Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) |
O ano era 1999. Ia ao ar o primeiro capítulo da novela Terra Nostra, uma belíssima produção da Rede Globo que narrava a vinda dos imigrantes italianos para o Brasil no começo do século XX. Entre esses imigrantes estava Matteo, personagem interpretado por Thiago Lacerda. Ele viveu um romance de suspirar com Giuliana (Ana Paula Arósio). A novela fez muito sucesso e o impacto reverberou dentro da onomástica, fazendo nascer uma geração de Matteos nos lares brasileiros, firmando assim esse carismático nome italiano como um dos mais queridos nomes masculinos do Brasil.
Matteo é a variante italiana de Mateus, nome de origem hebraica que significa presente de Deus. Não podemos nos esquecer de Mateo, que é a versão espanhola, sendo Matheo a escrita arcaica.
São Mateus escreveu o primeiro livro do Novo Testamento, narrando a vida, martírio, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Responsável pela grande propagação desse nome pelo mundo, São Mateus, um dos 12 apóstolos, é mencionado na Bíblia como um cobrador de impostos. Também é identificado como Levi, filho de Alfeu, citado nos evangelhos de Marcos e Lucas.
Durante a Renanscença Matteo já era popular na Itália, em 1424 era o 13° nome mais usado. Continua ocupando as principais posições no país há 20 anos.
Conseguiu ultrapassar as fronteiras italianas se fazendo notar na Suíça (#3), Alemanha (#13), Bélgica (#19), Áustria (#27), Suécia (#60) e Estados Unidos (#179). A versão Mateo é popular na Espanha (#4), Suíça (#42) e surpreendentemente nos Estados Unidos, quando em 2019 ocupou a posição #26. Entrou pela primeira vez no Top 1000 em 1995 e desde então Mateo vem sendo alavancado cada vez mais na nomenclatura americana (provavelmente pela presença de imigrantes hispânicos).
No Brasil Matteo era um nome raro até a década de 1990, mas em 2000 seus registros subiram rapidamente, muito por conta da exibição de Terra Nostra. Até 2010 o IBGE computou a frequência de 453 Matteos e 300 Mateos, mas esse número certamente aumentou. Uma prova é a presença de Matteo no Top 100 Masculino BabyCenter Brasil do ano passado (#59), sendo um dos nomes que mais subiram de posições (Terra Nostra foi reprisada em meados de 2019, talvez seja por esse motivo).
Em Portugal Matteo também marca presença, pois conquistou 21 registros em 2018. Mateo se saiu ainda melhor, no mesmo ano foi registrado 33 vezes.
Personalidades:
- Matteo Bandelo (1480-1562) - romancista italiano;
- Matteo Maria Boiardo (1440-1494) - poeta renascentista italiano autor do poema épico Orlando Enamorado (Orlando Innamorato);
- Matteo Carcassi (1792-1853) - violinista e compositor italiano.
Uma doçura de nome! Adoro Matteo! <3 Com esta sonoridade, acho ainda mais interessante Amadeo! Lindíssimo!
ResponderExcluirBeijos,
Lu
Amo esse nome acho super lindo, tanto a escrita quanto a sonoridade, prefiro mais Matteo do que Matheus ou Mateus.
ResponderExcluirInclusive vocês poderiam falar sobre o nome Hela? nunca vi nada sobre esse nome, encontrei ele na bíblia esses dias, hela era uma das mulheres de Asur, achei super lindo e interessante o nome mais não encontrei nenhum significado pra ele, se souberem encontrar algo seria interessante ler um post sobre.
bjs 💞
Não é um nome que usaria, mas Matteo, na escrita italiana, é sem dúvida a minha versão preferida desse nome, a seguir ao português Mateus.
ResponderExcluirBjs
Inês
Matteo é bem mais agradável e bonito que Inês. Ninguém mais usa nomes como o teu, a não ser em Portugal mesmo que há muitos idosos.
ExcluirAliás, Matheus com h soa melhor. Todos portugueses tem mesmos nomes, e geralmente muito antigos.
ExcluirMe chamo Matteo!!
ResponderExcluirO meu filho se chama Matteo
ResponderExcluirMatteo com 2t's é bem lindo e popular mundialmente, bem mais agradável a versão italiana à portuguesa. Nomes italianos, franceses, ingleses populares nos estados unidos e hebreus estão muito em alta. Ah, Arosio não tem acento, é italiano.
ResponderExcluir