quinta-feira, 16 de julho de 2015

Fátima - Por Experiência Própria


Quando eu era pequena não adorava o meu nome. Preferia ter nomes como as minhas amigas: Joanas, Cátias, Andreias e Danielas. 
Fátima é um nome marcante em Portugal, muito usado desde as Aparições na Cova da Iria, Fátima, em 1917. Na minha geração, a geração das Cátias Vanessas, já não era um nome tão usado, os pais procuravam nomes mais modernos. Portanto, eu achava que tinha um nome mais antiquado que as minhas amigas.
Fora isso, nunca tive problemas com o meu nome, normal, usável, nunca deu para fazer rimas nem nada dessas coisas. 
Hoje gosto do meu nome e prefiro-o, de longe, aos nomes que marcaram a minha geração. Acho que é muito mais interessante, um nome forte, com presença. 

Muito popular entre os muçulmanos, em Portugal o significado real do nome passa completamente ao lado, para os portugueses Fátima é apenas um nome português e muito católico. 

Fátima é um nome árabe que significa "a que se abstém", "cativante" e "a que desmama os seus filhos". Era filha do profeta Maomé, também chamada de Fátima Zahra "Fátima, a brilhante". A cidade portuguesa herdou o seu nome de uma princesa Moura chamada Fátima, que foi dada em casamento a um Conde de Ourém. 
Aceitando o Cristianismo, foi baptizada com o nome Oriana. Daí os nomes das cidades: Fátima e Ourém

Hoje em dia, é um nome pouco usado e não é fácil imaginar uma bebé chamada Fátima, mas elas ainda nascem e acho que nunca deixarão de nascer! 
Em 2014 Fátima teve 21 registos e Maria de Fátima, 17. 
O guitarrista da banda Xutos e Pontapés, João Cabeleira, e a sua mulher, escolheram o nome Fátima para a sua filha nascida em 2013. 

Personalidades: 
  • Fátima Bernardes - apresentadora e jornalista brasileira; 
  • Fátima Lopes - apresentadora portuguesa.
Fátima Anjo.

O que pensam do nome Fátima?

14 comentários:

  1. Adoro , um nome com grande significado !

    ResponderExcluir
  2. Não é um nome ruim, tem uma boa sonoridade, mas é meio antiquado.

    ResponderExcluir
  3. Adoro , um nome com grande significado !

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Para quem quiser mais detalhes sobre a história Fátima/Oriana é só ver o post sobre ORIANA :P Eu a puxar a brasa à minha sardinha ;)
    Tenho uma vizinha chamada Fátima (dos seus 40 e picos anos) e vivo perto de Fátima e de Ourém. Sempre associei muito "Fátima" à localidade, apesar de conhecer a apresentadora de tv e a estilista homónimas; e tenho um carinho especial por essa terra pois de pequenina sempre passava lá o Natal.

    ResponderExcluir
  6. Eu vivo ao pé de Fátima por isso não consigo usa-lo. A minha professora da primária chamava-se Fátima e nasceu no dia 13 de Maio coisa que acontece muito por aqui

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto. Acho muito pesado e sem graça. Mas também preferia me chamar Fátima a muitos outros nomes dos fins dos anos 80, como por exemplo Marlene ou Cátia.

    ResponderExcluir
  8. Acho bonito e elegante! Um clássico :) Ser de origem árabe dá-lhe um brilho muito interessante! Gostei muito de saber mais sobre Fátima :)

    ResponderExcluir
  9. Definitivamente é melhor que Cátia ou Marlene mas eu, com todo o respeito, não gosto do nome. A mim parece-me um nome um pouco pesado.

    ResponderExcluir
  10. Detesto. Detesto a associação cá em Portugal.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro. Faz parte dos meus favoritos... É também o nome da mãe da minha melhor amiga num dos compostos mais originais que já vi no Brasil: Fátima Oriana. AMO!

    ResponderExcluir
  12. Quando a minha prima nasceu em meados dos anos 2000 o nome escolhido para ela foi Fátima. E a família torceu o nariz, reclamaram do nome, afinal porque não Beatriz, Isabela, Julia... Nomes tão mais normais para uma menina nascida naquela ocasião. Diziam que ela iria odiar o nome, pois bem... Hoje ela já é uma mocinha e nunca vi ela reclamar do nome quanto a família ninguém mais acha o nome feio ou se acostumaram a ele ou viram que tem lá sua beleza e francamente nem todos os nomes da família são lindos de morrer eu cá passei a simpatizar com Fatima por causa da guria, pois até então para mim era um nome que nem fedia e nem cheirava.

    ResponderExcluir