quarta-feira, 1 de maio de 2019

Ayrton/Airton



Ayrton, um nome que milhares de pessoas por todo o mundo conhecem muito bem, e isso graças ao mais famoso Ayrton de sempre: Ayrton Senna. Considerado por muitos (eu, inclusive) o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos.

Quem não se lembra com saudosismo os domingos dos anos 80 a ver as corridas, ouvir os sons dos carros e ver o piloto no pódio a celebrar mais uma vitória! Domingos esses que acabaram tragicamente em Ímola, a 1 de Maio de 1994, com o terrível acidente que ceifou a vida do amado piloto. Ayrton era adorado não só pelo seu desempenho automobilístico, mas também pelo ser humano que era e pelo exemplo de coragem, persistência e trabalho árduo, além do seu trabalho humanitário que ainda hoje existe, e claro, pela alegria que ele nos proporcionava com as suas conquistas. Ayrton deixou um legado e o seu nome ficou para sempre guardado nos nossos corações. 

Quando resolvi fazer este post pensei em juntar as duas grafias, Ayrton e Airton, sem saber que na verdade Ayrton é uma variação de Airton, que é o nome original de origem celta. 


Tanto Ayrton quanto Airton são nomes que começaram como sobrenomes, eles advém da Vila Airton, em Yorkshire, na Inglaterra. Airton origina-se a partir do nome do rio que lá passa, Aire, que tem como significado corrente forte, corrente estrondosa e corre fortemente. Ayrton e Airton têm como significado também aquele que vive junto ao rio Aire. Um significado completo juntando os dois significados ficaria aquele que vive junto ao rio de corrente forte. O significado tem tudo a ver com Senna! Foi uma alegre surpresa para mim e pergunto-me se os pais dele sabiam deste significado quando escolheram o nome para o filho.

Há quem diga que foi Júlio Verne, em suas obras literárias, quem usou Ayrton pela primeira vez, porém não há certezas. De qualquer forma foi Verne que trouxe o nome além de Yorkshire ao usar em duas personagens de suas obras: A Ilha Misteriosa e Os Filhos do Capitão Grant.

A pessoa mais famosa com Ayrton como sobrenome é o artista e escritor britânico Michael Ayrton.

Olhando para o censo brasileiro de 2010, verifiquei que Ayrton nunca foi um nome popular, tendo uma frequência de somente 3.538 pessoas, e foi na década de 1990 que Ayrton teve um pico de nascimentos, cerca de 1000. Esta subida possivelmente se deve a Ayrton Senna. Desde então teve uma descida drástica. 


Airton é bem mais popular, com uma frequência de cerda de 53 mil pessoas e com uma maior popularidade na década de 1960, curiosamente a época em que Ayrton Senna nasceu. A terminação -ton era muito comum nesse período, mas hoje em dia este tipo de terminação é considerada datada.

O IBGE apresenta também outras variantes usadas no Brasil, como Airthon, Airtom e Hayrton e todas elas são igualmente pouco usadas.

Eu sempre achei estranho que Ayrton nunca tivesse sido muito popular no Brasil, tendo em conta a fama do piloto, e ainda porque é um nome perfeitamente usável. Fiquei por isso ainda mais surprendida ao descobrir que a grafia Airton é mais frequente.

Em 2017, no estado de São Paulo, Ayrton teve 7 registos e Airton 5. Muito pouquinhos mas fiquei contente mesmo assim.

Em Portugal, a popularidade de Ayrton e Airton é ainda menor. Até há pouco tempo, somente Airton era aceite e mesmo assim entre 1920 e 1980 não teve um só registo! Mas em 2018 foi registado 1 vez! Ayrton já é permitido registar, mas duvido que alguma vez se torne mais usado.

Mesmo com a fama de Ayrton Senna, o seu nome não conquistou os corações da mesma forma que ele nos conquistou. Eu acho Ayrton/Airton um nome simpático, mas a sua terminação não acho muito atrativa. Prefiro a grafia Ayrton, acho que tem mais estilo. 

O que vocês acham de Ayrton/Airton? É um nome merecedor de mais atenção?

Claudia Barata 

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Nameberry, SPIE, ARPEN/SP IBGE e IRN.

14 comentários:

  1. E não é que ontem, na band news, eu assisti um documentário sobre ele! Pessoalmente, eu conheço um só Airton. Eu prefiro a grafia com "y". O significado do nome é bem potente e combina com o Senna " corre fortemente" e tbm reflete uma personalidade forte!
    É um bom nome e pode ter como apelido "Tom" amado por muitos né! Amei o post ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, faz hoje 25 anos da morte de Senna. Foi uma boa data para lançarmos o post.

      Excluir
    2. Foi uma boa data para lançarem o post sim ♡ foi uma bonita homenagem! =)

      Excluir
    3. Fernanda, sumida! rsrs estranhei a falta dos seus comentários kkkk quase sempre a primeira!

      Excluir
    4. Voltei, Ivaana!!! \o/ 👻 - eu lembrei da música do Roberto Carlos kkkkk - acho que eu comentei quase todos os posts ontem xD

      Excluir
    5. Só pra brincar com este contexto de fórmula 01, eu cheguei mais rápido que o Rubinho Barrichello para comentar nos posts 😂 kkk

      Excluir
    6. Oii! Não podia deixar de passar para conhecer o significado do nome do meu pai. Adorei! Sabe que é um nome que, pelo menos onde vivo, não conheço ninguém além do meu pai chamado por Airton?? (E olha que nasci em uma cidade e moro em outra!). Além dele, só o Senna! Muito legal!
      Beijos!

      Excluir
    7. Por incrível que pareça trabalhei em uma agência do antigo Banespa, e na agência haviam 4 airtons, inclusive eu. Imagine a loucura que era a todo instante ouvir alguém chamando Airton, sendo que 3 eram caixas e outro o chefe dos caixas. Eu Airton ( Da Hora) sobrenome, Airton (Areias) sobrenome, Airton (Juruna) tinha a aparência de índio, e Airton (Flecha) apelido talvez pela rapidez. Mas é sempre bom saber um pouco mais sobre nosso nome !!!

      Excluir
  2. O texto ficou ótimo, muitas informações que eu desconhecia. Li-o com a música tradicional na mente ao fundo da memória de infância.
    Ayrton imediatamente é Senna.
    Um nome muito interessante, diria até moderno. Um nome que deveria ter mais atenção sem dúvidas. Também conheço um.

    ResponderExcluir
  3. Eu era pequena quando o Ayrton Senna morreu, então nem lembro se cheguei a ver as corridas na televisão...Fora ele, conheci uma outra pessoa com o mesmo nome, um amigo do meu pai, só não sei se o dele é com "i" ou com "y".
    Não é sempre que o o nome de uma personalidade querida é usado nos filhos de seus admiradores, por motivos variados...
    O post ficou muito bom, bem informativo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Lindo e emocionante post. Viva Ayrton Senna! Imaginava que o nome tivesse sido inventado pelos pais. Não fazia ideia da origem celta.

    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Um nome diferente, com um bonito som e significado. Gostei.
    Não conhecia o corredor, mas pelo que li, realmente, o nome assenta-lhe que nem uma luva. Foi uma bonita homenagem.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  6. Acabei de descobrir que o portal da transparência foi atualizado no final de abril. Dei uma olhada rápida e tirei 2 conclusões: 1- Aqueles dados não são fidedignos e 2- os futuros papais necessitam com urgência ler O BLOG DOS NOMES.

    ResponderExcluir
  7. Conheci vários Airton, mas não sei a grafia da maioria. Apenas o do meu professor na faculdade, que era essa mesma. Do piloto de fórmula 1 eu gostava e me apaixonei pelo seu estilo arrojado, meio louco nas pistas. Gostava de vê-lo vencer... o homem e sua pátria. Me lembro de seu discurso quanto as dificuldades de seu país, a ganância de uns e a miséria de tantos. Ele se envergonhava e desejava fazer algo. Foi dele a idéia do Instituto que leva o seu nome e que tantas crianças educou até hoje.
    Acho que justamente pela força desse nome no país, que deve ter poucos por aí. É mais fácil para muitos carregar um nome de jogador de futebol. rs

    bacio

    ResponderExcluir