terça-feira, 7 de julho de 2015

Elias



Do hebraico que significa o meu Senhor é Deus, Elias surgiu num contexto bíblico, onde é apresentado como profeta, durante o reinado israelita de Acab e Jezebel no século IX a.C. De acordo com os textos sagrados, Elias fez chover fogo do céu e desapareceu da terra, sendo levado para os céus por uma carruagem de fogo.

Como nome bíblico do Antigo Testamento, Elias encontra-se bem difundido por todo o mundo, sendo esta grafia uma das mais internacionais que se pode encontrar para este nome (escreve-se de forma igual ao português na Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria Inglaterra e Noruega). Outras versões bastante reconhecidas do nome são Elijah (países anglófonos) e Ilia (Bulgária, Geórgia e Rússia). A título de curiosidade, Elijah Woods é o nome do ator que deu vida a Frodo Baggins, personagem da Trilogia do Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien).

Elias é um nome muito harmonioso e cumpre o meu critério pessoal de número mínimo de vogais para ser considerado um nome extremamente melódico. Acho-o muito querido e ternurento, e via-me a utilizá-lo num filho sem quaisquer problemas e com muito gosto. Tem as vantagens de ser facilmente reconhecido por toda a gente, mesmo internacionalmente, e de não ser popular. Em 2014, em Portugal, Elias foi registado apenas 20 vezes e em São Paulo, no mesmo ano, não consta na lista de nomes mais utilizados.

Joana Recharte.

Quem usava também?

16 comentários:

  1. É um nome q tem várias qualidades( gosto muito do fato de ser internacional), mas não me agrada o fato de ser um nome muito associado à religião(pelo menos na região onde moro no Brasil tem essa conotação).
    Amei a foto, lindinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, a qualidade está justamente aí: além de ser nome bíblico muito forte, tem no seu próprio significado menção à Deus.

      Excluir
  2. Elias é mesmo fofo, querido, pouco usado e perfeitamente conhecido de todos e por quase todo lado, uma escolha acertada! Apenas não o usaria por não ser dos meus favoritos... Mas que o aprovo, aprovo, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  3. Elias nao consigo encaixar o nome ... =(

    ResponderExcluir
  4. Como fã d'O Senhor dos Anéis, não posso deixar passar esse pequeno erro... Elijah Wood, e não Woods ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assumo-me culpada! xD Obrigada pela correção!!

      Excluir
  5. Quanto ao nome, gosto muito e não sabia que Elijah era uma variante de Elias, adorei :)

    ResponderExcluir
  6. Concordo com as qualidades de ser internacional e reconhecível, isso é um ótimo ponto para um nome, não ser popular também é muito bom. Mas não gosto mesmo do nome, a sonoridade não me atrai, talvez por ser ternurento demais... rsrsrrsrsr Fora o fato de ser de origem religiosa, isso para mim não passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto justamente por ser de "origem religiosa" como você diz (para mim, um "nome Bíblico" melhor). Mas não sei se usaria porque, ao contrário do que diz no post, considero Elias um nome popular, sim, no Brasil. Também conheço Eliel e Eliseu.

      Excluir
  7. Acho giríssimo. Nunca conheci nenhum... adorava conhecer um pequeno Elias 😊

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse significado e o nome me encanta! A grafia e a sonoridade são lindas.

    ResponderExcluir