta e não gera consenso entre os conhecedores. Há a teoria de que Londinium deriva do celta Londinion, que por sua vez deriva do nome próprio Londinos, em que o prefixo lond significa selvagem.

Em Portugal, para ser sincero, não acho London uma opção muito viável como nome próprio pois pode-se tornar difícil a pronúncia correta para algumas pessoas, aliás por isso nem consta na lista de nomes aceites e proibidos, sendo a versão mais parecida que lá consta, Londrim, que penso que alguém deve ter pedido para ser um nome masculino e foi rejeitado.

Apesar de não ser utilizado, não é um problema do Brasil ter a rejeição de London como nome próprio, e até acho engraçado imaginando este nome com pronúncia brasileira, porém o que acho mesmo apropriado é a utilização de London em países de língua inglesa, acho mesmo muito bonito.

Como algumas referências, aponto London Tipton, uma personagem da série juvenil do Disney Channel, Zack & Cody. London Keyes é uma modelo americana, e London Fletcher é um ex-jogador de futebol americano.

Tenho dificuldades em pensar neste nome como masculino, porém imagino bem este nome numa pessoa do sexo feminino, irreverente, selvagem, misteriosa e simultaneamente encantadora, tal como a bela cidade que o representa. E vocês, o que acham de London como nome feminino?

6 comentários:

  1. Depois de ter visto o composto London Monroe fiquei sempre com a sensação de que este era um nome de diva mesmo x) Acho muito agradável, mas concordo quando dizes que dificilmente seria aceite em Portugal. Gosto do conceito de nomes de cidades como nome próprio, acho muito engraçado, mas não teria coragem para utilizar :)

    ResponderExcluir
  2. Usaria se morasse em um país anglófono.

    ResponderExcluir
  3. A sonoridade é bonita e agradável, realmente funciona bem como nome próprio, mas London não me cativa. Reconheço que para quem gosta do estilo nomes de cidades, é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  4. Quando ia abrir o link pensei que era masculino

    ResponderExcluir