segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Efraim


Efraim vem do hebraico e significa "frutífero" ou "produtivo". Na bíblia, Efraim é o segundo filho de José do Egito e é um dos que ficaram com a repartição das 12 tribos de Israel. Efraim foi um dos filhos de José na narrativa bíblicaJuntamente com a Tribo de Manassés, formou a Casa de José. Ocupava a área montanhosa, o que lhe dava proteção, porém também era extremamente fértil, o que lhe trouxe prosperidade, e continha os centros mais antigos da religião Israelita – Shechem e Shiloh. Estes fatores contribuíram para fazer de Efraim a mais dominante das tribos do Reino de Israel, e levou o nome Efraim a se tornar um sinônimo de todo o reino de Israel.

Efraim é um dos nomes bíblicos mais incomuns de se ouvir. Em tempos que os nomes bíblicos estão em alta, este é um que ainda não ganhou atenção de muitos.
Além de ter um significado muito bonito, o que muitas pessoas levam em conta, Efraim tem uma terminação que ganha cada vez mais notoriedade tanto no Brasil quanto em Portugal. Desta forma, Efraim pode ser um substituto a altura de Benjamim, principalmente por ter em comum com este a internacionalidade, a finalização e o fato de ser bíblico, inclusive  o Benjamim da bíblia também foi um dos líderes de uma das 12 tribos de Israel citadas anteriormente no texto. Efraim também pode ser um ótimo substituto de Martim, que além de dividir a mesma terminação, também compartilha do mesmo número de letras e da internacionalidade.

Efraim é um nome de presença, mesmo com a terminação -im que em muitos nomes pode tirar um pouco da força, é um nome raro, que é uma grande vantagem e é internacional, reconhecido no mundo todo e com fácil pronúncia em diversos idiomas.  Ou seja, este nome preenche todos os requisitos para ganhar mais registros tanto no Brasil quanto em Portugal.

Usariam Efraim?

10 comentários:

  1. Era o nome de um senhor amigo do meu pai. É até interessante, mas eu não usaria.

    ResponderExcluir
  2. Adoro nomes bíblicos. Gosto de Efraim e do significado, mas não usaria :)

    ResponderExcluir
  3. Acho engraçado mas não o suficiente para considerar usar.

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de Efraim. O significado e a história bíblica são pontos positivos para o nome! Só não consigo vê-lo como uma opção para Benjamim, apesar das semelhanças óbvias.

    ResponderExcluir
  5. O texto, como sempre, está perfeito. Belo trabalho! Mas, apesar de AMAR nomes bíblicos, há de pensar que muitos deles são estranhos e não nos dá condições de usar atualmente, e Efraim, ao meu ver, é um deles. Nunca gostei da grafia e pronúncia, causa estranheza. Benjamim também, apesar de considerar um nome meigo pela semelhança a quando chamamos alguém de "meu Bem" ou a referência a "o bem-amado", eu nunca gostei dele justamente pela terminação "im" que, sinceramente, detesto, e em Efraim essa terminação fica ainda mais feia.

    ResponderExcluir
  6. Compostos com Efraim na frente, tem? Gostaria de ver lista . Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  7. Que tal Efraim José?(o nome do pai de Efraim, na Bíblia, era José)
    Ou então Efraim Miguel
    Efraim Carlos; Efraim Antônio;Efraim Jonas




    ResponderExcluir