sábado, 1 de agosto de 2015

Armando


Armando não está na minha lista de preferidos, mas ainda assim é-me muito especial, pois era o nome do meu tio-avô e padrinho, das melhores pessoas que conheci! Ler este nome faz-me regressar aos tempos de infância, às tardes que passava em casa dos meus tios-avós, às nossas conversas sobre viagens que um dia faríamos (e que ficaram por fazer). Com tantas memórias guardadas neste nome, era impossível passar-lhe ao lado. Hoje dedico este post ao meu querido padrinho Armando

Sem dúvida que para muita gente Armando pertence às categorias "nomes de velho", "nomes datados", "nomes ultrapassados". Costumo colocá-lo lado a lado com Alberto e Alfredo. Acho que todos receberiam comentários idênticos. Ainda assim, Armando parece-me, dos três, o mais recuperável nos dias de hoje. 

Armando é a versão portuguesa, espanhola e italiana do germânico Herman, cujo significado é "soldado", "homem do exército" - pela combinação dos elementos hari (exército) e man (homem). Uma das variantes de Armando é Herman, que em Portugal todos associamos ao famoso humorista e entertainer Herman José (português com raízes alemãs). 

A lista dos nomes masculinos mais usados em Portugal é pobre na terminação -ando. Porém, consigo ver semelhanças entre Armando e alguns nomes mais usados: António, por ser do mesmo tamanho, ter um ar igualmente antigo e acabar em -o; Alexandre e Leandro, pelas terminações parecidas (-ando, -andro, -andre); Artur, por ter a mesma sílaba inicial "Ar". 

Se a tendência for recuperar nomes antigos, Armando pode ser uma excelente opção. Quando penso num menino com este nome imagino um rapaz meigo, tímido, curioso e muito inteligente. Como o meu tio-avô. 

Qual é a vossa opinião sobre Armando?

9 comentários:

  1. Não gosto muito, mas o fato de lembrar Diego Armando Maradona melhora um pouco o nome pra mim :D

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro da Família Pinto de novo

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto. Não está na minha lista, mas acho super usável e que tem chance de conquistar muita gente. Aqui no Brasil, o nome me recorda um cantor popular, do qual sou muito fã.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de Armando gosto mais da versão feminina Armanda. Gosto muito de Alberto.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post homenagem, mas não gosto do nome Armando, ou melhor, não é nem q não goste, simplesmente não me diz muito. Já da versão Armand ( acho q é francesa), gosto, acho charmosa.

    ResponderExcluir
  6. Não aprecio o nome e acho que comparativamente falando, Alberto continua a ser mais bem aceite nos nossos dias. Entre Alfredo e Armando prefiro à mesma Alfredo.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de Armando. Não gosto da terminação -ando. Não gosto nem de Armando nem de Fernando e muito menos de Leandro.

    ResponderExcluir
  8. acho bem fofo. Vejo tanto em um garoto como em um homem. Delicado e forte.

    ResponderExcluir