segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Vivian


Apresento a vocês um nome do meu top, meu segundo preferido. Um fortíssimo candidato para uma futura filha. Acho a sonoridade perfeita aos meus ouvidos! Contém seis letras, o que super me agrada. Para mim é muito difícil fazer um composto interessante, então penso em usá-lo com o clássico Maria. Fico feliz que, três anos depois da Gisele Bündchen ter escolhido para sua filha (Vivian Lake), o nome não tenha entrado na lista dos 100 mais colocados. 

Vivian é a versão inglesa, sueca, norueguesa e dinamarquesa de Viviana que é portuguesa, italiana e espanhola.

A partir do nome romano Vivianus que foi derivado do latim vivus "viva". Inicialmente Vivian era um nome unissex e também um sobrenome (usado em países de língua inglesa). São Vivian foi um bispo francês que forneceu a proteção durante a invasão visigótica do século V. O nome tem sido usado desde a Idade Média raramente no inglês (masculino). Nos tempos modernos, é também utilizado como um nome feminino, muito mais do que o masculino, afinal. Os registros femininos desbacam o masculino. 

Suas variantes são: 
Vivyan (inglês), Viviane, Vivien, Vivienne (francês), Bébhinn, Bébinn, Béibhinn, Bevin, Bébhionn (irlandês), Bébinn (mitologia irlandesa), Vivianus (latim romano), Vivien (literatura).

O nome não aparece nos rankings de nomes do Baby Center Brasil dos anos de 2009 até 2015. Obteve seu pico de popularidade nos anos 80. Sua frequência total em todo o Brasil é de pouco mais 50 mil pessoas, sendo mais comum nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. De acordo com a ARPEN-SP, em 2014 nasceram 118 meninas. Em Portugal nasceram duas sem compostos. Nos Estados Unidos, em 2014, foi o 98º nome feminino mais registrado, tendo sua maior popularidade no ano de 1920 na posição 64º. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
76% muito bom, 83% feminino, 77% clássico, 56% maduro, 76% formal, 77% elegante, 53% natural, 66% maravilhoso, 61% forte, 81% refinado, 64% sério. 

Personalidades famosas:
  • Vívian de Oliveira - autora de telenovelas e escritora brasileira. Atualmente trabalha na Rede Record;
  • Vívian Weyll - atriz e apresentadora brasileira. Iniciou sua carreira em 1995, desde então vem realizando diversos trabalhos como atriz e apresentadora;
  • Vivian – blogueira do “Fabulous by Vivian”;
  • Vivian Maier (Vivian Dorothea Maier) - fotógrafa norte-americana que se especializou em street photography. Maier passou a sua infância na França e após voltar para os Estados Unidos, trabalhou como babá. 
Yasmim Paiva.

O que pensam de Vivian? Hoje em dia ainda se mantém atual?

14 comentários:

  1. Gosto muito de Vívian, acho um nome leve, com frescor. Para o meu gosto pessoal é um nome muito agradável. O significado é muito bonito. Considero que se mantém atual sim.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito, bem mais bonito que Viviane/a.

    ResponderExcluir
  3. Um nome bonito, mas gosto muito mais de VivianA, que acho mais bonito, delicado sem ser enjoativo e também com frescor!

    ResponderExcluir
  4. Minha filha se chama Vivian. Adorei o texto do blog. Parabéns!!!!😁

    ResponderExcluir
  5. Eu jurava que quando a filhinha da Gisele nasceu Vivian ia explodir e apesar de dar graças à Deus por isso não ter acontecido eu me pergunto o porque afinal Vivian é um nome simples (nos quesitos escrita e pronuncia) bonito, elegante e o apelido Vivi é fofo e gracioso tudo que a maioria do povo gosta. Como ele não entrou no top 100 creio que é uma ótima opção para quem quer fugir dos nomes da moda.

    ResponderExcluir
  6. Um dos nomes que mais gosto. Simples e elegante com um apelido fofíssímo (Vivi) e um significado lindo. Com certeza o poria numa filha.

    ResponderExcluir
  7. EU amo esse nome, principalmente como masculino, porque descobri que ele é unissex, mas pra homem eu acho bem diferente, rsrsrs se tiver um filho homem colocarei esse nome nele

    ResponderExcluir
  8. Tenho como sobrenome Vivian, mas se pronúncia de forma acentuada na letra "a", desta forma "Viviãn"...

    ResponderExcluir
  9. ACHO LINDO ATÉ PORQUE É O NOME DA MINHA FILHA.QUANDO COLOQUEI ESSE NOME NELA, AS PESSOAS ACHARAM ESTRANHO. NÃO É MUITO COMUM ONDE EU MORO. EU AMO O SIGNIFICADO.VIVIAN MUITO LINDO

    ResponderExcluir
  10. Acho lindo inclusive e o meu nome ❤

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe é Vivian, escolha do meu Vó em 1972, por causa da atriz Vivian Lee

    ResponderExcluir
  12. Não gosto de Vivian, nem Viviana ou Viviane. Acho todos sem um pingo de sal.

    ResponderExcluir
  13. médio. Não gosto de nome que repete sílaba. Prefiro Lílian.

    ResponderExcluir