terça-feira, 30 de junho de 2015

Golias


Um nome que vai, com certeza, causar estranheza entre muitos de vocês: Golias. Não posso dizer ao certo nem porquê nem como é que gosto deste nome, mas a realidade é esta, gosto. Desde sempre não digo, mas sim, desde que o ouvi. Há algumas associações menos boas a este nome, mas vou mostrar-vos tudo o que conheço e descobri sobre Golias.

A respeito de Golias, há fontes que afirmam significar guerreiro poderoso, enquanto outras afirmam que o seu significado é passagem, mudança, exílio ou transmigração.
A origem do nome Golias é bíblica, tendo como referência a personagem guerreira de Gate, descrito como sendo um homem medindo aproximadamente 2,90m, que seriam 6 covados e um palmo. Segundo os relatos da Bíbilia Sagrada, Golias, que participou no episódio da batalha entre os Filisteus e o povo de Israel, foi enfrentado e morto por David.


Como outras referências a este nome, temos Dr. Bill Foster, também conhecido por Golias Negro, uma personagem fictício do Universo Marvel, criado por Stan Lee e Don Heck. Para quem gosta da nossa fauna, sabe-se que o nome Golias insere-se em algumas espécies de animais como por exemplo o peixe-trige-golias e o besouro-golias. E ainda, Ronald Golias, ator e comediante conhecido do povo brasileiro.

Assim como disse no início que causava estranheza, pois não consegui encontrar registos deste nome próprio tanto em Portugal como no Brasil, tratando-se de um nome raro, pode haver quem adore este nome por isso mesmo, por ser mesmo raro, tal e qual como eu. Acho um nome com história, apesar não ser a mais feliz, mas pelo menos é um nome que toda a gente reconhece. Admirava imenso alguém que nomeasse Golias a um filho, é realmente um nome de coragem, que no fundo tem um bom significado.

Vocês seriam corajosos a esse ponto?

8 comentários:

  1. Acho sonoro e memorável. Mas não gosto... Não consigo desassociar do gigante da Bíblia. Mas adorava conhecer um Golias e saber o que ele acha do seu nome 😊

    ResponderExcluir
  2. Quando vi q o nome abordado seria Golias, realmente me causou estranheza e só me lembrava do gigante bíblico, mas a menção ao Ronald Golias já me fez ver o nome com muito mais simpatia! :) Foi um grande comediante brasileiro. Era tratado por Golias.

    ResponderExcluir
  3. No caso dele, Golias era sobrenome/apelido.

    ResponderExcluir
  4. Não, confesso que não teria essa coragem! x) Mas também não gosto da sonoridade inicial "Gol" e depois lembra-me algo muito (muito!) parvo que é a palavra "engolias". É uma escolha ousada, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  5. Detesto, acho caricato e impraticável para um ser humano

    ResponderExcluir
  6. Acho um nome antipático, não consigo gostar ou me habituar, não importa o quanto leia! Poucos nomes me tem tão inflexível... Golias é um deles!

    ResponderExcluir