segunda-feira, 22 de junho de 2015

Angelina


Um tesourinho discreto. É assim que descrevo este nome, que tanto me agrada e entusiasma. Naturalmente, compreendo que nem todos partilhem deste meu fascínio, mas a verdade é que Angelina possui uma sonoridade extremamente cativante e aquele pormenor da terminação em –ina dá-lhe um ar muito atual, por ser uma tendência (como temos vindo a ver) moderna.

Aproxima-se em termos gráficos e sonoros a tantos outros nomes que hoje em dia apreciamos e consideramos clássicos autênticos, e que são utilizados em tantos compostos maravilhosos, ora recordem só: Carolina, Catarina, Cristina, ou Valentina, este último um sucesso absoluto nos últimos tempos em Portugal e no Brasil! Uma vez que estes nome são tão requisitados para se juntarem a outros nomes, estou perfeitamente convicta de que Angelina, quando o povo o redescobrir, será também um elemento convidativo para formar conjuntos bem bonitos de nomes femininos que combinem e fundam, por exemplo, a força e a candura, o moderno com o antigo.

O nome ganhou força depois de muitos anos subjugado a mero diminutivo de Ângela, nome que, por sua vez, advém da forma latinizada do termo grego Angelus, que quer dizer anjo, a criatura divina tão acarinhada. Por se ter tratado de um diminutivo em primeira instância, podemos afirmar que Angelina significa “pequeno anjo”, ou até “pequena mensageira”. Para quem analisa o nome com base no seu significado, Angelina pode facilmente erguer-se na lista de favoritos.

Para aqueles que receiam que Angelina possa soar "religioso de mais", como também já me debati com esta questão, sinto-me capaz de argumentar que ver o nome desse ponto de vista pode ser redutor, até porque, se formos a apresentar uma leitura integrada de todas as religiões ou orientações espirituais que existem, a maior parte delas prevêem a existência de seres espirituais que nos auxiliam na nossa missão de vida, podendo esses seres serem pessoas, tais como nós, mas com uma bondade maravilhosa. Gosto deste conceito e deste valor, talvez daí gostar tanto deste nome.

Em termos de estilo, associo-o facilmente a outros nomes que remetam para valores ou qualidades, ou então, associo-o a nomes que me remetam exatamente a mesma doçura e, nesse sentido, deixo aqui uma listinha de nomes que acho que fariam pares femininos bonitos com Angelina:

Angelina & Benedita
Angelina & Celeste
Angelina & Constança
Angelina & Eleonor
Angelina & Emanuela
Angelina & Florença
Angelina & Francisca
Angelina & Heloísa
Angelina & Madalena
Angelina & Olímpia

Não é um nome que se possa associar a classes altas ou a grandes linhas aristocráticas, mas tem uma beleza muito distinta e terna. Durante todo o século XX manteve-se relativamente estável, tendo apresentado sempre valores superiores a 100 registos por ano, desde 1920 até 1950, onde o seu uso começa a ficar mais irregular, caindo para os 60 registos anuais na década de 70 e a partir daí, foi desaparecendo das opções dos portugueses para as suas filhas. De salientar que em 1933 nasceram 196 meninas chamadas Angelina, o que hoje corresponderia ao uso de nomes como Rafaela ou Luísa, no contexto português.

Num cenário mais recente, podemos afirmar que o número de registos anuais de bebés com este nome tem sido relativamente baixo, tanto em Portugal como no Brasil. Para ser mais concreta, em Portugal, em 2013 nasceram 11 pequenitas assim chamadas e foram registados também os compostos Angelina Cristina, Angelina Isabel, Angelina Patrícia, Iara Angelina, Luana Angelina, Maria Angelina e Simone Angelina. Um ano mais tarde, em Portugal, nasceriam outras 13 meninas com este nome e os compostos Angelina Dária, Angelina José, Angelina Maria (4 vezes), Angelina Nafim, Angelina Naiara e Elsa Angelina. Por fim, no ano de 2015, foram registadas mais 11 meninas, sem que se tenha conhecimento acerca dos compostos utilizados.

Já no Brasil, e talvez pelo fenómeno da super popularidade de Valentina, Angelina alcançou uns bonitos 256 registos só no Estado de São Paulo no ano de 2015, o que me faz ter esperança acerca da propagação deste fenómeno de aceitação até terras lusitanas. Até então, é,
 portanto, um nome longe da ribalta, harmonioso, facilmente reconhecido em grande parte do mundo e muito querido, o que para mim o torna perfeitamente aceitável e usável em 2016 e adiante.

A maior referência será Angelina Jolie, que dispensa apresentações. Na música, Bob Dilan escreveu duas canções que focam o nome: Angelina e Farewell Angelina. Também Louis Prima tem uma música com este nome como título, uma música bem divertida, bem ao estilo vintage italiano.

Joana Recharte.

Qual a vossa opinião acerca deste nome longo?

Fontes consultadas:
Behind the Name, NameBerry, SPIE, IRN, ARPEN/SP

23 comentários:

  1. Acho divino, com certeza é usável nos dias de hoje. Porém prefiro a versão Angeline.

    ResponderExcluir
  2. E um nome que agrada-me mas a versao Angeline e mais bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro Angelina brilha mais, mas com certeza Angeline é um nome lindo

      Excluir
  3. É um nome lindo. Adoro e é uma ótima alternativa a Ângela que não gosto nada. :)

    ResponderExcluir
  4. Um nome muito cativante e terno, tem toda uma aura de carinho em torno dele. Uma ótima opção pra quem gosta da terminação "ina" e quer fugir de nomes muito populares.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito... mesmo sendo apaixonada pela Angelina Jolie 😍

    ResponderExcluir
  6. Adoro a Angelina Jolie mas o nome não me cativa muito.

    ResponderExcluir
  7. A terminação -ina é definitivamente uma das minhas preferidas. Gosto de Angelina e acho que tem um lindo significado.
    Tive uma tia-bisavó chamada Angelina irmão de duas Marias e de uma Laura... curiosamente nomes atuais e muito usados.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho um nome muito amoroso. Equilibra de uma forma muito interessante a doçura e a imponência.
    Gostaria muito de ver um bebê Angelina.

    ResponderExcluir
  9. Tão angelical!! Entrou pra minha lista há uns 5 ou 6 anos e nunca mais saiu (nem vai!). Costumo ter uma certa queda por nomes terminados em -ina, os considero muito doces e, ao mesmo tempo, carregam uma força diferenciada.

    ResponderExcluir
  10. Esse é o nome que escolhi para minha filha que nasce ainda esse mês de Setembro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos parabéns pela menina! É uma escolha maravilhosa! :)

      Excluir
  11. Esse é o nome que escolhi para minha filha que nasce ainda esse mês de Setembro!

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é angelina Victória e adoro meu nome,o nome da minha avó também é angelina

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito de nomes terminados em "ina", como Valentina,Josefina, Clementina, Joaquina, acho que é porquê sempre escutei minha mãe zoar com "uma perna torta e outra fina"...mas gosto muito de Tina e Angelina, são exceções que me agradam. Angelina é um nome lindo, meigo - celestial! Acho que Angelina e Liriel formaria um bom par de irmãs...ou Angelina e Serafim para irmãos! ^^

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma filha chamada Angelina e realmente tudo q fala sobre o nome dela é verdade ela é um doce de criança não poderia ter colocado outro nome

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma Angelina e realmente faz juz ao nome esse é meu pequeno anjo que trouxe a minha vida o verdadeiro amor não preciso de muito pra me sentir feliz só basta o sorriso da minha Angelina 😍.

    ResponderExcluir
  16. Acho muito lindo. É um dos meus nomes favoritos para menina, só perde para Luna e Cora.

    ResponderExcluir
  17. Adoro esse nome e coloquei na minha filha que hoje tem 9 anos!!

    ResponderExcluir