terça-feira, 9 de junho de 2015

Quar


Hoje falo-vos de outro nome também bastante especial para mim, Quar. É, sem dúvida alguma, o meu nome preferido feminino de há anos. Não há outro para mim que se iguale a ele. É pequeno, agradável, fácil de dizer em português e noutras línguas, e o que mais gosto nele é o facto de começar por uma letra incomum, Q.

Por incrível que pareça, descobri este nome quando consultei pela primeira vez a Lista de Nomes Permitidos em Portugal, e o vi classificado como "Aceite", tendo em conta que apenas é aceite como feminino. A origem deste nome? Incerta. A única coisa concreta que encontrei acerca do seu significado foi, apesar de dubitável quando à sua credibilidade, que significava aquela que canta. Agrada-me bastante esta ligação. No entanto, penso que a razão pela qual consta Quar na nossa lista foi porque tentaram registar Kwar, e não foram bem sucedidos (porque lá consta como não aceite), então, Quar será o nosso aportuguesamento. Pesquisando encontrei que kwar é a palavra em dobel (uma das línguas austronésias, faladas nas ilhas do sudeste asiático) para água.

Na língua kapoor, usada pelos caapores, povo indígena residente no estado do Maranhão, no Brasil, o sufixo -kwar é utilizado em várias palavras e tem maioritariamente o significado de algo relacionado com profundidade. Como por exemplo: myrakwar (buraco na árvore) = myra (árvore+ kwar; e itakwar que significa cave. No tupi, kwar significa Sol, tanto que o verbo quarar significa "clarear a roupa ao Sol". Portanto, pode até ter sido um brasileiro com origem no povo caapor (ou mesmo por influência tupi) que tentou registar Kwar em Portugal, com o significado "profunda" ou "Sol".

Pesquisando por pessoas com este nome através das redes sociais, descobri que há mais pessoas do sexo feminino de origem hispânica com este nome, no entanto, também há quem se chame Quar e tenha origem asiática. Em Portugal, como já referi acima, é aceite apenas como feminino, mas há também pessoas do sexo masculino como nome. Atualmente, segundo as White Pages dos EUA, descobri que há 4 pessoas apenas que têm Quar como sobrenome e 8 pessoas que se chamam Quar. Mais uma prova de que é um nome raríssimo.

As reações das pessoas quando falo sobre Quar dividem-se bastante. Ainda não conheci ninguém que já conhecesse este nome sem ter sido eu que lho apresentei. Algumas gostam porque lhes soa bem, é diferente do que o que estão acostumadas e gostam da grafia. Eu, cada vez que digo o nome em voz alta, faz com que ainda goste mais dele. Há outras pessoas que ainda não lhes "entranhou" e há também quem diga que lhes lembra o verbo homófono "coar", mas sinceramente não vejo grande problema nisso, há tantos nomes que são verbos que podia listar, mas vocês já sabem.

Escusado será dizer que, ao nível de registos, Quar, em Portugal não teve nenhum registo nos últimos anos e não sei se alguma vez teve. Sinceramente isso não me preocupa nada, pois como já referi no post de Lurian, gosto de nomes exclusivos. Há alguns registos noutros países, principalmente os hispânicos e asiáticos, tendo em conta as pessoas que encontrei e conversei online.

Gosto de Quar, sim, ao ponto de usar numa filha, acho perfeitamente usável, mas um verdadeiro desafio, para mim, é criar compostos com este nome. Atualmente gosto de Quar Oceana, Quar Amelina e, o meu preferido Quar Olívia, que junta os meus dois nomes preferidos. Imagino uma criança feliz e rebelde semelhante à da imagem escolhida.

E vocês, o que pensam de Quar?

12 comentários:

  1. Adoro! Acho-o muito querido, único, exótico - lembra-me quartzo.
    E tenho adorado cada vez mais nomes femininos com esta terminação -ar. Quar é hoje dos meus nomes preferidos <3

    ResponderExcluir
  2. Ah, e desses compostos que referiste, o meu preferido é Quar Olívia, porque contrasta o som forte de Quar com o delicado de Olívia :)

    ResponderExcluir
  3. Para mim o nome ainda é estranho mas não desgosto, é uma questão de hábito, creio ;) Achei que Quar Oceana, aquela que canta e é do oceano, é qualquer coisa de fenomenalmente poético *_* Adoraria ver uma menina assim chamada :D

    ResponderExcluir
  4. ja sabes o que penso. Nao gosto. Nem do som, nem da grafia, nem do fato de parecer um verbo (e nisso tenho problemas com todos os nomes que o são...Mia, Lia etc). Nao é um nome horroroso porem, mas nao me cativa nada. Ainda bem, pq assim sempre se mantem a exclusividade :) se cativasse muita gte ja nao teria tanto brilho para ti, talvez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, se muita gente gostasse, eu provavelmente não lhe acharia tanta graça :)

      Excluir
  5. Não gosto, o som e a grafia não me agradam. Talvez me cativasse mais como segundo nome...

    ResponderExcluir
  6. Começo a gostar... para já simpatizo.

    ResponderExcluir
  7. Rafael, esse nome é a sua cara! Confesso que no início quando vi pela primeira quando você falou, achei bem estranho, mas passou-se o tempo e já começo a achar simpático. Um nome semelhante e que gosto muito e de origem árabe é Qamar, sendo unissex também, usado um pouco mais em homens, porém prefiro no feminino como Quar. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Gosto, mas acho que para um país de outra língua, espanhol ou inglês. Nos países de lingua portuguesa - leia-se Brasil - lembra o Chico Bento dizendo "qual"... porém, me intriga, é musical...

    ResponderExcluir
  9. Começo a simpatizar ... tem um ar exótico! Mas ainda não me conquistou
    Quar Oceana é no mínimo impactante

    ResponderExcluir