sexta-feira, 24 de julho de 2015

Oto


Nomes com três letras não são o forte dos portugueses, especialmente para rapazes. No top 100 de 2014 encontramos apenas Rui, Ivo, Gil e Ian. Mas há muitos mais para além destes, e a meu ver muito interessantes e modernos. Oto é dos meus preferidos. 

Um nome germânico descendente de Audo ou Odo, formas curtas de nomes começados pelo elemento Aud que significa "riqueza", "fortuna". 

A grafia germânica Otto parece ser mais apreciada; para quem acredita que nomes curtinhos têm pouco ou nenhum conteúdo, a dupla consoante confere mais força ao nome. Pessoalmente agrada-me imenso a grafia à portuguesa, acho mais delicada. 

Quatro reis da Alemanha carregaram este nome, começando por Oto I, no século X. Conhecido como Oto, o Grande, foi o primeiro imperador do Sacro Império Romano. Também os gregos tiveram um rei com este nome tão curto mas tão imponente. Oto da Grécia, príncipe da Baviera, tornou-se o primeiro rei da Grécia moderna em 1832 ao abrigo da Convenção de Londres. Foi casado com Amália de Oldenburg

No entanto, quando penso em Oto, para além de imaginar um rapazito amoroso e brincalhão, lembro-me sempre de Otto Frank, pai de Anne Frank, a menina judia que ficou mundialmente famosa depois da publicação do seu diário. Otto foi o único sobrevivente da família, e por isso o nome transmite-me sensações fortes como esperança, firmeza, resistência.

Há quem aponte Oto como uma variante de Heitor. Se assim é, adoro ainda mais este nome. Acho que nomes curtos são sinónimo de "atualidade" e por isso uma grande tendência. Oto pode ser uma excelente aposta para futuros pais que procuram nomes curtos, diferentes do habitual, internacionais, fáceis de escrever e pronunciar. 

Apreciam este nome?

10 comentários:

  1. Adorei o post. Poderia fazer uma publicação falando sobre outros nomes com três letras?
    Pois, sempre ficamos apegados aos que você citou, mas creio que existam nomes tão bonitos quanto esses. Oto/ Otto é lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Referi apenas os mais conhecidos. Já fiz uma publicação sobre Cid (amo este nome!)
      Há também sobre Ari/Ary, e de momento só me lembro destes.
      Vou então falar dos restantes ;)

      Excluir
    2. Falámos também de Ian, Ivo e Noé (amo este) - claro que femininos também falámos, bem mais até.
      Mais curtinhos se juntarão a todos estes :)

      Excluir
    3. Obrigada, vou dar uma olhada nos nomes já publicados. Sou apaixonada por nomes curtinhos e adoro poder saber da existência de tantos outros nomes belos. Parabéns pelo trabalho de vocês!

      Excluir
  2. Gosto sim, apesar de curto é forte, tem uma boa sonoridade. Tb prefiro a grafia Oto, acho mais bonita.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Oto & Otto! Acho-o forte e imponente! E uma capicua ;)

    ResponderExcluir
  4. Gosto, mas acho que gosto mesmo por causa do Otto Frank...

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto Pilar, parabéns. Apesar de termos muitos nomes em comum, não gosto deste. Não consigo simpatizar

    ResponderExcluir
  6. Adoro a grafia Otto *-* é um dos meus queridinhos.

    ResponderExcluir