quinta-feira, 23 de julho de 2015

Antónia/Antônia



A origem do nome António (para os brasileiros Antônio) não é consensual. Não se sabe se vem do latim Antonius (inestimável), do grego antheos (alimentado de flores), ou ainda do latim antius (o que está na vanguarda). De qualquer das maneiras, os três significados são interessantes, particularmente o grego. Sendo Antónia/Antônia  a versão feminina deste nome, transporta consigo, naturalmente todos estes significados também. Contudo, continuo a achar que todo o nome tem a sua história e António/Antônia  e Antónia/Antônia seguiram e seguem caminhos muito diferentes.

Claramente, Antónia/Antônia é muito menos usado em Portugal e no Brasil, e a predominância ou sobrepopularização do seu masculino podem estar na origem deste uso mais contido. Foi muito usado pela monarquia e aristocracia do século XIX e XX, tendo existido a Infanta Antónia de Portugal, que casou com Leopoldo, Príncipe de Hohenzollern e cujo filho de ambos, Ferdinand, foi Rei da Roménia.

Outras referências serão, por exemplo, Nina Antonia, jornalista musical e ex-cantora britânica, Toni Collete (cujo nome de batismo é Antonia), atriz e cantora australiana, Antonia Kidman, jornalista australiana, irmã da célebre Nicole Kidman, e a nossa portuguesa Mia Rose, cujo nome verdadeiro é Maria Antónia T. Rosa.

Em 2014 nasceram em Portugal 14 meninas com este nome. Antónia/Antônia  tem a vantagem de ser internacional e um nome bem conhecido por todos. Acho bonito, forte e elegante! Pode ser considerado pesado ou datado, mas eu acredito que todos os nomes enchem as medidas a alguém e Antónia/Antônia está carinhosamente à espera da oportunidade de olharem para ela com admiração. 

Joana Recharte.

Eram capazes de lhe dar esta atenção?

9 comentários:

  1. Adoro. O meu avô paterno era António Raúl, por isso se eu tivesse uma Antónia era giro ter essa referência.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um nome queridinho entre os artistas brasileiros atualmente. Uma das gêmeas da atriz Giovanna Antonelli se chama Antônia, a filha da tb atriz Camila Pitanga é Antônia. Maria Antônia é o nome da filha de mais uma atriz: Taís Araújo. Não é um nome que me agrada, acho realmente pesado, tem uma sonoridade muito masculinizada...talvez vire moda por aqui, justamente por causa das filhas dos famosos.

    ResponderExcluir
  3. Antônia foi tb o nome de um seriado que passou na rede Globo entre 2006/2007. Foi baseado o filme de mesmo nome e falava sobre a vida difícil de quatro amigas moradoras de um comunidade humilde no Brasil. A música tema tb se chamava Antônia( "Antônia brilha, Antônia sou eu, Antônia é vc..")

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. AMO! É um nome lindo, forte e com 3 possíveis significados bastante interessantes. Qualquer um deles me agradaria.

    ResponderExcluir
  6. Um nome que considerava impensável mas que agora amo de paixão, colocaria sem reservas a uma filha minha. Os meus bisavós eram Antónia e António, por coincidência.

    ResponderExcluir
  7. Acho lindo o nome, o problema é só o apelido ; Tonha.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho lindo o nome! Talvez para não ter o apelido "tonha", Antonella pode ser uma opção, mas msm gosto de Antónia! Um encanto e acentuado com o acento agudo vira uma joia pra numerologia cabalística! Esse nome mora no meu coração ♡♡♡

    ResponderExcluir