sábado, 26 de setembro de 2015

Amábile




Amábile ou Amabile tem origem no latim e vem da palavra Amabilis que significa "amável". Em italiano amabile também é usada para o adjetivo "amável", sendo assim pode entrar na classificação de nomes literais. Na Itália é considerado nome unissex, já no mundo francófono é estritamente feminino.

Estabelecido primeiro como nome cristão com o sentido do "amor divino", adquiriu depois, na Idade Média, um significado auspicioso e gratificante.

Madre Paulina (1865-1942) foi uma religiosa ítalo-brasileira. Primeira santa brasileira, foi canonizada em 2002. Foi a fundadora da congregação Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Seu nome de batismo era Amábile Lúcia Visintainer.

Amabile de Riom, conhecido como Il Cantore, foi um sacerdote romano venerado como santo pelas igrejas Católica e Ortodoxa.

Variantes: Amabel (inglês medieval), Amabilia, Amabilis (romano tardio), Amable (francês arcaico).

Amábile é um nome longo, raro, com bom significado e essas características já são suficientes para muitas pessoas se apaixonarem por um nome. Além disso, tem um toque doce sem ser exageradamente adocicado. Outro grande atrativo é o diminutivo "Mabi" que é muito simpático. Sua terminação é bem rara, já suas iniciais são mais comuns e podemos encontrar, por exemplo, com a mesma inicial o nome Amanda, sendo que Amábile pode ser uma alternativa à este, até porque os significados de ambos são parecidos.

Sugestões de pares para irmãos:

Amábile & Amália
Amábile & Amarílis
Amábile & Aurora
Amábile & Domênica
Amábile & Fiorella
Amábile & Marjorie


Amábile & Álvaro
Amábile & Domênico
Amábile & Gianluca
Amábile & Matteo
Amábile & Stefano
Amábile & Vincenzo 

Para quem gosta de nomes italianos e não gosta das opções mais comuns como Giovanna e Pietra, Amábile pode ser uma boa opção.

Amábile é um nome que te encanta? 

28 comentários:

  1. A mim não me encanta. Acho muito esquisito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amábile Tássia Goulart24 de agosto de 2018 às 16:37

      kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Acho meu nome lindo😌🥺

      Excluir
    3. Eu gosto muito do nome Amábilly pq também e meu nome e eu não acho esquisito pq q eu amo meu nome

      Excluir
  2. eu gosto bastante. Estou acostumada, aqui é uma região de imigração italiana e sempr se encontra aqui e acolá uma senhorinha chamada Amábile. Além disso , embora eu não seja religiosa nesse sentido, é o nome de nascimento da Madre Paulina, primeira santa brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Gente amo demais meu nome, e sim sou muito amável kkkk... Um nome raro e bem conveniente ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também e Amábilly e eu também amo meu nome

      Excluir
  4. Passei a reparar neste nome há pouco tempo e achei um encanto! Gosto bem mais que Amanda.
    Usaria em uma filha, com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Amabile é um nome que muito me encanta. A primeira vez que ouvi ele foi em uma sala de aula. Era o nome de uma professora. Achei lindo e diferente e o apelido Mabi o torna ainda mais primoroso. Eu cogitaria sim para batizar uma filha especialmente por não ser um nome da moda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amábile Tássia Goulart24 de agosto de 2018 às 16:41

      que amor ;) s2

      Excluir
    2. O meu nome e Amábilly também eu amo demais acho muito lindo e meu apelido e maby também ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

      Excluir
  6. Coloquei esse nome em minha filha não somente por descendência, pois minha avó materna se chamava Amábile Bazoni Techera, mas pq quando ela nasceu ele traduzia tudo em seu olhar!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Amábile e gosto muito dele pq esse era o nome da Madre Paulina antes de ela viram freira e sou muito amorosa com as outras pessoas e quando eu vi que o significado do meu nome fiquei enprecionada

    ResponderExcluir
  8. Eu amo esse nome quando escutei pela primeira vez tinha 12 anos e me encantei,decidi então que se um dia tivesse uma filha ela chamaria Amábile. 14 mais tarde eu tive minha menina e dei a ela esse nome. Esse nome me encanta a cada dia e agora é mais especial ainda pois vem acompanhado de um lindo sorriso amável é abraços carinhoso.

    ResponderExcluir
  9. Vai ser o nome da minha filha adorei meu namorado que Me disse! Esse nome

    ResponderExcluir
  10. Amoooooo meu nome! Era o nome da minha avó paterna que já tinha falecido quando nasci. Amabile é tbm um andamento musical e um tipo de classificação para vinhos ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu amo! Se tiver uma filha chamará Amábile.

    ResponderExcluir
  12. Prefiro muito mais Amábile do que Amanda.Orgulho demais da minha nona Amábile que veio da Itália !!!

    ResponderExcluir
  13. Definitivamente, sou apaixonada pelo meu nome, a origem e o significado me encantam. E saber que não é muito comum, me faz gostar ainda mais.

    ResponderExcluir
  14. Lindo nome, tive uma aluna com esse nome,ela era bem amável Minha filha se chama Amábile também.

    ResponderExcluir
  15. Acho lindo! Tenho uma prima com esse nome e o nome da mãe dela que também é minha prima é Amanda. Amo os dois nomes.

    ResponderExcluir
  16. Agora eu estou triste a meu nome e amabilly 😞😞

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente amo o nome Amabile, pois minha vó tem esse lindo nome e ela é realmente muito amável, doce e querida com todos que à cercam , meu sonho era ter uma menina só para poder homenagear minha vovó mas tive um único menino mas dei à ele um lindo nome
    Ele é meu ursinho Bernardo 💙

    ResponderExcluir
  18. Gente AMABYLE E Um Nome Lindo

    ResponderExcluir