sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dario & Dário


Dario teve início no persa Dara, a partir deste teve diferentes vertentes que deram origem ao nome que hoje conhecemos, tal como do grego Dareios ou do latim Darius. Significa “rico”, “soberano” e “o que suporta”.

Na Bíblia este nome é aplicado a três reis, um medo e dois persas. Durante o reinado de Dario, o Medo, o profeta Daniel foi lançado à cova dos leões.

Este nome possui duas escritas semelhantes, mas com uma pronúncia diferente, podemos optar por Dário ou Dario. Dário teve 29 registos + 2 registos como segundo elemento do nome em 2014 Portugal, enquanto que Dario teve apenas 4 registos no mesmo ano. Pessoalmente prefiro a escrita Dario, talvez por estar mais habituada a esta pronúncia.

Personalidades:
  • Dario foi nome de vários reis importantes da Pérsia, onde se destaca Dario I, o Grande;
  • Dario Argento - diretor e produtor de cinema italiano;
  • Dario Conca - jogador de futebol argentino.
Acho um nome muito interessante e diferente, não é daqueles nomes vulgares que encontramos no dia-a-dia mas não lhes fica atrás. Associo Dario a todas as idades, pois conheço 3, 1 (que já faleceu) com cerca de 60 anos, outro com 20 e poucos e o seu filho com cerca de 2 anos. Gosto bastante deste nome, e acho que tem diversas qualidades, encontra-se numa posição razoável de acordo com os seus registo, tem um som bonito e é cativante e misterioso.

Era capaz de usar, pois acho-o admirável e singular. Sem dúvida que é uma boa opção de escolha para os próximos meninos que veem a caminho.

Diana Silva.

O que acham de Dario? Preferem Dario ou Dário?

10 comentários:

  1. Gosto muito. Minha versão favorita do nome é Dario.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro Dario; no mesmo estilo de Dário existe Mário, q acho bem melhor. Na verdade nem Dario e nem Dário me encantam, não vejo beleza nesses nomes e os acho muito datados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto faz por que eu sou Dario ou Dário como muitas pessoas definem , um nome que vem a séculos ,

      Excluir
  3. Não aprecio nenhuma das versões do nome, mas a escolher um, escolho Dário por ser a pronúncia à qual estou mais habituada.

    ResponderExcluir
  4. Gosto conheço um menino com 5 anos

    ResponderExcluir
  5. Não gosto, mas não detesto. A foto é linda!!!

    ResponderExcluir
  6. Dario (sem acento) será o nome de meu filho. É óbvio que acho lindo. Com acento pra mim estraga o nome, e a pessoa terá problemas pois é comum em certos documentos não colocarem sinais gráficos.

    ResponderExcluir