quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Capitolina


O nome feminino Capitolina está relacionado ao Capitólio, uma das sete colinas de Roma, onde ficava o templo mais imponte da Roma Antiga: o Templo de Júpiter Capitolino.

Capitolina também é nome de uma das personagens mais famosas e intrigantes da literatura brasileira, mais conhecida como Capitu.
Os “olhos de ressaca” ou, na descrição de José Dias, “de cigana oblíqua e dissimulada”, não fascinaram apenas a Bento Santiago, o narrador, mas a todos que leram o romance Dom Casmurro, do grande escritor Machado de Assis.

É importante lembrar que Capitu não é a única Capitolina do romance Dom Casmurro. Este também é o nome da filha de Sancha e Ezequiel Escobar, apelidada de Capituzinha.

Sinceramente, não sei dizer se Capitolina é um nome usável hoje em dia, mas bem que podia ser. Como não gostar de um nome tão intimamente ligado à mitologia e à literatura? Sem contar que o apelido Capitu é um charme. Se não for usável, Capitolina, no mínimo, é encantador e apreciável.

Mais alguém vê qualidades em Capitolina?

10 comentários:

  1. teve uma capitu feita pela giovana antonelli em uma novela qualquer do manoel carlos. como ela era prostituta, não acredito que o nome (no caso apelido) tenha tido qualquer aumento em popularidade. capitolina tem jeitão de nome de avô. pra mim não parece usável, mas sim desses nomes desnecessariamente grandes apenas para simular certa pompa (os nomes de ricos de antigamente)

    ResponderExcluir
  2. Capitolina faz-me sempre lembrar os nomes que utilizamos na brincadeira para gozar com alguém, "Oh Maria Capitolina". Acho que não é usável actualmente, mas acho Capitu um diminutivo bastante fofinhos.

    ResponderExcluir
  3. Capitolina só a de Machado de Assis ou a Lupa Capitolina(a loba do Capitólio) da lenda de Rômulo e Remo. Não acho um nome usável para os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Estou como a Sónia! Eu quando era pequena chamava sempre Capitolina Andrioleta à minha irmã para gozar com ela hahaha

    ResponderExcluir
  5. Não gosto nada, nem de Capitolina e nem de Capitu. Não os considero nomes usáveis.

    ResponderExcluir
  6. Semana passada me deparei com uma princesinha de quase 1 ano: Capitu.

    ResponderExcluir
  7. Capitu eu acho fofinho - tem uma aura terna, fofa que não sei explicar! Capitolina não acho bonito - é pesado...acho melhor utilizar Carolina que é mais próximo. Eu acabo por lembrar do verbo Captar e tbm de cartolina. Eu acho um nome (Capitu) romântico, apesar da história ser uma divagação sobre uma possível traição.

    ResponderExcluir