domingo, 27 de setembro de 2015

Dina


Os tempos áureos de Dina em Portugal, diria eu, já passaram, no entanto, numa época em que se apreciam cada vez mais nomes femininos de fácil internacionalização e que contenham a terminação em –ina, acredito que o nome não desapareça assim tão facilmente da nossa realidade! O mesmo equivale para o Brasil, embora não consiga precisar muito o uso deste nome nos dias que correm.

Dina não consta no topo dos nossos rankings há muito tempo. A partir da década de 50 ingressou num crescimento muito interessante que culminou nuns bonitos 332 registos no ano de 1973! No entanto, a partir daí, o nome tem vindo a deixar de causar furor e hoje será uma escolha muito mais exclusiva, mas não menos simpática e carinhosa. Em 2013, em Portugal, foram registadas quatro meninas e em 2014 apenas uma, o composto Dina Maria!

No Brasil, Dina também não dá muito que falar nos dias que correm, mas existe a referência de que em 1994, a Rede Globo terá lançado uma novela cuja temática andava em torno do esoterismo e de vidas passadas, cuja protagonista se chamava Diná! É provável que o sucesso de A Viagem tenha lançado o nome e que este tenha sido uma escolha recorrente na altura.

Dina advém do hebraico Dinah que significa Deus julgará, sendo o nome da única filha de Jacob e Leah, que tiveram um total de 12 filhos, entre os quais Levi, que viriam a fundar as 12 tribos de Israel. E parando um pouco para pensar neste pequeno facto, não posso deixar de notar que Dina & Levi fariam um par de irmãos muito meiguinho! Outras teorias etimológicas apontam Dina como um diminutivo para nomes que tivessem essa mesma terminação (p.e. Bernardina), ou como uma palavra árabe que significa acreditar! Na Suécia, Dina significa tua!

No contexto norte-americano do século XIX, lamentavelmente, o nome Dina era utilizado de forma pejorativa para se referir às escravas de origem africana, costume que se perdeu com o tempo e com a abolição da escravatura  - creio inclusive que este é um facto também já esquecido pela população norte-americana, que tem referências bem mais recentes e positivas para recordar. Uma dessas referências é, sem dúvida a atriz, modelo e celebridade dos tempos de ouro do cinema, a reconhecidíssima Dina Merrill! Era também o nome das atrizes americanas Dina Meyer e Dinah Shore, bem como uma personagem de banda desenhada muito afamada, a super-heroína DinahBlack Canary” Lance! Para mim, a referência mais interessante é a eterna cantora de jazz e blues norte-americana Dinah Washington!

Joana Recharte.


Continuo a ver Dina como um nome muito querido. Qual é a vossa perceção?

13 comentários:

  1. Gosto. Mas meu coração bate um pouco mais por Dino.

    ResponderExcluir
  2. So me lembro da cantora portuguesa, detesto! Começo logo a trautear "peguei trinquei e meti-te na cesta" lol

    ResponderExcluir
  3. Uma das maiores atrizes brasileiras se chamava Dina; Dina Sfat q fez muito sucesso por aqui entre os anos70/80 e faleceu precocemente aos 49 anos. Dina nunca foi um nome popular no Brasil, acho q Diná/Dinah é mais usado sim, mas tb não é nenhuma explosão. De Dina não gosto, já Dinah(dito Diná) acho mais atraente.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto nada. É um nome que, assim como em sua versão masculina, não me diz nada, nem mesmo quando composto com um nome maravilhoso, nem mesmo apenas como apelido. Me faz pensar em dinossauros, LOL!

    ResponderExcluir
  5. Dinah, era o nome da minha querida avó. É um nome que me traz boas recordações, as melhores <3

    ResponderExcluir
  6. É um nome lindo eu amo. Tenho uma colega de infância com esse nome.

    ResponderExcluir
  7. Dina parece incompleto...se fosse Adina (que é um nome com uns 3 ou quatro significados)...Acho Dina muito pesado, sem um complemento...lembra Dino..de dinossauro..ou Dina(mite). Acho que o acento faz toda a diferença no nome (pq muda a forma como se falar o nome), porque Diná confere outra entonação ao nome e o torna mais bonito! Enfim, Diná é melhor que Dina...mas ainda prefiro Adina. Ainda acho simpático o nome Dinorá, apesar de parecer um pouquinho datado (tem um ar vintage legal).

    ResponderExcluir
  8. Acho lindo com assento no final, Diná, ou Dinah. Um pequeno detalhe que torna o nome muito mais charmoso.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite !
    Me chamo Dina Maria ❤️

    ResponderExcluir
  10. Também me chamo Dina....💛

    ResponderExcluir