sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Aleixo


Aleixo, um nome de uso praticamente exclusivo nos nossos dias. Tem vindo a ser esquecido dos portugueses e não creio que alguma vez se tenha vindo a popularizar como nome próprio no Brasil. Trata-se da versão portuguesa e galesa do nome grego Alexis, que significa o que ajuda, o que defende, o protetor. E embora Alexis possa ser considerado um nome unissexo em muitos países, a versão Aleixo é de uso exclusivamente masculino.

Pode causar estranheza no meio de tanto Rodrigo, Miguel, Martim ou Pedro, que são escolhas mais habituais dos portugueses e brasileiros. Aleixo é, em oposição, um nome com um ar bem mais antigo e talvez possa criar algumas imagens mentais de um Portugal antigo e rural, o que também tem o seu encanto. De qualquer das maneiras, a sonoridade é interessante e não creio que se afaste assim tanto de Alexandre que é um favorito dos nossos povos, sobretudo quando é para formar um bom composto! E, por aproximação, se Alexandre não desilude, mas também já é demasiado intuitivo, será que Aleixo não poderia servir os compostos igualmente bem? Assim muito rapidamente, lembro-me de algumas combinações que poderiam ficar interessantes e deixariam de ser mais do mesmo, como por exemplo, António Aleixo, Francisco Aleixo, Pedro Aleixo, Tiago Aleixo, Bruno Aleixo ou então dar-lhe lugar de destaque e formar um Aleixo Henrique, Aleixo Miguel ou sair fora da caixa e formar um Aleixo Baltasar, Aleixo Oceano ou Aleixo Valentim.

No Brasil, segundo consegui apurar, Aleixo é um apelido/sobrenome muito comum, pelo que se está a considerar o uso deste nome, aconselho-o a usar como primeiro nome do composto, precisamente para evitar a confusão com um apelido/sobrenome. Assim também se faz mais jus ao nome!

Como referências temos cinco Imperadores Bizantinos e um poeta cómico grego que, segundo Plutarco terá morrido em palco quando lhe entregavam um prémio na idade de 106 anos. Em Portugal, destacou-se Aleixo de Abreu (1568-1630) um médico e patologista e o poeta António Aleixo, embora neste caso Aleixo fosse apelido/sobrenome.

Joana Recharte.


Conseguem abstrair-se do facto de Aleixo ser considerado maioritariamente um sobrenome?

8 comentários:

  1. Olá :)
    Gosto de Aleixo e consigo abstrair-me sim, aliás acho Aleixo melhor que Alexandre que nunca gostei. Mas sim é algo estranho escolher Aleixo, mas para quem gosta de dois nomes, acho que fica muito bem como segundo nome :) fora do vulgar.

    ResponderExcluir
  2. Me remete imediatamente à localidade de Santo Aleixo, no RJ. Não é um nome q me cativa.

    ResponderExcluir
  3. Não me consigo abstrair mas é do Bairro do Aleixo... (!)

    ResponderExcluir
  4. Acho interessante! Nunca tinha pensado nele como nome próprio!

    ResponderExcluir
  5. O meu sobre nome e aleixo o pessol acham um sobrenome muito diferente

    ResponderExcluir
  6. Minha família toda tem aleixo

    ResponderExcluir