quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Débora


Hoje apresento-vos o nome Débora, com o qual lido desde infância e que não é tão estranho como possa aparentar, sendo até comum entre nós e com alguma popularidade pelo público em geral e com cada vez mais variações e peculiaridades que valem a pena conhecer.

O nome Débora (que pode ser escrito também sob as variações Debora, Déborah ou Deborah) tem origem no hebraico Debhoráh, com raiz semítica do elemento d-b-r, que significa “zumbir, zunir” e dabhár, que significa “palavra”. No conjunto, Débora significa abelha, mulher trabalhadora e esforçada.

Em decorrência da simbologia da abelha, Débora carrega consigo a representação da alma, da sabedoria, da ressurreição, da vitória, refletindo qualidades de trabalho e esforço, pelo que, por extensão, tem o sentido de "mulher trabalhadora e esforçada", que lhe é atribuído como significado do nome.

A personagem bíblica Débora, mencionada no Antigo Testamento, como uma juíza profetiza que reorganizou as tribos de Israel contra o domínio de Canaã, levando os israelitas à vitória contra os cananeus, influenciou, através do seu significado positivo, a sua popularidade entre a comunidade judia.

Em Portugal, o nome Débora é muitas vezes usado antes de um composto, como Ana ou Maria (ex.: Débora Alexandra, Débora Filipa). Em 2015, o nome Débora foi registado 49 vezes, mais ainda as suas variações Déborah (3) e Deborah (1).

No Brasil o nome também é mais comum do que possa parecer, e em São Paulo, no mesmo ano de 2015, registaram-se 241 pessoas com o nome Débora, mais ainda as seguintes variações do nome: Debora (com 129 registos), Deborah (com 68) e Déborah (35).

Personalidades famosas com o nome Débora (ou respectivas variações):
  • Débora Bloch – actriz brasileira;
  • Débora Duarte – actriz brasileira;
  • Débora Fallabela – actriz brasileira;
  • Deborah Secco – actriz brasileira;
Débora é então um nome fácil, simples e bonito que cai no gosto popular e pode ser uma alternativa mais distinta a Ana e/ou Maria, caso queira acrescentar um composto. É na minha perspetiva um nome intemporal, jovem, que representa bem uma personalidade feminina quer seja criança, jovem ou uma adulta profissional.

Joel Moreira.

Qual a vossa posição face a este nome?

9 comentários: