quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Violeta


Violeta deriva do latim "viola". Viola é um género de planta botânica, popularmente conhecida como violeta ou amor-perfeito, flor de cor roxa ou púrpura.

Para mim é mesmo um amor perfeito. Permanece na minha lista de nomes preferidos há muito tempo. Como qualquer nome de flor, acho-o muito delicado e feminino, mas ao mesmo tempo cria uma imagem mental forte, como a cor. Comparando-o com Rosa que me parece mais sóbrio, Violeta é fresco e divertido. E eu tenho sempre a sensação que a Violeta vai adorar o seu nome!

A cor violeta está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. A flor representa lealdade, fidelidade, simplicidade e modéstia. Os antigos gregos consideravam a violeta um símbolo de fertilidade e amor.

Depois do casal Ben Affleck e Jennifer Garner ter escolhido o nome Violet para a sua filha, este nome ganhou destaque um pouco por todo lado. Em Portugal, actualmente, Violeta é um nome pouco popular, ocupando a 70ª posição do ranking de nomes femininos, com 82 registos em 2014. Com muita pena, no Brasil não encontrei registos de Violeta. Curiosamente, Violet ocupa posições quase idênticas em Inglaterra e Estados Unidos da América: 71ª e 67ª, respectivamente.

Alguns nomes compostos com Violeta que foram registados em 2014:
Violeta Maria (5); 
Maria Violeta (4); 
Violeta Alexandra; 
Violeta Sofia; 
Eva Violeta; 
Amélia Violeta; 
Violeta Filipa; 
Violeta Catarina; 
Agnes Violeta; 
Sara Violeta; 
Isabel Violeta; 
Violeta Liz. 

Fátima A.

O que acham de Violeta?

19 comentários:

  1. Eu gosto de Violeta. Ponto final. E não fosse aquela maldita série da Disney, eu ainda gostava mais.

    ResponderExcluir
  2. Desses compostos gostei de Amélia Violeta e Isabel Violeta, mas acho que prefiro Violeta Isabel.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto de Violeta apesar da popularidade da série da Disney. Uma vez até cheguei a imaginar as irmãs: Violeta & Carlota ahahha

    ResponderExcluir
  4. Tb acho q Violeta cria uma imagem mental forte. É um nome marcante; a ligação da cor violeta com o mundo místico é interessante, acho q é um ponto atraente.

    ResponderExcluir
  5. gosto de Violeta, pela primeira vez acho que a disney estragou um pouco um nome para mim

    ResponderExcluir
  6. Apaixonei nesse nome 💜💜💜

    ResponderExcluir
  7. Ola!Meu nome é Violeta! Adorei o que li e hoje amo meu nome...qnd era criança, porém, desejava ter outro nome.
    É tão incrível tudo o q acontece por ter esse nome...um dia conto aqui ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta!!! Coloquei este nome na minha filha. Ela tem 1 mês.

      Excluir
    2. Que legal, pensei que não tivesse nenhuma, olhando o insta, encontrei duas de uma vez só,rsrsrs fiquei apaixonada quando vi esse nome.

      Excluir
  8. Violeta é uma cor bonita, mas acho que prefiro nomes como Lila, Yolanda, Ametista...Violeta tem o problema de trocadilhos como Violeta Violenta ou Violeta Violada ou Violeta toca a Viola (enfim, só vejo bullying no nome e não colocaria em uma filha, pois eu sei o quanto comentários negativos são capazes de afetar a autoestima de uma criança - inclusive um dos comentários, a menina na infância desejava ter outro nome e só dps de adulta é que ela gostou do nome e passou a apreciá-lo). Acho a versão Viola tbm terrível para nossa língua, mas para países de língua inglesa nem tanto. Violet considero melhor, mas tbm só para países de língua inglesa...Eu tbm não sou a maior fã da flor... Um fruto lindo e de um tom roxo fechado é Amora (esse nome eu acho puro amor)! Violeta, para quem ama, seria bom em um composto como segundo nome, como Áurea Violeta; Ana Violeta, Amora Violeta, Luz Violeta, Alma Violeta, Bluma Violeta, Maria Violeta, justamente para que a pequena pudesse escolher qual dos dois nomes quisesse se fazer por representada na sociedade!

    ResponderExcluir
  9. Acho belo Violeta gostaria de colocar esse nome se tivesse mais uma menina o nome da minha primogênita é Lis Maria acho lindo ela ama esse nome apesar de ter 1 aninho ela atende muito feliz todos amam tbm enfim gostaria de colocar um nome composto a altura da primeira então penso em Ana Violeta. Ache adorável a combinaçã. :) 🌷

    ResponderExcluir
  10. Lis e Violeta são flores que aprecio sempre quiz colocar nome de flores se tivesse meninas rs Lis já está garantido só falta a Violeta 🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis Violeta ou Violeta Lis acho muito lindos...eu fiquei nesta duvida por um tempo e acabei registrando apenas Violeta, pq meu marido preferia assim. Confesso que as vezes me arrependo, acho linda a combinaçao das duas flores...rs bjs

      Excluir
  11. Minha filha, de 2 anos, chama Violeta. É a alegria em pessoa! Também é muito esperta, mais que os irmãos, quando tinham a mesma idade. E parece uma florzinha mesmo, toda delicada.

    ResponderExcluir
  12. Minha neta se chama Violeta. Ela tem 4 anos e muito orgulho do nome!

    ResponderExcluir
  13. A minha segunda filha é Violeta e esse nome é o meu favorito à muitos anos. A minha Violeta é uma bebé alegre e delicada, como a violeta 😊

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma Violetta de 3anos e amo esse nome, aliás ela adora dizer o próprio nome, minha filha tem personalidade brincalhona, Alegre e independente eu jamais daria outra nome para ela.

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma bebê de 8 meses Violetta Dâmi !

    ResponderExcluir