sábado, 18 de julho de 2015

Elvira


Elvira! Adoro a sonoridade! É um nome antigo, medieval, mas tão bonito e tão capaz de conquistar a contemporaneidade! Transmite-me uma mística especial, que associo à beleza dos tempos idos, à realeza e às artes. Aos tempos da magia, da simplicidade, dos amores arrebatadores, romantizados pelos poetas e trovadores. E acho, naturalmente, uma escolha diferente e interessante para uma menina de hoje!

Provavelmente, Elvira possui raízes celtas el’hil (raça) e gwir (pura) ou provém do visigodo Gaslivira, que resulta da junção do vocábulo gasls (todos) e wers (verdade). Foi um nome muito utilizado na Península Ibérica no passado, sobretudo na época medieval, onde eram também comuns outras variantes como Gelvira, Julvira e Gilvira.

Elvira, sem dúvida é a versão sonora e graficamente mais bonita, e foi um nome predileto da monarquia medieval espanhola, tendo sido o nome de três Rainhas de Leão, de uma Rainha da Sicília (nascida em Castela) e de muitas outras infantas espanholas. Esta associação à Idade Média justifica, exatamente, o meu fascínio pelo nome e a aura mística que o cerca. Nas artes, Elvira foi muito apreciado, destacando-se o filme Elvira, Mistress of the Dark. Elvira era também o nome da avó do Pato Donald, e a heroína de várias óperas como a I Puritani, Ernani, L’italiana in Algeri e Don Giovanni (Mozart). Foram escritas duas peças de teatro de nome Elvira, uma em 1667, pelo Conde de Bristol, e outra em 1763 por David Mallet

Atualmente, Elvira não consta do Top 100 dos nomes femininos, nem em Portugal, nem no Brasil. No entanto, de acordo com o SPIE, foi um nome muito apreciado em Portugal no século XX, sendo comum entre 1920 e 1950, e tendo decrescido a partir de 1968, último ano onde teve mais de 100 registos. Em 2014, foram registadas 3 meninas de nome Elvira em Portugal, e os compostos: Elvira Francisca e Herlica Elvira. Acho que Elvira facilmente se conjuga com nomes de aura mais moderna, tornando o conjunto bastante harmonioso e equilibrado.

Joana Recharte.

Gostam de Elvira? Encontram algum composto interessante com este nome?

16 comentários:

  1. Elvira me lembra demais a bruxa do filme Elvira, a Rainha das Trevas, talvez por isso o ache um pouco caricato e super pesado. No campo pessoal já conheci uma Elvira, mas a recordação não é das melhores e fiquei com aversão ao nome. Resumindo: não gosto de Elvira.

    ResponderExcluir
  2. Em relação aos compostos, me lembrei q a atriz brasileira Totia Meireles na verdade se chama Maria Elvira. Creio q esse seja um bom composto.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto, sempre acabo fazendo associação a vilãs de novelas/filmes.

    ResponderExcluir
  4. Olha gostei kkk visto assim e giro !!! :-)

    ResponderExcluir
  5. Adoro nomes medievais. Elvira até é giro :) Lembra-me Vera e Lira, dois nomes que adoro.

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro do filme com este nome, sendo nome de uma bruxa. Se pudesse classificar diria que é dark trevosão ou um emo caricato...pensando em nomes na mesma vibe eu adoro Ravena, Brenda e Wanda (este último é meu xodó desde a família Adams kkk). Elvira lembra Alzira...Acho que prefiro Zira nome da leoa má do rei Leão 02. Elvira parece um nome meio nazista (raça pura)...Elvira pode gerar algum bullying por causa do final "vira" (minha irmã chama Nazira e sofre com isso, pois a chamam de Na vira). Enfim, Elvira não faz meu gosto, mas quem gosta sugiro que forme compostos melódicos com o nome :)

    ResponderExcluir
  7. Nunca gostei do meu Nome, sofri muito bullying na infância e se eu me apresentar por esse nome vejo uns risinhos... Meu nome é Elvira Vivian, uso mais meu segundo nome. Mas amei o texto, seria legal se eu tivesse nessa época meu nome iria arrazar <3

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Elvira Augusta. Na minha família desde sempre existem Elviras Augusta. Tenho fotos antigas desde 1910 de primas tia avó bisavós e trisavos Elviras. Sempre mulheres fortes Acho o significado Amante da lança interessante.

    ResponderExcluir
  9. minha mae é Elvira, e extraordinaria pessoa, amorosaagora, minha filha e Maria Elvira.

    ResponderExcluir