terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Cipriana

Cipriana Quann.
Cipriana é um nome raro, isto é indubitável. O que não é um facto assim tão evidente é se é um bem-amado ou se é odiado. Pode até, quem sabe, muito bem ser um nome, para vós, desconhecido. Eu pertenço ao grupo que adora Cipriana, acho-o arrojado, irreverente, classy e até misterioso.

Cipriana é a versão feminina italiana, romena, espanhola e portuguesa do nome romano Cyprianus que significa “natural de Chipre” em latim. Este nome originou a versão Cyprian, mais utilizada em países anglófonos. Outras versões deste nome são Cibrán (galego), Cébrian (espanhol), Ciprian (romeno e inglês) e Cipriano (espanhol, italiano e português).

Este nome não consta na lista de nomes aceites ou proibidos em Portugal, portanto, é desconhecido se o é ou não, mas, a meu ver, tem tudo para ser aceite, Cipriana tem a terminação –ana que está bastante presente nos nomes femininos portugueses e a sua versão masculina, Cipriano é relativamente conhecida.

Em 2014, em Portugal, Cipriana não obteve nenhum registo, bem como Cipriano, apesar de este ter sido utilizado em compostos. O único registo mais parecido foi o da versão internacional Ciprian. Em 2015, nenhum destes nomes foi registado. No Brasil caso semelhante se apresenta, em São Paulo não houve registos deste nome em 2015. Mais uma prova de que Cipriana é um nome exclusivo e uma bela aposta para quem pretende utilizar numa filha um nome assim.

A maior referência dos nossos tempos com este nome é a modelo americana Cipriana Quann, que tem uma irmã gémea, TK, e fazem muito sucesso na sua carreira, imagine-se, pelo seu cabelo!

Eu encaixo Cipriana na categoria dos nomes pouco utilizados no feminino, e para mim tem um toque mitológico e medieval inexplicável, o que faz com que conste na minha lista de nomes favoritos.

E a vocês, Cipriana conquistou-os?

3 comentários: