sábado, 12 de dezembro de 2015

Leal


O literal masculino do momento é Salvador, mas para além deste há muitos mais nomes na lista portuguesa, e todos merecem um pouco de atenção. 

Leal é um desses literais e conquistou-me assim que o descobri. Curtinho, simples, mas poderoso. E claro, incomum! Um rapaz com este nome não será esquecido tão facilmente. Leal é um nome muito antigo e originou precisamente o apelido/sobrenome Leal, hoje em dia muito mais difundido do que o nome próprio. 

Nas últimas décadas, Leal tem sido sempre raríssimo em território português; alcançou no máximo 2 registos em apenas 5 anos (1923, 1926, 1929, 1936 e 1950). O fenómeno de 0 registos mantém-se nos dias de hoje, apesar de ter sido usado como segundo nome em 2014, no composto Tiago Leal.  De facto, não é só o nome que é raro, mas também a terminação: -al não se vê muito em rapazes portugueses, ao contrário de -el. 

A lista portuguesa contém, para além de nomes "simples", conjuntos onomásticos, ou seja, compostos específicos, como Afonso Henriques ou Domingos Sávio, por exemplo. E entre esses conjuntos onomásticos encontramos Hugo Leal. E percebi que, de momento e para os próximos anos, Leal soa mais apetecível como segundo nome - para quem se conseguir abstrair do apelido/sobrenome. 

Leal poderá parecer muito ousado, especialmente para aqueles que não gostam de nomes literais. No entanto há que concordar que o seu significado é inspirador e resume parte daquilo que se deseja - e espera - de uma pessoa: "honesto", "fiel", "que cumpre com as suas promessas".

Considerariam utilizar Leal?

6 comentários:

  1. Consigo notar as boas características do nome, associadas ao seu significado. Mas jamais usaria como nome próprio. Não faz mesmo o meu estilo.

    ResponderExcluir
  2. O meu nome é Mylenna Leal da Fonseca Schettini... mas eu achava que era sobrenome kk "Leal da Fonseca" é como se fosse um só... Não usaria no meu filho, se não ele seria Leal Leal kkk

    ResponderExcluir
  3. O meu nome é Mylenna Leal da Fonseca Schettini... mas eu achava que era sobrenome kk "Leal da Fonseca" é como se fosse um só... Não usaria no meu filho, se não ele seria Leal Leal kkk

    ResponderExcluir