Por norma, os nomes literais não são os meus favoritos, aprecio-os, mas não me encantam. No entanto, tenho vindo a gostar muito do conceito de dar a um(a) filho(a) um nome de pedra preciosa. Desta família de pedras preciosas, em Portugal são admitidos nomes como Ágata (1), Esmeralda (8), Jade (13), Safira (36), sendo que o número de registos verificados em 2014 consta entre parêntesis. No Brasil, onde não existe restrição de nomes próprios, outras opções poderiam ser Âmbar, Cristal, Pérola e Rubi.
Desta leitura se retira que Safira é, de longe, o nome de “pedra preciosa” que mais aceitação tem entre os portugueses, encontrando-se num crescendo de registos há já algum tempo. A Safira é uma pedra preciosa que pode ser encontrada na natureza ou ser criada artificialmente em laboratório, apresentando várias colorações possíveis: azul, púrpura, dourada, rósea ou ser, inclusive, incolor se for pura. Porém, quando pensamos em Safira, somos bem capazes de apenas nos lembrarmos daquele azul profundo e sereno, maravilhosamente bonito.
Há quem a equipare à serenidade do céu noturno ou à imensidão do mar profundo, conseguindo encontrar paz nestes cenários imagéticos. De facto, a Safira azul é a mais valiosa de todas as variações e uma menina chamada Safira poderia sim, ser serena e profunda, na sua forma delicada de ser. Uma menina que cativa o mundo e transporta no seu nome o seu valor.
Acho-o perfeitamente usável, e uma alternativa “preciosa” nos nossos dias!
E para quem não sabe, Safira é também um nome bíblico! Está presente em uma passagem em Atos dos Apóstolos, onde Safira é esposa de Ananias. Ambos eram membros da igreja cristã primitiva em Jerusalém.
E para quem não sabe, Safira é também um nome bíblico! Está presente em uma passagem em Atos dos Apóstolos, onde Safira é esposa de Ananias. Ambos eram membros da igreja cristã primitiva em Jerusalém.
Joana Recharte.
Da família das pedras preciosas, Safira é o vosso nome favorito?
acho lindo!
ResponderExcluirGosto muito. Tão exótico!
ResponderExcluirgosto, mas parece datado.
ResponderExcluirÉ giro, mas prefiro Jade e Esmeralda :)
ResponderExcluirMuito lindo! Um literal perfeitamente usável como nome próprio. Imagino tb uma menina serena, profunda e delicada chamada Safira, ótima descrição Joana!
ResponderExcluirAdoro Safira, mas meu preferido nessa categoria atualmente é Pérola. :)
ResponderExcluirDe todos excluindo esmeralda por motivos lógicos , prefiro pérola !
ResponderExcluirAté consigo simpatizar mas não a ponto de adorar ou ponderar usar.
ResponderExcluirO meu favorito da família das pedras preciosas é Jade.
Mesmo não sendo meu favorito da "família", adoro Safira... É um nome elegante e exótico ao mesmo tempo. Meu preferido dentre os nomes de pedras preciosas é Jade (e daqui um tempo vem uma publicação dele que tá toda linda *-* hahaha) e é o possível futuro nome da minha filha - quando ela vier, hahaha.
ResponderExcluirGente que maravilha!! Apenas essa semana me deparei no trabalho com 2 pedrinhas preciosas em forma de gente (em média 2 anos de idade) com nome Safira. Lógico que seria um indicativo e vim correndo pesquisar o nome. Simplesmente fantástico o texto. Parabéns! Adorei a história da pedra e a forma que ela nos apresenta sob diversas cores e formas. amei! Entrou na minha lista de preferências!
ResponderExcluirMeu nome é safira❤😍, minha prima se chama safyra e nasceu com os olhos azuis escuros mt lindos😍❤💧
ResponderExcluirEu também me chamo Safira kkkk
ExcluirTenho uma filha que se chama Pérola Bianca e outra que se chama Safira Celeste
ResponderExcluir