segunda-feira, 27 de julho de 2015

Egas


Nome antiquíssimo, remonta à Era Medieval, tendo-se preservado a sua grafia original até aos nossos dias. A sua origem é incerta, mas presume-se que Egas é um nome germânico que significa combatente ou espada.

A História de Portugal preservou este nome através da lenda de Egas Moniz, o aio. Reza a lenda que a educação de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, foi entregue a uma das famílias mais poderosas do norte, os Riba Douro, particularmente à pessoa de Egas Moniz. Acompanhado o futuro rei em momentos difíceis, Egas Moniz agiu em pleno Cerco de Guimarães oferecendo a vassalagem de D. Afonso Henriques ao Rei de Castela, caso o Rei libertasse a cidade. No entanto, D. Afonso não pretendia cumprir este pacto e Egas, desonrado por não ter sido capaz de fazer a valer a sua palavra, apresentou-se diante do Rei de Castela oferecendo-lhe a sua vida e a da sua família como pagamento pela falta de palavra. Naturalmente, a história tem um final feliz, tendo o Rei os libertando a todos pela valentia, coragem e integridade de carácter de Egas. E para mim, Egas representa exatamente estes princípios da verdade, do compromisso e da honra, que me fazem admirar ainda mais o nome!

Muito mais tarde, António Egas Moniz (Egas era apelido/sobrenome), médico português recebeu o Prémio Nobel da Medicina em 1949 pelo desenvolvimento de um procedimento cirúrgico muito aclamado na época – a lobotomia. Como última referência deixo o Egas & Becas, dupla de amigos inseparáveis da série infantil, Rua Sésamo!

Egas é um nome raro em Portugal: Os dados do SPIE dizem-nos que no espaço de seis décadas nasceram 61 Egas. Em 2014 não houve nenhum registo de um menino com este nome. Os portugueses parecem ter esquecido este nome, e para os brasileiros, provavelmente é desconhecido. Eu gosto muito do facto de ser um nome pequenino, engraçado, com uma sonoridade interessante e todas as histórias e lendas que o sustentam! Não tenho dificuldade nenhuma em imaginá-lo numa criança, num adulto nem num idoso. Acho que seria interessante alguém dizer “O meu irmão chama-se Egas”, “O meu pai é Egas”, “Pai, mãe, este é o meu namorado, o Egas” ou “O meu avô Egas é muito divertido”.

Joana Recharte.

Apostavam neste nome?

19 comentários:

  1. Realmente é um nome raro por aqui, nunca conheci ninguém chamado Egas. É um nome carismático e mesmo divertido, mas acho q funciona melhor como segundo nome.

    ResponderExcluir
  2. É bastante invulgar, é um nome um interessante. Eu gosto muito.

    ResponderExcluir
  3. Não é o meu estilo , mas não acho um mau nome..

    ResponderExcluir
  4. Que interessante o número de registos, sabia que era raro mas não tanto assim. Parece-me que Sancho é mais usado que Egas então.
    Eu gosto de Egas e também está na minha lista. 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Cláudia, Sancho é mais popular que este nome! Mas acho ambos boas escolhas e até formariam um par interessante :)

      Excluir
  5. Olá pessoal, meu nome é Egas. Meu avô era Egas também, e eu Egas Neto, portanto. Além disso, tenho um tio chamado Mauro Egas.

    ResponderExcluir
  6. Somos dois então xD, sou Egas Simão o único da minha família.
    Sem dúvida que gosto do meu nome, simple e fantástico de explicar as pessoas as histórias e lendas por detrás dele.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi. Meu sobrenome é Egas e gostaria de achar informações sobre quando o nome comecou a ser usado como sobrenome

    ResponderExcluir
  9. Oi gente. O meu nome é Egas. Em Moçambique já está se espalhando e muito. De 90 para cá pude conhecer um número elevado com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  10. Boas malta, meu nome é Tadeu de Egas Moniz ou seja na minha família aqui em Portugal somos 5 com o nome Egas Moniz.

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal!
    Meu nome é Egas, sou brasileiro e vivo no Brasil. Em uma pesquisa que realizei alguns anos atrás dizia que o nome Egas tinha origem Grega. Como o blog diz não saber ao certo a origem, ao certo, fazer aqui mais uma possibilidade rsrsrs... Bom, nunca tive a oportunidade de conhecer alguém com o nome Egas, sobrenome sim...
    Achei l Gal a iniciativa de vocês do blog!
    Será que chegaremos à marca Record de 100 Egas no mundo até 2020????? Kkkkkkkkkk #Egas/100... Kkkkkkkkkk
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai se chama Egas. Seus pais eram portugueses. Meu pai tem 83 anos atualmente

      Excluir
  12. Também sou Egas há 55 anos,meu pai também. Aqui em São João del Rei - MG sou único.
    Gosto muito do meu nome.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Meu pai eh Egas, somos de São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Vanessa minha mãe se chamava Galiana Egas, filha de português, Luis Egas. Nasceu em Taiassú, SP.

      Excluir