quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Eliaquim


Eliaquim é a versão portuguesa do nome hebreu Eliachim que significa "Deus nas alturas". Este nome aparece no Velho Testamento bíblico, e era o nome do senhorio onde o profeta Ezequias morava.

Eliaquim nunca foi um nome muito comum não só no nosso idioma, mas em outros idiomas também. Porém é um nome com bastante potencial para se tornar pelo menos familiar, já que nem isto ele é por enquanto. 

Eliaquim pertence a um grupo de nomes que mais vêm crescendo, pelo menos no Brasil, que são nomes da primeira parte da Bíblia, como por exemplo: Samuel, Hadassa, Davi...Além disso é um nome que tem a terminação que cada vez mais vem ganhando adeptos no gênero masculino, que é a terminação -im. Desta forma Eliaquim pode ser alternativa para nomes como Martim, Valentim, Benjamim e Joaquim. Falando em Joaquim, Eliaquim além de partilhar o mesmo final, também partilha o mesmo diminutivo "Quim" e também partilha o mesmo diminutivo e inicial "Eli" do nome Elias, outro nome bíblico. Sendo assim podemos afirmar que Eliaquim é uma bela aglomeração dos nomes Elias e Joaquim, dois nomes que cada vez mais vão ganhando notoriedade.


Eliaquim é um nome raro, longo, que mesmo tendo um final com menos força tem o início mais forte fazendo deste um nome equilibrado. Ou seja, este nome tem várias qualidades para ser introduzido na lista de pessoas com diversos tipos de gosto. 



Já haviam pensado neste nome?

10 comentários:

  1. Não conhecia, não gostei porque achei difícil de dizer até.

    ResponderExcluir
  2. Eu não usaria mas acho que tem potencial sim

    ResponderExcluir
  3. Poxa vida o meu nome e ELIAQUIM, mas da pra si acostumar existem nomes piores eu acho, tomara, pelo amor de Deus tem que existir se eu morro de um ataque.

    ResponderExcluir
  4. Acho,0 nome Eliaquim muito lindo, minha esposa está grávida e o nome escolhido é este.

    ResponderExcluir
  5. Acho um nome inovador, e bem diferente..pois o nome do pai é Joaquim.. É o nome do meu BB vai ser Elyaquim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas por que essa mania de colocar y onde não tem e enfeitar tudo?

      Excluir
  6. Meu Nome Eliaquim é lindo gente

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Joaquim, gosto tanto de Joaquim, como Eliaquim

    ResponderExcluir