domingo, 7 de junho de 2015

Florença & Florência



Hoje venho falar de duas variações de um mesmo nome que está há muito tempo no meu top feminino: Florência/Florença.



Florência/Florença vem do nome latim Florentius e Florentia (no gênero feminino) que deriva de florens que significa “florescer, prosperar”. Florentius foi um nome muito usado por antigos santos cristãos e consequentemente se tornou popular durante a Idade Média.



Florença é também o nome da cidade italiana (Fiorentia ou Firenze), que fica na região de Toscana. Antigamente era conhecida como a capital da moda e hoje em dia é considerada uma das cidades mais belas do mundo, além de ter sido o berço do Renascimento. A cidade ganhou maior destaque por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor de “ A Divina Comédia”, que é um marco da literatura universal e de onde a língua italiana moderna têm várias influências.


Florência/Florença não são consideradas as versões mais internacionais do nome, pois têm os caracteres especiais (^) e (ç). Porém para quem gosta de versões internacionais, encontramos Florencia, sem circunflexo, em espanhol e também Florenza e Florence, que podem funcionar em países lusófonos.

Outras versões do nome são: Floor, Floris (Holandês), Fiorenza, Fiorenzo (Italiano), Florentia, Florentius (Romano Antigo).

Este nome tem o diminutivo Flor, que pode deixá-lo ainda mais atrativo e que dá a ele um toque mais meigo, apesar da sonoridade que considero de equilibrada a forte.

Luinara Menezes.

Inegavelmente associado à cidade italiana (e por isso, introduzido nesta rubrica), acham Florença ou Florência, bons nomes?

18 comentários:

  1. Gosto de Florença, acho muito querido! Florência já não gosto.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Portugal podia ser uma alternativa a Constança.

    ResponderExcluir
  3. Super românticos , gosto imenso dos dois. O diminutivo Flor é um amor.💜

    ResponderExcluir
  4. É tão amoroso :) Prefiro Florença.

    ResponderExcluir
  5. Acho Florença mais legal, e adorei o texto! Mas não usaria por achar delicado demais para o meu gosto.

    ResponderExcluir
  6. A-DO-RO!! Florença é super fofinho e a versão italiana Fiorenza ainda mais :)

    ResponderExcluir
  7. Acho Florença e Florência muito bonitos. Entre eles prefiro Florença. Aliás gosto de todos os nomes q derivem de "flor",todos são românticos e femininos , adoro.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto! Amo este nome! Adoro a ideia de florir, florescer e mesmo prosperar a que remete...

    ResponderExcluir
  9. Fiorência não gosto. Gosto de Florence e Florença é impraticável para mim, porque era um nome de uma personagem travesti cómico (matrafona) de uma peça que fiz em que contracenavamos juntos e não consigo desassociar essa imagem hilariante.

    ResponderExcluir
  10. Florencia foi muito comum na Argentina nos anos 80 e 90 . Acho muito lindo o nome . Não sei se e internacional, se fosse eu colocaria em uma filha sim!

    ResponderExcluir
  11. É um dos nomes femininos que eu mais gosto! Acho muito meigo, delicado e alegre! É lindo! O ç dá um charme incrível! Outro nome com ç que eu amo é Açucena!

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Florencia, gosto mto do apelido Flor.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou esperando uma menina ! Mas estou na dúvida se eu boto Florência ou fiorella ... vocês podem de ajudar a escolher ?

    ResponderExcluir