sexta-feira, 24 de julho de 2015

Moana



Hoje venho falar de um nome que considero exótico e bonito. É estrangeiro mas facilmente compreendido em português, tanto na grafia, quanto na pronúncia: Moana.

Moana é um nome com origem nas línguas polinésias (sendo o maori, na Nova Zelândia e o havaiano, algumas das mais conhecidas), proveniente dos povos indígenas que habitavam/habitam esses locais e significa "oceano" ou "mar profundo". Pode também significar o ato de prostar-se a si mesmo, inclinando-se para a frente em uma das mãos e joelhos, na presença de um chefe.

É um nome totalmente incomum no Brasil e em Portugal(obteve apenas 1 registro em cada um dos países em 2015) mas creio que sua popularidade vai aumentar bastante, pois em novembro de 2016, a Disney lançará o filme Moana, com sua mais nova princesa, que dá nome ao título.

O filme contará a história de Moana Waialik, uma jovem navegadora e única filha de um chefe tribal de uma longa linhagem de navegadores , no Pacífico sul. Quando sua família precisa de ajuda, ela embarca em uma jornada em busca de uma ilha lendária. Durante sua jornada, ela se une ao semideus Maui, para atravessar o oceano aberto, encontrando criaturas do mar, submundos desconhecidos e mitos encantadores. Tudo isso entremeado com o folclore dos povos nativos da Polinésia.
Sem dúvida esse filme alavancará a popularidade do nome Moana em todo o mundo. 

Moaña é também o nome de um município da Espanha.

Moana na mídia:

  • Moana  Maniapoto - cantora e compositora neo-zeolandesa;
  • Ika Moana - grupo de amigas surfistas cearenses, unidas para divulgar o surf feminino através de conceitos como união, amizade e companheirismo

Em algumas ilhas da polinésia, Moana é usado também em meninos, mas acho que para o português seu uso é indicado exclusivamente para meninas, já que sua terminação "ana" é usada apenas no feminino na língua portuguesa.

Moana é um nome que me transmite boas vibrações, sua associação com o mar, me transmite também uma grande sensação de liberdade e essa é uma das qualidades que muito me encanta em um nome. E para vocês, o que Moana  transmite? Seria um nome que ponderariam usar numa filha? E se fosse aprovado em Portugal, será que seria apreciado?

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Nameberry, Adoro Cinema, Wikipédia.

25 comentários:

  1. Gostei imenso de saber que Moana será o nome de uma futura Princesa Disney, afinal de contas as histórias são sempre inspiradoras e gostei de saber que construíram a história com base também no significado do nome dela! Vou esperar ansiosamente por vê-lo!

    ResponderExcluir
  2. Amo, amo, amo! Sem dúvida usaria. Transmite para mim tudo que um nome precisa ter, para os meus critérios: Uma ligação com a natureza, um nome fácil de falar em outros idiomas e por ser usado em outros países pode ser considerado internacional e o bônus é que dá pra fazee diminutivos fofos.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia da nova princesa! Que bonito 😊 Gostei de Moana, acho muito fofo! E concordo com o ser exótico, adoro nomes exóticos! não acredito que pegue em Portugal, irá ser somente associado a princesa da Disney como Pocahontas. .. mas posso estar enganada.

    ResponderExcluir
  4. É um nome um tanto exótico e diferente. Nunca tinha "ouvido" e até gostei do nome.

    ResponderExcluir
  5. Que nome fantástico!
    Usaria em uma filha, com certeza. Amei a sonoridade e adorei o significado.
    Espero que não se torne popular, por ser o nome de uma nova princesa da Disney.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom saber que a Disney irá lançar um filme com o msm nome que o meu finalmente quando eu for dizer meu nome as pessoas não vão pedir pra mim ficar repetindo kkk ... Já ouvi muitas pessoas dizerem que meu nome e esquisito e tudo mais , só que não me importo aliás acho gratificante ter um nome incomum ❤ todos devemos amar nosso nome o nome que nossos país escolheram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu nome é lindo! estou grávida de 21 semanas mas ainda não consegui saber o sexo do bb, espero muito que seja menina pois meu filho e meu esposo já chamam o bb de Moana desde que o teste deu positivo. ��

      Excluir
  7. Moana seu nome é lindo e inspirador, seus pais tiveram muito bom gosto!

    ResponderExcluir
  8. O meu nome é Moanna Monick adorei saber um pouco da história, estou aguardando ansiosa pra assistir o filme! :)
    Sou paixonada pelo meu nome!!

    ResponderExcluir
  9. Lindo mesmo! Nasci em Portugal em 1989 e nesse tempo ainda não autorizaram os meus pais a colocar esse nome invulgar. Meu pai foi marinheiro, e havia um barco com esse nome. E disseram lhe que em havaiano significava, saudades do mar. Os meus familiares tratam me por Moana, apezar de no meu Bi ser Ana. :)

    ResponderExcluir
  10. MOANA É O SEGUNDO NOME DA MINHA FILHA, ELA JA TEM 8 ANOS, CONHECI ESSE NOME EM UM FILME E AMEI!

    ResponderExcluir
  11. É um nome liiindo, afinal meu nome é: Pricila Moana; :)

    ResponderExcluir
  12. Amei o nome e também amei saber que terá uma princesa com esse nome. o dia que eu tiver uma filha, terá esse nome, pois é parecido com o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moara o seu nome é muito bonito e original! Também temos um post sobre ele

      Excluir
    2. http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/search/label/Moara?m=0

      Excluir
  13. Esses dias encontrei uma senhora com esse nome, achei lindo!
    E sem dúvidas com o filme vai se popularizar.

    ResponderExcluir
  14. Tambem nunca tinha ouvido falar nesse nome até ver o filme da Disney. E no instante em que conheci, ja me apaixonei. Moana é realmente um nome exótico, melódico, de fácil pronuncia e com um significado maravilhoso.

    ResponderExcluir
  15. Com certeza é um nome lindo Moana e com um significado mais lindo ainda "oceano".
    Tenho 2 filhas com terminações Ana e se caso venha ter um 3 filha sempre pensei em um outro nome também com terminação Ana e esse é perfeito.

    ResponderExcluir
  16. Nome da minha filha vai ser Moanna

    ResponderExcluir
  17. Estou grávida de 10 semanas, se for menina será esse nome 🙌🙏❤️

    ResponderExcluir