Um nome pequeno e grandioso!
Magna é a forma feminina de Magno (do latim Magnus), que significa “grande”. O epiteto Magnus (transliterado Magno) serviu como cognome a vários líderes políticos e religiosos da história. Como “magna” é ainda usado como adjetivo na língua portuguesa, esse nome pode ser considerado literal nos países lusófonos.
Magna nunca foi um nome muito popular, mas não chega a ser desconhecido ou causar estranhamento. Eu diria que a maioria das pessoas, pelo menos no Brasil, conhece alguém com esse nome. Entretanto, no ano de 2014, não encontrei indícios de crianças que tenham sido assim registradas nas listas às quais temos acesso.
Magna se parece muito com Magda, que também não é popular, mas que é mais conhecido pelos brasileiros por ter nomeado uma personagem muito famosa interpretada por Marisa Orth no programa humorístico de TV "Sai de Baixo". “Não é Magda, é Magna.” foi uma frase que já ouvi algumas vezes convivendo com uma Magna. Todavia, é importante ressaltar que, apesar de parecidos, os dois nomes não têm nada a ver um com o outro: Magda nasceu como diminutivo de Magdalena.
Magna é, assim, um nome que não passa despercebido. Considero-o forte, marcante e até mais interessante que outros nomes de origem latina que caíram no gosto popular.
E vocês, o que acham de Magna?
Magna tem um significado bem mais imponente e gosto disso num nome! A sonoridade não é das minhas favoritas, mas acho um nome perfeitamente válido :)
ResponderExcluirNão é muito do meu agrado...
ResponderExcluireu acho bonito :)
ResponderExcluirprefiro à versão masculina
ResponderExcluir