segunda-feira, 27 de julho de 2020

Nomes Ligados aos Avós - Especial Dia dos Avós


Dia 26 de julho é comemorado, no Brasil e em Portugal, uma das datas mais doces do calendário, o Dia dos Avós. Com seu zelo, carinho, e paciência, os avós são os pais com açúcar, aqueles que nos presenteiam com seu amor e sua sabedoria. A data foi escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e de São Joaquim, os pais de Maria e avós de Jesus. Nossa lista de hoje traz os nomes que por alguma razão estão ligados aos nossos queridos vovozinhos, seja pelo significado ou outras associações.

Nomes Femininos:
  • Ana - significa graciosa (hebraico). Santa Ana é a avó de Jesus Cristo;
  • Edda - significa bisavó (nórdico antigo);
  • Lois/Lóide - Lois (versão internacional)/ Lóide (versão em português) significa a mais desejável (hebraico). Na Bíblia é a avó de Timóteo. Nos quadrinhos Lois Lane é a namorada do Superman;
  • Ludmila - significa amada pelo povo (eslavo). Santa Ludmila era a avó de São Venceslau;
  • Maiara/Mayara - significa bisavó, sábia (indígena);
  • Márcia - significa guerreira (latim). Nome da avó paterna do imperador romano Júlio César;
  • Melanie/Melânia - Melanie (versão internacional)/Melânia (versão em português) significa preto, escuro (grego). Nome de uma avó e uma neta santas;
  • Rutília - significa vermelho (latim). Nome da avó materna de Júlio César;
  • Tétis - significa avó (grego). Na mitologia grega é uma titã do mar.
Nomes Masculinos:
  • Abiel - significa Deus é meu pai (hebraico). Nome do avô de Saul no Antigo Testamento;
  • Aulus - significa avozinho (latim);
  • Caio - significa alegre (latim). Nome do avô paterno de Júlio César;
  • Elnatã - significa Deus deu (hebraico). No Antigo Testamento é o nome de um avô do rei Joaquim;
  • Hashim - significa triturador (árabe). Apelido de um bisavó do profeta Maomé;
  • Ido - significa passar, continuar (hebraico). Nome do avô do profeta Zacarias no Antigo Testamento;
  • Joaquim - significa estabelecido por Deus (hebraico). São Joaquim é o avó de Jesus Cristo;
  • Lúcio - significa luz (latim). Nome do avô materno de Júlio César;
  • Lolo - significa avô (filipino);
  • Matusalém - significa homem do dardo (hebraico). No Antigo Testamento é o pai de Lameque e avô de Noé;
  • Naor - significa bufar (hebraico). Nome do avô e do irmão de Abraão no Antigo Testamento;
  • Nuno - significa avô (latim);
  • Obede - significa servir, adorar (hebraico). Nome de vários personagens no Antigo Testamento, incluindo o avô do rei Davi;
  • Raghu - significa rápido (sânscrito). Nome de um rei em épicos hindus, bisavô de Rama;
  • Zeyde - significa avô (iídiche).
O Blog dos Nomes deseja muitas felicidades a todos os vovôs e vovós que nos acompanham!

Fontes Consultadas:
Behind the Name, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

4 comentários:

  1. Ana e Joaquim são meus preferidos. Tenho uma vó paterna chamada Irma, ela é descendente de alemão, acho diferente.
    Tenho uma sugestão de postagem: Roque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já postamos sobre Roque

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/10/roque.html?m=1

      Excluir
  2. Ownnnnn, que post mais delicia! Quem é que rejeitaria um colinho de vovó ou vovô?! E que post mais propício! De cara, já me deparo com meu nome: Ana. Sabem que na infância, mesmo sem noção alguma, eu não gostava desse nome. Hoje sou apaixonada! E acho que tem muito a ver comigo!🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super negaria, minha avó é racista preconceituosa e chata

      Excluir