segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Denis


Denis é a forma medieval francesa de Dionísio, nome do deus grego do vinho, da folia e da dança. São Denis (ou Saint Denispara os franceses) foi um missionário do século III na Gália e o primeiro bispo de Paris. Foi martirizado por decapitação; após esse evento a lenda diz que pegou sua própria cabeça decepada e caminhou para longe, enquanto pregava um sermão. A ele é creditada a conversão dos gauleses ao cristianismo. São Denis é considerado o padroeiro da França.

Foi um nome muito comum durante a Idade Média na França, principalmente por influência de São Denis, além de ser muito popular na Inglaterra, onde chegou através dos normandos, mas foi perdendo força durante os anos, sendo reavivado no século XX, quando consolidou sua popularidade. Um portador notável foi o filósofo francês Denis Diderot (1713-1784).

Outros idiomas: Dinis (português PT), Dinis, Diniz (português BR), Dennis (inglês, alemão, holandês)

Diminutivo: Denny (inglês)

Variante: Dênis (português)

Formas Femininas: Denise (francês), Denisa (romeno, eslovaco e checo).

Em Portugal, a sua popularidade não é preocupante, pois foi registado apenas 16 vezes 2014. Apesar do Instituto de Registo  português fazer referência ao nome Dinis por ser mais atual, na minha sincera opinião, Denis é mais invulgar, portanto trata-se de um nome mais especial. No Brasil é mais usual, sua frequência é de 76.362 pessoas em todo o país. Seu pico de popularidade se deu na década de 1980. 

Considerado Denis um nome alegre, e quem não tem uma lembrança risonha quando se recorda do Denis, o Pimentinha?

Carla Jesus.

Usariam esse nome? Eu trocava Dinis por Denis, e vocês?

12 comentários:

  1. Não gosto de Denis. Prefiro Dinis e depois Dionísio! Também não sou fã das versões femininas Denise e Denisa, acho muito mais interessante Dionísia, por muito arcaico que possa soar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver! Denise e Denisa são melhores do que Dionísia

      Excluir
  2. Prefiro Dinis (gosto muito) mas acho Denis giro! :)

    ResponderExcluir
  3. semelhança demais com pênis e abertura para bullying

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd eu sofro muito bullyng meu nome é Denis

      Excluir
  4. Até simpatizo, mas prefiro com o acento, Dênis.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Denis e ninguém nunca me chamou de pênis, não vai na onda desses idiotas que acham que alguém com esse nome vai sofrer bullyng

    ResponderExcluir
  6. Exelente redacción...como se llama el chico de la foto ??

    ResponderExcluir
  7. Olha só, o auge da popularidade do meu nome (Denis) foi nos anos 80 (nasci em 1987 e tenho 3.6)! Legal.

    ResponderExcluir
  8. Esse meu xará da foto do texto é Bonito! rsss.

    ResponderExcluir
  9. Quando eu era criança e quando me zoavam ou me bullynavam me chamavam de "Denis o Pimentinha" e na infância quando zoavam o meu nome me chamavam de Tênis (esporte ou calçado)! KKK! Já na adolescência quando eu tinha apenas 15 anos e estava na oitava série e o ano era 2002, bem prefiro não dizer quando zoavam o meu nome ou me bullynavam, isso me constrange como se eu tivesse sofrido um abuso sexual.

    ResponderExcluir