segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Nereus


Nereus vem do grego, derivado de neros e significa "água". Na mitologia grega, este era o nome de um deus do mar, o pai das Nereidas. Este nome também foi mencionado na Bíblia, na parte do Novo Testamento. Além disto, foi também o nome de um santo romano do século I, um membro do exército que foi torturado com seu companheiro Archilleus, porque eles se recusaram a executar os cristãos.

Nereus é um nome curto, pouco usado e pouco familiar entre nós. Sua sonoridade lembra Nero e nos faz familiarizar um pouquinho com ele, mas não é daqueles nomes que iríamos achar bem normal caso fosse do nosso conhecimento uma criança nascer nestes dias com este nome, porém este espanto seria de felicidade já que daria um ar fresco no meio de tanta mesmice, principalmente nos nomes masculinos que normalmente têm uma lista mais monótona. 

Nereus tem uma sonoridade muito parecida com um nome bastante comum no Brasil e que cada vez mais é comum em Portugal, o popularíssimo Mateus. Dificilmente uma pessoa que gosta de Mateus, gostaria de dar ao filho o nome Nereus, já que um não tem mesmo estilo que o outro, mas seria muito interessante esta troca de nomes, além de ser bastante original.

Nereus tem uma ligação com a natureza não só pelo seu significado, mas por toda a aura que envolve o nome no que toca a sua história com a mitologia grega, ou seja, é mais um ponto a favor deste nome grego tão pouco usado e pouco conhecido da população em geral.

O que acham de Nereus? Usariam?

4 comentários: