quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ricardina


Hoje escrevo sobre um dos meus nomes preferidos e para mim, é lindíssimo!

Sei que sou uma excepção e, tal como acontece com Ricarda, as pessoas tendem a sentir um pequeno arrepio do tímpano até ao dedo grande do pé, que lhes provoca uma expressão facial estranhíssima por uns breves segundos, quando ouvem ou lêem este nome.

Ricardina é uma das formas femininas da lingua portuguesa de Ricardo, sendo a que mais se aproxima da forma inglesa Richardine, também ela uma das versões femininas de Richard.

Se Ricardo deriva do anglo-saxão, então Ricardina também. 

Se rik e hard remetem a príncipe forte ou príncipe corajoso, então consigo vê-lo como um nome apropriado para uma menina ou mulher graciosa como uma princesa, mas bastante astuta e corajosa. 

Gosto deste nome desde criança, culpa da televisão, ou antes, da primeira telenovela de época portuguesa: Ricardina e Marta. Foi aqui que pela primeira vez o ouvi e desde aí que gostei.

Ricardina e Marta representam dois tipos de mulheres, também de duas obras diferentes de Camilo Castelo Branco. Sendo que Ricardina representa o amor triunfante que ultrapassa barreiras e sobrevive à separação – admitamos isto para uma menina pequena, que não percebe nada dos factos históricos que ali se passam, é uma história de amor e isso pode marcar um nome. Gosto muito do som do nome, mas esta telenovela de época fê-mo-lo ver como um nome romântico, gracioso e corajoso.

Depois li o livro em adulta... destestei! A personagem não me pareceu assim tão graciosa ou corajosa. Mas o gosto pelo nome não se esbateu, nem a forma como o via o nome mudou. 

É um nome que tenho muita pena que tenha pouca credibilidade, por exemplo na lista dos nomes registados em 2014, apenas encontrei uma Célia Ricardina, mais nada. 

Margarida Madeira.

Acham mesmo que é um nome sem qualquer hipótese?! Eu não!

11 comentários:

  1. Eu não gosto mas consigo ver elegância no nome. Já de Ricardo não gosto mesmo.

    ResponderExcluir
  2. eu não gosto nada , e estranho o nome .

    ResponderExcluir
  3. Ricardina ainda me é estranho, assim como Ricarda(causam mesmo esse arrepio, rs), mas gostei muito do post Margarida e concordo q muitos nomes q ouvimos na infância nos marcam pra toda vida.

    ResponderExcluir
  4. Acho Ricardo mais bonito.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Ricardina, e conheci pelo livro. Também simpatizo com Ricarda.

    ResponderExcluir
  6. Das variantes femininas de Ricardo eu acabo de descobrir que gosto de Ricciarda (italiano) e Richenza (pode ser uma variação, ou não).

    ResponderExcluir
  7. das variantes ditas pelo nome "Ricardina" o diminutivo des fica sendo ( "Dina" ) suponho que este melhora pois não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Maria Ricardina e todos me conhecem por RICA

      Excluir
  8. Teve uma época que eu não gostava do meu nome...Ricardina, mas hoje eu gosto muito,acho um nome forte, apesar de sempre me apresentar como Ricca,é legal ter um nome que quase ninguém tem, muito prazer, sou a Ricardina

    ResponderExcluir